InícioGraduaçãoDesenvolvimentoA relação entre o Curiosity e o Desenvolvimento Mobile

A relação entre o Curiosity e o Desenvolvimento Mobile

O rover Curiosity foi atualizado e teve sua atividade de exploração de Marte qualificada graças ao desenvolvimento mobile. Essa área do conhecimento, aliás, tem se desenvolvido fortemente para acompanhar a corrida espacial. Entenda esse processo que envolve veículos não tripulados, aplicativos, softwares e muito mais.

Curiosity e desenvolvimento mobile em contexto

Explorar outros planetas sempre foi um sonho da humanidade, mas nos últimos anos, as atividades nesse sentido têm aumentado consideravelmente, como no caso do Curiosity, graças ao desenvolvimento mobile. Diversas agências espaciais tradicionais espalhadas ao redor do mundo, e também as empresas privadas, estão desenvolvendo os mais diversos equipamentos para mapeamento e exploração de outros planetas.

Estados Unidos, Rússia e China já possuem veículos espaciais na Lua e em Marte, por exemplo. Outros países, como Israel e Índia, também estão iniciando a exploração espacial por meio do envio de veículos espaciais. E, inclusive, bilionários e suas empresa privadas entraram com força nesse que será um novo mercado. Destacamos a seguir algumas organizações com foco na exploração espacial:

  • SpaceX: Elon Musk, dono da Tesla;

  • Blue Origin: Jeff Bezos, dono da Amazon;

  • Virgin Galactic: Richard Branson, dono da Virgin Group Ltd ou Virgin, conjunto de empresas ligadas aos mais diversos setores econômicos.

Perceba que toda essa movimentação no cenário internacional acaba impactando questões econômicas e sociais aqui na Terra. Por isso, antes de falar de tecnologia mobile e o curso de Desenvolvimento Mobile, vale lembrar que esse termo, corrida espacial, remonta ao início da guerra fria, na década de 1940, mas passa a ter novos significados nos últimos anos. Todo esse contexto está diretamente ligado ao Desenvolvimento Mobile e ao Curiosity.

Curiosity: veículo não tripulado

A investigação planetária geralmente é feita utilizando sondas espaciais, que nada mais são do que naves e veículos não tripulados. Dentro delas, sempre existe uma classificação quanto à missão para que foram designadas. O curiosity foi enviado para Marte, por exemplo, tendo como objetivo sobrevoar o planeta vermelho e adquirir informações sobre ele. Essas informações são comunicadas entre o Curiosity e a terra são possíveis pelo desenvolvimento mobile.

Essas missões podem ser  voltadas à ciência, como por exemplo quando estão baseadas na medição dos campos magnéticos e elétricos do planeta, na composição do solo, entre outras. Existem também aplicações voltadas à engenharia, como o comportamento do hardware utilizado, novos meios e protocolos de comunicação, entre outros. Não podemos descartar, ainda, interesses econômicos, como a exploração de minérios de outros planetas, ou simplesmente o turismo espacial. As novas oportunidades impulsionam o interesse no assunto e os investimentos nas áreas correlatas.

Especificidades do Curiosity

A sonda Curiosity, (Curiosidade em Português) da NASA, explora a superfície de Marte desde 2011. Ela ficou famosa pelo público comum quando registrou uma bela imagem marciana. O retrato mostrava a vista da encosta do Monte Sharp, local explorado por ela. Nesse sentido, o desenvolvimento mobile aplicado à Curiosity é a continuação de uma linhagem de esforços para entender aquele planeta.

O rover Curiosity é o mais completo dispositivo a pousar no planeta vermelho em toda a história de exploração do local. A sonda é capaz de colher amostras do solo marciano e analisá-las em um ‘laboratório’ interno. Isso se dá com o auxílio de câmeras de alta precisão e espectrômetros, que analisam o espectro eletromagnético.

Manutenção remota

Em novembro de 2021, o Curiosity completou 10 anos em Marte. Mas desde 2013 suas rodas começaram a mostrar sinais de desgaste. O que permitiu esse período de sobrevida do equipamento? Desde então, engenheiros mecânicos e de software do JPL, o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, vinham desenvolvendo sistemas que pudessem minimizar esse impacto de forma remota.

A manutenção da sonda a distância configura-se em um desafio multidisciplinar. E ter de resolver esse enorme problema envolveu diretamente os desenvolvimento mobile. Isso porque, sem essa área de estudo, não haveria as aplicações e sistemas para dispositivos móveis necessários para a continuidade da missão, uma vez que levar tripulação até lá está fora dos planos.

O algoritmo que ajuda a prevenir

Num primeiro momento, a única forma de manter o Curiosity em perfeitas condições foi dirigir com precaução. Como alternativa a isso, desenvolveu-se um software para o controle de tração. Essa aplicação prática no contexto do Curiosity é uma das provas do futuro protagonismo do desenvolvimento mobile.

Com a nova tecnologia, ajusta-se a velocidade de giro das rodas da sonda espacial de acordo com as rochas que ela estiver explorando. A agência conta que conforme o algoritmo analisa os dados, ocorrem as mudanças de ângulo nas suspensões independentes do rover. A estratégia foi pensada a fim de evitar grandes impactos quando o veículo passa por alguma irregularidade. Uma funcionalidade que parece muito bem-vinda em nosso cotidiano, aliás.

De acordo com o JPL, o algoritmo das rodas do Curiosity é acionado por padrão, mas pode ser desligado conforme a necessidade da NASA. Ele passou por 18 meses de testes antes do upload dele ser feito no sistema do Curiosity, em março de 2020.

Curiosity, corrida espacial e desenvolvimento mobile

Podemos entender a nova corrida espacial a partir de lições daquela ocorrida na guerra fria. Focando no que pode implicar em relação ao aprimoramento tecnologico da humanidade, é possível ser bem otimista e imaginar um respaldo positivo de todo esse aprendizado. Inclusive, com aplicações práticas no cotidiano terráqueo.

Caso você não tenha percebido, o curso de Desenvolvimento Mobile está no centro disso porque está totalmente ligado às tecnologias que movem a nova corrida espacial. São os conhecimentos desse campo de estudo, afinal, que permitem a transmissão de dados e comandos que saem de nosso planeta e chegam em cada canto explorado pelo humano no espaço.

Então, é isso, o desenvolvimento mobile é o conhecimento que permite a corrida espacial e a existência de veículos não tripulados como o Curiosity, por exemplo. Mas também é verdade que a nova corrida espacial também tende a impulsionar o desenvolvimento mobile. Isto porque, grandes disputas tendem a deixar um legado tecnológico, como aconteceu na Guerra Fria.

 

Se gostou do nosso post, clique aqui e conheça tudo sobre o mundo da educação e muito mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.