InícioGraduaçãoGeriatria e GerontologiaCurso de Gerontologia: qual o valor?

Curso de Gerontologia: qual o valor?

A palavra Gerontologia significa estudo do envelhecimento. Então, durante o período da graduação na área, são estudadas as mudanças que acontecem durante o processo de envelhecimento. Além disso, busca formas de tornar as mudanças na vida de um idoso mais fáceis. Como, por exemplo, nos setores físicos, psicológicos e biológicos. 

Assim sendo, os profissionais da Gerontologia são capacitados para entender o envelhecimento de forma mais ampla e tem o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos. Vale ressaltar que o especialista é responsável pelo paciente até os últimos momentos da vida do mesmo. 

De acordo com o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é que a população idosa brasileira cresça mais de 50% até 2025. Por isso, o profissional de Gerontologia será cada vez mais importante para sociedade e com demandas cada vez maiores de trabalho. 

Sendo assim, é preciso que os interessados em trabalhar na área se especializem para atender às demandas do setor e às necessidades de todas as áreas. Nesse sentido, o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gerontologia é uma excelente oportunidade de carreira para os estudantes brasileiros. 

Então, você quer ingressar nessa graduação, mas ainda tem dúvidas sobre a área de atuação? Fique tranquilo, neste artigo vamos esclarecer as dúvidas sobre a profissão, o curso de Gerontologia, a grade curricular, o tempo de duração da faculdade e o mercado de trabalho. 

Vem conosco e confira todas as informações abaixo! 

O que é Gerontologia?

Primeiramente, é preciso elucidar o que é o Curso de Gerontologia quais são os setores de atuação do profissional formado na especialidade. Como dito anteriormente, a área de estudo é responsável pelos processos do envelhecimento e embarcam em todos os  âmbitos da vida dos pacientes. Por exemplo, nas dimensões biológicas, sociais, psicológicas e  espirituais.

Portanto, o profissional especialista em em Gerontologia busca que a transição para a terceira idade ocorra da melhor maneira e  com o maior nível possível de funcionalidade para o idoso. Ainda é responsabilidade do gerontólogo oferecer apoio e assegurar a participação ativa do idoso nesse processo, sempre que for possível.

Sobretudo, a prática tem como prioridade a dignidade da pessoa, o respeito aos direitos e as diretivas antecipadas da vontade. Além de sempre visar pela melhoria na qualidade de vida e da morte dos pacientes. 

Ainda é importante ressaltar que o especialista em Gerontologia pode se especializar em áreas específicas durante a carreira. Por isso, o profissional é capaz de atuar tanto com o envelhecimento saudável quanto com o a senilidade dos pacientes. 

Em resumo, o gerontólogo atua como um “gestor” no processo de envelhecimento humano. A formação permite que o profissional administre as implicações que acompanham o processo de envelhecer. Além de buscar formas para tornar a longevidade dos idosos mais saudáveis.   

Curso de Gerontologia

O curso de Gerontologia tem como base estudar os aspectos que formam a pessoa, como, por exemplo, cultural, psicológico, físico e social. Além disso, estuda o modo como a velhice é vista pela sociedade e é encarada pelas pessoas.

Dessa maneira, o estudante é preparado para  desvendar o envelhecimento, analisar e traçar estratégias de intervenção em todos os setores que lidem com idosos. De tal modo, o aluno termina a formação apto a melhorar a qualidade de vida da terceira idade e tornar o momento mais agradável ao idoso. 

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o tecnólogo em Gerontologia é composto por conteúdos voltados para a ciência da área de Saúde, das Humanidades, Ciências Sociais, Nutrição, Terapia Ocupacional  e Direito. 

Por consequência, a intenção da graduação é formar um profissional  humanista generalista, crítico e reflexivo. O intuito é habilitar o especialista para trabalhar na gestão do envelhecimento saudável – sempre pautado pela ética, respeito e dignidade da pessoa. 

Grade curricular da graduação em Gerontologia

Um ponto que desperta curiosidade em uma graduação é a grade curricular e os conteúdos que estão em foco durante a formação. Como dito anteriormente, o curso de Gerontologia é dividido em áreas temáticas. Como, por exemplo, Ciências Humanas, Biológicas e Sociais. Ainda estão inclusos na grade curricular fundamentos para atuar na área da Saúde, assistência ao idoso e Administração. 

Por conta disso, os estudantes passarão por disciplinas voltadas para o processo de envelhecimento e conteúdos da Biologia, Saúde, qualidade de vida, gestão, Ciências Sociais e Direito. Portanto, entre as principais disciplinas ministradas durante a formação estão: 

  • Anatomia Humana
  • Fisiologia Humana
  • Psicologia e Desenvolvimento Humano
  • Bioética em Saúde
  • Sexo e Envelhecimento
  • Psicogerontologia
  • Gestão da Atenção em Gerontologia
  • Planejamento Estratégico em Saúde
  • Comportamento Empreendedor
  • Políticas Sociais da Pessoa Idosa
  • Direito Voltado para Gerontologia
  • Aspectos Sócio Culturais do Envelhecimento
  • Primeiros Socorros
  • Cuidados Paliativos
  • Exercício Físico e Envelhecimento
  • Bases do Cuidar em Gerontologia
  • Nutrição Humana
  • Farmacologia Voltada para o Envelhecimento

Assim, com o auxílio dos conteúdos e dos professores, o estudante recebe as habilidades para cuidar dos idosos de forma integral, além de condições para conquistar excelentes resultados no exercício da função. O curso prepara o aluno para o mercado de trabalho e para as necessidades do segmento da profissão. 

Acima de tudo, na graduação o aluno tem a oportunidade de juntar a teoria com a prática através do estudo de caso voltado para situações práticas da atuação profissional. 

Qual é o tempo de duração do curso de Gerontologia?

Certamente, mais um ponto importante para elucidar sobre a formação é o período necessário para concluir a faculdade. Como dito anteriormente, a graduação de Gerontologia é um Curso Superior de Tecnologia (CST) e, por isso, tem duração de cinco semestres. Dessa forma, geralmente, são necessários dois anos para o estudante se formar.

Vale ressaltar que durante a graduação o aluno tem contato com materiais mais gerais, como, por exemplo, Direito, Empreendedorismo, Política e Psicologia. Contudo, também são ministradas disciplinas específicas. Por exemplo, Primeiros Socorros, Nutrição, Farmacologia, Fisiologia e Anatomia. 

Além dos conceitos teóricos, é importante que o aluno tenha paciência, doação ao próximo e empatia. 

Atuação no curso de Gerontologia 

Ainda durante o curso de Gerontologia, o estudante se torna apto a trabalhar focado em quatro principais setores. Assim, estão entre esses, primeiramente, a prevenção – momento no qual o profissional propõe ações que visam prevenir problemas comuns aos idosos. Além disso, o foco é proporcionar a criação de métodos mais saudáveis e que oferecem maior qualidade no envelhecimento.  

Dessa maneira, a reabilitação também está entre os quatro pilares principais das profissões. Nesse segmento, o especialista propõe intervenções necessárias aos pacientes ou orienta na criação de condições para uma vida digna.

Ainda, entre os segmentos, está a ambientação. Nessa, o técnico em Gerontologia propõe mudanças no ambiente para buscar uma velhice mais confortável. Também é responsável por focar nos espaços e locais nos quais os idosos mais convivem. 

Por fim, o profissional pode escolher focar nos cuidados paliativos. Nesse sentido, o especialista direciona mais qualidade e busca diminuir o sofrimento em pacientes incuráveis. Vale ressaltar que a área ainda abrange os cuidados psicológicos aos familiares do idoso.

Qual é o valor médio da mensalidade da graduação em Gerontologia?

O preço da graduação e quanto o valor pesará no orçamento mensal do estudante é um ponto importante para começar o curso. Por isso, vamos falar sobre os valores médios. 

 Contudo, é importante esclarecer que o valor nas mensalidades das faculdades não são iguais. O preço varia de instituição para instituição por muitos fatores, como, por exemplo, a localização, suporte oferecido e modelo de estudo.  

A Faculdade Anhanguera oferece a graduação em sua grade de cursos da instituição. Dessa forma, os estudantes podem se matricular para cursar a graduação com o valor a partir de R$350,00. 

Aliás, a modalidade oferecida pela instituição de ensino é EAD. Ou seja, as disciplinas são ministradas a distância através de ferramentas na internet.  

Além disso, uma boa notícia aos estudantes com interesse em ingressar na graduação de Gerontologia! Grande parte das faculdades ainda oferecem modalidades de bolsas de estudo ou desconto, o que torna o sonho da graduação mais possível e atrativo. 

No caso da Anhanguera, por exemplo, o estudante deve se inscrever no vestibular. Na hora da inscrição, pode-se optar pela Bolsa Incentivo ou pela Bolsa Enem, através da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ainda vale destacar que muitas instituições de ensino aceitam que os alunos ingressem através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Contudo, para essas alternativas, os estudantes precisam prestar a prova do Enem para se inscrever no processo. 

Por fim, é importante pesquisar se a faculdade desejada oferece convênio com os projetos governamentais e quais os requisitos obrigatórios para obtenção das bolsas de estudo na instituição de ensino. 

Diferença entre modalidade EAD e presencial no curso de Gerontologia

Talvez você tenha ficado na dúvida sobre o curso de Gerontologiao a distância e se vale a pena investir em uma faculdade nesse formato. Para ajudá-lo a escolher conscientemente, vamos esclarecer as diferenças entre as modalidades e as principais vantagens do EAD. 

Sem dúvida é preciso ressaltar que todas as modalidades de ensino tem o mesmo objetivo final: o aprendizado dos alunos e a preparação para o exercício, da melhor forma possível, da profissão escolhida. Contudo, o caminho para chegar ao destino final é diferente em cada caso. 

Nesse sentido, na modalidade de ensino presencial, primeiramente, todas as aulas são ministradas por professores no mesmo local em que estão os alunos e no período de tempo comum a todos. Entre as principais características dessa modalidade estão o padrão do ensino e a dependência de um ambiente físico para exposição dos conteúdos e das atividades do curso. 

Já na modalidade de ensino a distância, os alunos e professores estão em ambientes separados e, sendo assim, a tecnologia é necessária para as aulas serem ministradas. Dessa forma, estão entre as principais vantagens da modalidade, por exemplo:

Fexibilidade – Como as matérias são ministradas online, o estudante tem a possibilidade de montar o próprio cronograma e pode estudar de acordo com os compromissos da sua rotina;

Custo – Geralmente, as graduações na modalidade a distância tem um preço mais acessível aos estudantes. Além disso, os alunos não precisarem gastar com transporte para acompanhar as aulas;

Oportunidade – As graduações à distância proporcionam que os estudantes possam estudar em qualquer local do país. Por isso, deixa de ser necessária a mudança para a cidade na qual a instituição de ensino está instalada.

Dessa forma, cabe ao estudante escolher a forma de ensino que melhor se adapta à sua rotina e expectativas para o curso.

Mercado de trabalho para Gerontologia

Com o crescimento da expectativa de vida do brasileiro, os profissionais da área de Gerontologia contam com um mercado de trabalho aquecido e com muitas oportunidades abertas. Entretanto, para obter sucesso na área, é preciso que o profissional esteja disposto a se empenhar na rotina e tenha uma boa especialização.  

De acordo com a SBGG, os profissionais de da Gerontologia têm uma ampla área de atuação, podendo escolher exercer a função em diversos segmentos. Dessa forma, estão entre as principais funções: 

  • Manutenção e promoção da autonomia e independência
  • Adaptação ambiental
  • Reinserção no contexto social
  • Atividades corporais e comportamentais
  • Segurança e defesa de direitos
  • Antropologia
  • Educação
  • Ensino
  • Pesquisa
  • Educação comunitária
  • Promoção de saúde
  • Controle e tratamento de doenças
  • Reabilitação
  • Apoio psicológico

Então, o profissional pode exercer a função no desenvolvimento de políticas públicas para idosos, na área de educação, em clínicas com atendimento gerontológico, em espaços corporativos, em planos de saúde e seguradoras de vida, na área de empreendedorismo e inovação, em pesquisas, com marketing digital voltado a idosos e demais setores.

Ainda, é preciso lembrar que o profissional pode escolher se especializar em algum dos ramos. Sendo assim, podem exercer funções como avaliação gerontológica, propondo atividades para mudança de hábitos, ou trabalhar com estimulação cognitiva. Além disso, pode identificar as demandas e necessidades do idoso e, em conjunto com a família, esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de envelhecimento. 

Em resumo, cabe ao profissional escolher os setores da profissão que mais chamam atenção e investir na formação.  Visando encontrar sucesso na área e auxiliar os pacientes da melhor maneira possível, levando em consideração que tanto o paciente quanto a família estão em um momento de transição. 

Qual é a remuneração média da área?

Como dito anteriormente, o aumento na expectativa de vida do brasileiro faz com que a necessidade de profissionais na área de Gerontologia seja cada vez mais necessária. Entre as regiões do país que mais oferecem oportunidades para estudantes formados na área estão Sul e Sudeste.  Além disso, são as regiões que têm a maior concentração de população idosa no Brasil. 

Então, com o crescimento do mercado de trabalho da área, se torna possível que os especialistas em Gerontologia encontrem melhores oportunidades de emprego e oportunidades para as melhores funções. 

De acordo com um levantamento realizado pelo site Salario.com.br, em conjunto com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial do setor é de R$ 3.609,23. Ademais, a jornada de trabalho, em geral, dos trabalhadores na área de Gerontologia é de 42 horas semanais. 

Vale lembrar que os especialistas de Gerontologia são profissionais que podem atuar em diversas funções dentro da especialidade escolhida. Dessa forma, estão entre os setores de atuação a gestão, capacitação, atendimento, apoio familiar, docência e pesquisa. 

Contudo, o setor de atendimento domiciliar é o que mais cresce no país e tem aberto muitas oportunidades de trabalho para os especialistas na área. 

Principais qualidades de quem trabalha com Gerontologia 

Tendo como base os dados do IBGE, o Brasil conta com uma população de idosos de mais de 32,9 milhões de pessoas. O número de brasileiros com mais de 60 anos no país é superior ao de crianças com menos de 9 anos de idade. 

Dessa forma, é preciso que o país conte com profissionais qualificados e preparados para trabalhar com essa parte da população. Contudo, somente a formação na área não é suficiente – para ser um profissional de sucesso é preciso ter algumas características (ou adquirir durante a graduação) importantes ao trabalho com idosos. 

Em primeiro lugar, é primordial que o profissional tenha paciência e seja tolerante. Em um cenário de transição como o envelhecimento, alguns pacientes podem apresentar dificuldades. Como, por exemplo, lentidão, deficiência e até mesmo teimosia. Dessa forma, é essencial exercitar a paciência para atender bem ao paciente. 

Já em segundo lugar, uma outra característica importante para os profissionais da área de Gerontologia é a gentileza. O idoso depende do cuidado dos profissionais, sendo assim, pode se sentir confuso, mais vulnerável e desconfortável. Logo, a gentileza torna o momento mais leve.

Em terceiro lugar, é essencial que o especialista tenha uma expectativa realista sobre o futuro do paciente. Compreender o contexto apresentado pelo idoso é fundamental para prestar uma melhor assistência voltada às necessidades do paciente. 

Além disso, é importante uma boa comunicação para dialogar com o paciente da melhor maneira. Ademais, a comunicação é essencial no repasse, com clareza, de todas as situações para as famílias. 

Por fim, o especialista deve trabalhar com os princípios da ética e respeito à vida. Então, priorizar os  valores é essencial para uma assistência de qualidade e defesa dos direitos da pessoa.

Diferença entre Gerontologia e Geriatria 

Da mesma forma que a Gerontologia tem como foco o cuidado de pessoas idosas, a Geriatria também possui esse foco. Contudo, existem diferenças importantes entre as áreas que podem ocasionar confusão entre as duas especialidades. Por isso, vamos esclarecer todos os conceitos para você não ter mais dúvidas. 

De acordo com as diretrizes da SBGG, a Geriatria é uma especialidade médica. O profissional é responsável por tratar doenças referentes às pessoas idosas. Dessa forma, o especialista cuida de patologias referentes aos envelhecimento do organismo, como demências, dores articulares, osteoporose e hipertensão arterial.

Além de cuidar dos sintomas, o profissional busca o tratamento mais adequado para cada doença, tentando encontrar a cura ou uma melhora na qualidade de vida. Então, para se tornar um geriatra, o estudante terá de fazer graduação em Medicina e, em seguida, uma especialização no cuidado de pessoas idosas. Ainda é necessário realizar uma residência médica, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Já o curso de Gerontologia é o estudo do envelhecimento de uma pessoa idosa. A especialidade leva em conta os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e demais setores da vida. Contudo, a especialidade tem como objetivo prevenir  problemas comuns ao envelhecimento. 

Além disso, a Gerontologia orienta a pessoa em relação às condições adequadas para qualidade de vida – levando em consideração as condições, alimentação e segurança do idoso. O profissional de Gerontologia se forma através de uma graduação específica para área – por exemplo, o Curso Superior de Tecnologia. 

Desse modo, é possível perceber que a Geriatria e  Gerontologia atuam no âmbito da saúde do idoso, mas possuem objetivos diferentes. Contudo, o ideal é que o idoso possa contar com o acompanhamento das duas especialidades. Assim, o tratamento se torna mais completo pois conta com a  prevenção, cura ou retardamento de alguma doença ou limitação.

Sucesso após curso de Gerontologia

Como vimos, existe uma grande demanda pelos profissionais que prestam atendimento aos idosos e o CST de Gerontologia é uma excelente oportunidade para se preparar para o mercado de trabalho. 

Para encontrar sucesso na profissão, é fundamental ingressar em uma boa instituição de ensino.  É ao longo da graduação que o estudante recebe a base teórica e prática para começar o caminho no mercado de trabalho.  Além disso, o diploma de graduação em uma faculdade renomada é importante, e o currículo é mais atraente para os recrutadores.

Ainda é preciso ficar atento a todas as atualizações na área para exercer a função da melhor maneira possível. Ademais, nunca esquecer que o profissional de Gerontologia lida com pessoas – tanto os pacientes quanto a família. Por isso, é essencial se manter de acordo com respeito à vida e à dignidade humana. 

 

Enfim, agora você conhece os detalhes da profissão e tudo sobre o curso de Gerontologia. Espero que esteja preparado para dar o pontapé no seu futuro e investir na sua nova graduação. Não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos e saia na frente na profissão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.