InícioGraduaçãoDesenvolvimentoCurso de Desenvolvimento Back-end: descubra a graduação

Curso de Desenvolvimento Back-end: descubra a graduação

Você sabe o que seu portal de notícias favorito e o seu aplicativo do banco possuem em comum? Por trás da interface onde navega, existe uma série de soluções desenvolvidas por profissionais da área da Tecnologia da Informação. São soluções que garantem a funcionalidade e a segurança das aplicações.

Esse trabalho é conhecido como Desenvolvimento Back-end. Traduzido para o português, a expressão refere-se ao desenvolvimento dos processos internos, ou seja, aquilo que não é visível ao usuário durante o uso de um programa ou um aplicativo. 

E aí, ficou curioso para saber mais? Acompanhe o post e saiba como é a faculdade nesta área!

Como é o curso de Desenvolvimento Back-end?

A faculdade de Desenvolvimento Back-end pode ser cursada como um Curso Superior de Tecnologia, ou seja, uma formação de nível superior. Por ser um curso tecnólogo, o objetivo é fornecer conhecimentos práticos da profissão para os alunos, que têm a possibilidade realizar cursos de pós-graduação após a conclusão, caso desejem continuar se aprimorando.

No curso de Desenvolvimento Back-end, a principal missão é capacitar os profissionais da área de Tecnologia da Informação para desenvolverem soluções em regras de negócio, segurança, bancos de dados e sua integração com as aplicações. 

Em outras palavras, o curso de Desenvolvimento Back-end forma profissionais que atuam nos bastidores, dando suporte para o funcionamento eficaz de uma aplicação. Como exemplos, podemos citar softwares, aplicativos para smartphones e demais ferramentas digitais. Trata-se de um complemento para os serviços front-end, responsáveis pela interface gráfica de um projeto.

Entre as principais habilidades desenvolvidas no curso, estão o domínio de linguagens de programação, o estabelecimento de conexões entre navegadores e bancos de dados e a promoção da segurança das aplicações acessadas pelos usuários.  Desta forma, o perfil profissional desejado é de muita organização, interesse por tecnologia e bastante atenção na hora de realizar programações. 

Como é o curso de Desenvolvimento Back-end EAD?

Já pensou em cursar uma faculdade sem precisar sair de casa? Na modalidade EAD, isso é plenamente possível. Aliás, você pode estudar na sua casa, em escritório, bibliotecas e até mesmo quando estiver viajando. Isso porque no EAD as aulas são online, sem a necessidade de frequentar a instituição de ensino.

Na plataforma de ensino da sua faculdade, você acessa os conteúdos, realiza avaliações, exercícios práticos e conta com o que há de melhor envolvendo tecnologia e ensino. Ah, uma curiosidade! Sabia que, quando se estuda a distância, você está utilizando serviços de desenvolvedores back-end? Ou seja, é pura tecnologia!

Apesar dos cursos EAD terem crescido significativamente nos últimos anos, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona a modalidade. Afinal, vale da mesma forma que cursos presenciais? A resposta é sim! Você só precisa certificar que sua instituição de ensino e o curso são reconhecidos pelo MEC para que seu diploma seja valorizado no mercado.

Conheça os cursos de Desenvolvimento Back-end EAD disponíveis aqui na Voomp!

O que se estuda na faculdade de Desenvolvimento Back-end?

O primeiro passo para um desenvolvedor back-end ter um bom desempenho profissional é mandar bem na programação. Neste quesito, a faculdade oferece diversas matérias que buscam municiar os alunos de conhecimento, a partir da compreensão de lógicas e linguagens que o desenvolvedor irá utilizar. Entre as principais linguagens, estão Java, C# e Python.

Outro aspecto fundamental e, consequentemente, recorrente nas matérias da faculdade de Desenvolvimento Back-end, são os conhecimentos sobre banco de dados, sistemas e aplicações. No curso, os alunos aprendem a integrar esses conceitos através de prática de segurança, manutenção e experiência do usuário (UX).

Que tal conhecer algumas matérias da faculdade de Desenvolvimento Back-end? Confira alguns temas da grade curricular do curso na faculdade Anhanguera:

  • Arquitetura de Aplicações
  • Lógica Computacional
  • Modelagem de Branco de Dados
  • Análise e Modelagem de Sistema
  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • Desenvolvimento Orientado a Objeto
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados
  • Linguagem de Programação
  • Algoritmos e Programação Estruturada

Quanto custa a faculdade de Desenvolvimento Back-end?

Atualmente, é muito comum que os cursos tecnólogos da área de TI sejam ofertados na modalidade EAD. Desta forma, os alunos acabam realizando sua formação e suas práticas profissionais em um mesmo lugar, que é pelo computador. Além da praticidade, a modalidade também oferece outras vantagens, como preços mais acessíveis

Na modalidade EAD, você encontra cursos de Desenvolvimento Back-end com mensalidades inferiores a R$ 200. Ou seja, valores bastante interessantes para uma formação que pode abrir ótimas portas em um mercado que cresce cada dia mais.  

Qual a duração do curso de Desenvolvimento Back-end?

Antes de escolher uma formação, uma das maiores curiosidades é saber o tempo de duração da faculdade. Afinal, conhecer esse tempo é sempre importante para fazer planos para o futuro e estimar em quanto tempo você poderá estar atuando na área escolhida.

Em média, o curso de Desenvolvimento Back-end tem duração de quatro semestres. Sendo assim, você pode concluir sua graduação em questão de dois anos, habilitando-se para entrar numa carreira com bastante potencial de crescimento na área da Tecnologia. Um ponto muito positivo, não é mesmo?

Como está o mercado de trabalho para desenvolvedores back-end?

Quando se fala em carreira na área de TI, as projeções costumam ser bastante otimistas. É o que o setor tem demonstrado ano após ano, apresentando cada vez mais inovações e demandando profissionais habilitados em novas especializações da área. 

Desta maneira, a tendência é que empresas de inovação continuem procurando por desenvolvedores, cuja quantidade ainda é escassa. Por outro lado, é cada vez mais comum que empresas tradicionais migrem para plataformas web, construam seus próprios aplicativos e, desta forma, necessitem profissionais com formação em desenvolvimento back-end. 

Ou seja, se você tem afinidade com programação e tecnologia, aí está uma ótima carreira para você investir e vislumbrar um futuro recheado de oportunidades profissionais. Continue acompanhando o conteúdo da Voomp para ganhar aquele empurrãozinho. Vamos juntos em busca da sua realização!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.