InícioGraduaçãoDesenvolvimentoDesenvolvimento de Apps Mobile: como fazer?

Desenvolvimento de Apps Mobile: como fazer?

Pode ter certeza, a grande maioria das pessoas  já usou algum tipo de aplicativo, mas você já tentou imaginar como funciona o desenvolvimento de apps mobile nos dias de hoje?

Quando alguém tem uma ideia sobre algum aplicativo e quer desenvolvê-la, é necessário possuir conhecimentos específicos em linguagens de programação. Algumas destas são o Java, Kotlin e Unity, que em sua maioria são usadas para desenvolvimento no Android.

Com a predominância de aplicativos de mensagens, transações bancárias, investimentos e até de rastreamento de calorias, o mercado para desenvolvimento de apps se tornou mais relevante. Se você gosta de desenvolvimento mobile continue lendo esse post, pois forneceremos todas as informações que você precisa saber para escolher sua área de atuação.

O que é o Desenvolvimento de Apps Mobile?

O desenvolvimento de aplicativos móveis não é tão simples quanto parece. Quando os apps são desenvolvidos ocorre o processo de escrever softwares para os smartphones. Geralmente, o processo de criação começa do zero, e os desenvolvedores trabalham em cima de um sistema operacional selecionado anteriormente.

Majoritariamente, existem dois sistemas operacionais, o Android, do Google e o iOS, da Apple. Apesar de haver outros sistemas no mercado que equivalem a apenas uma pequena parte do total.

É comum certos desenvolvedores conseguirem trabalhar apenas com um sistema operacional no começo de suas carreiras. Porém, quando um profissional começa a avançar em sua carreira, ele pode passar para outro sistema operacional. Nesse sentido, ser capaz de lidar com os dois sistemas operacionais tornaria você bem mais competitivo no mercado de Desenvolvimento de Apps Mobile.

A importância do Desenvolvimento de Apps Mobile

Ainda assim, por mais que não pareça, os aplicativos móveis fazem muita diferença na rotina da sociedade como um todo. Sem os apps muitas empresas não atingiram todo seu potencial econômico. Esse é o caso de algumas empresas que possuem mais tráfego em seus aplicativos do que nos próprios sites.

A principal função dos aplicativos móveis em um telefone, é poder enviar notificações aos seus usuários de forma nativa em relação ao dispositivo. É função do desenvolvedor de aplicativos móveis garantir que tudo funcione de maneira correta, para que as empresas ou consumidores possam atingir seus objetivos.

O que fazem os desenvolvedores de Apps Mobile?

Seu papel principal é projetar, criar e atualizar aplicativos móveis, sendo no Android ou iOS. Para garantir que seu design esteja alinhado com as necessidades do usuário, os desenvolvedores de aplicativos mobile trabalham juntamente com um designer de experiência do usuário (UX).

Outra função importante é coordenar junto com os líderes do aplicativo ou do negócio em si as estratégias meios de lançamento. Assim como responder e analisar os resultados e feedbacks dos usuários. O desenvolvedor faz o gerenciamento de informações e também é responsável pela segurança de aplicativos contra ameaças cibernéticas. Atualmente existem dois tipos de desenvolvedores de Apps Mobile:

  • Desenvolvedor iOS: esses profissionais usam tecnologia Xcode, em um ambiente de desenvolvimento chamado Swift. Conhecida por ser a principal linguagem de programação do iOS quando falamos em construção de aplicativos.
  • Desenvolvedor Android: atualmente, o Android é o sistema operacional móvel mais popular do planeta. Os desenvolvedores Android buscam testar o código de aplicativos para casos comuns ou extremos, de modo a testarem seu funcionamento da melhor forma.

Sempre que falamos em Desenvolvimento de Apps Mobile, a primeira coisa que vem à nossa mente são os salários atraentes e as grandes perspectivas de emprego. Por essa razão, se tornar um desenvolvedor de aplicativo móvel não é fácil, por isso vamos te ajudar a dar os primeiros passos.

Como fazer Desenvolvimento de Apps Mobile?

Primeiramente, devemos saber que o mercado de tecnologia está em constante evolução e crescimento. Por isso, quando você for iniciar sua carreira no Desenvolvimento de Apps Mobile, existem muitos caminhos que poderão ser seguidos. E nesse caminho, você poderá iniciar como um novato e se tornar um profissional especialista.

O primeiro passo para isso é escolher um caminho de aprendizagem, alguns desenvolvedores de aplicativos móveis fazem EAD em uma faculdade ou universidade e recbeem o diploma de bacharel em Ciência da Computação. Outros aprendem sozinhos e são autodidatas e não possuem uma certificação formal em computação. Uma alternativa frequentemente usada por muitas pessoas, é fazer um bootcamp de computação.

Um bootcamp de programação geralmente tema a duração máxima de nove meses e durante o programa os alunos desenvolvem todos os conhecimentos que precisam para iniciar uma carreira em tecnologia. A maioria desses alunos costuma desenvolver um portfólio de projetos, para que seja possível mostrar suas habilidades para possíveis clientes e empregadores.

Escolha uma plataforma para focar

Em termos globais, a plataforma Android possui uma participação maior em no mercado mundial. No entanto, nos EUA o iOS e o Android possuem participações de mercado semelhantes. E, os entusiastas do mercado por lá adoram utilizar os dispositivos da Apple, que têm o sistema operacional iOS.

A principal distinção entre o iOS e o Android é que suas linguagens de programação são diferentes. A programação dos código em Android é realizada principalmente em Java, e o desenvolvimento em iOS é feito, em sua maior parte, em Swift ou Objective-C. Se você já está familiarizado com Java, o Android é uma ótima carreira para se começar. Sua curva de aprendizado em iOS será menos íngreme caso você já tenha familiaridade com C#, C + + ou qualquer uma das linguagens em C.

Aprimore suas habilidade técnicas

Para fazer o Desenvolvimento de Apps Mobile com sucesso é preciso dominar e desenvolver várias habilidades principais. De início, começaremos com os desenvolvedores de iOS, as habilidades técnicas essenciais para o desenvolvimento de softwares nessa linguagem são:

  • Swift: linguagem de programação moderna e fácil que recebe atualizações frequentes.
  • UIKit: estrutura que ajuda os desenvolvedores de iOS a projetar suas interfaces de usuário.
  • Xcode: aplicativo desenvolvido pela própria Apple que facilita a escrita de aplicativos para qualquer dispositivo da marca.

Essas linguagens podem incluir seus conceitos de desenvolvimento e outras ferramentas de programação. O que pode amplificar ainda mais os campos de estudo e os níveis de dificuldade de cada habilidade de codificação.

Aprimore suas habilidade técnicas

Já as habilidades que os desenvolvedores de Android precisam para ter sucesso em suas carreiras são as seguintes:

  • Construindo interfaces de usuário: usando Java ou XML o desenvolvedor deverá ser capaz de converter designs e visualizar todos os componentes de um aplicativo Android.
  • Armazenamento de dados e notificações: será seu papel saber como armazenar, excluir ou atualizar as informações de um dispositivo Android. Além de ser capaz de implementar notificações push para se aproximar dos usuários.
  • Diretrizes do material design: essas diretrizes foram implementadas pelo Google em 2014 e muitos aplicativos Android usam essa estrutura.

Você deve estar familiarizado com estas três áreas de conhecimento em Desenvolvimento de Apps Mobile para Android se quiser ser um profissional bem qualificado e disputado no mercado de trabalho da atualidade.

Desenvolvedor bem sucedido

Além de tudo isso, possuir um conjunto de “soft skills”, como a capacidade de resolver problemas e possuir pensamento analítico são cruciais para um desenvolvedor ser bem sucedido. Independente de sua linguagem de programação escolhida em sua carreira.

Ter atenção aos detalhes e demonstrar proatividade no trabalho em equipe também facilitam no lançamentos de programas. Ficar bem atento aos detalhes pode determinar se uma aplicação vai funcionar ou não. Qualquer erro de digitação pode resultar em um impasse, então o desenvolvedor deve passar um tempo especial revisando cada detalhe.

Se você está interessado em uma carreira no Desenvolvimento de Apps Mobile, comece já sua especialização, escolha sua área de desenvolvimento e se qualifique. Com um bom portfólio, será possível adentrar no mercado de trabalho da área e até mesmo garantir uma boa remuneração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.