InícioGraduaçãoDesign GráficoQual o preço do curso de CST em Design Gráfico?

Qual o preço do curso de CST em Design Gráfico?

Quer construir carreira na área de Design Gráfico? Você é apaixonado pela arte de criar? Gosta de tecnologia e se considera uma pessoa criativa? Então, o conteúdo de hoje é para você! Logo abaixo você vai descobrir qual é o preço do curso de CST em Design Gráfico.

Para aqueles que não sabem, o curso de Design Gráfico prepara seus alunos para criar grandes projetos visuais de comunicação e produtos. Sendo assim, durante os semestres do curso, os estudantes criarão embalagens, logotipos, panfletos, páginas web, entre outras coisas. Em outras palavras, o curso de Design Gráfico exige bastante criatividade e um olhar técnico e estratégico de seus alunos.  Atualmente, com o avanço da tecnologia, a área de design gráfico vem ganhando novas vertentes e áreas.

Portanto, nesse contexto, o Curso Superior Tecnólogo (CST) vem ganhando muitos adeptos. Então, descubra abaixo um pouco mais sobre essa área e, também, o preço do curso de CST em Design Gráfico.

O que é o Curso Superior Tecnólogo (CST)?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente o que realmente é o curso superior tecnólogo. Afinal, alguns termos ainda geram confusões nas pessoas. Portanto, vamos descobrir de uma vez por todas o que é CST, e quais as principais diferenças de um curso do tipo bacharelado. 

Curso Tecnológico

A graduação do tipo tecnológica recebe esse nome pois é um curso profissionalizante voltado para determinadas áreas. Nesse sentido, quem se formar receberá um diploma superior com título de tecnólogo. Em resumo, o CST possui duração de dois a três anos e é focado para o mercado de trabalho. Sendo assim, ele oferece muitas aulas práticas. Além disso, essa graduação é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Curso Bacharelado

A graduação do tipo bacharelado tem duração menor (entre 4 e 6 anos), e possui o objetivo de preparar os alunos para atuar em diversas áreas de uma determinada profissão. Por exemplo, quem é formado em Engenharia Civil pode trabalhar com consultoria, construção civil, logística, etc. Em suma, o bacharelado oferece diversos tipos de aulas, como aulas teóricas, aulas práticas, atividades em laboratórios, etc. 

Agora deu para entender bem a diferença entre as duas graduações, não é mesmo?

Como é o curso de CST em Design Gráfico?

Na maioria das vezes, o  curso CST em Design Gráfico apresenta a duração de 4 semestres, ou seja, 2 anos. Sendo assim, a ideia desse tipo de curso é preparar e capacitar os alunos de maneira rápida e objetiva. Portanto, ele é focado 100% para o ingresso no mercado de trabalho. Então, ao finalizar o tecnólogo, o futuro design gráfico poderá exercer sua profissão. 

Dessa forma, durante os 4 semestres, o curso de CST em Design Gráfico deixará seus alunos aptos para planejar e executar projetos gráficos de programação visual em empresas, bem como desenvolver linguagens visuais eficazes para a funcionalidade e usabilidade de diversos tipos de projeto. Sempre combinando diversos tipos de conceitos, como navegabilidade e  interatividade, sempre valorizando conceitos estéticos. 

Qual é a grade curricular do curso CST em Design Gráfico?

Como já especificado acima, o curso CST em Design Gráfico é técnico, apresentando matérias mais práticas e menos teóricas. Pensando nisso, separamos alguns exemplos das principais matérias desse curso. Contudo, é necessário lembrar que a grade curricular varia de acordo com cada instituição de ensino. Confira.

Criatividade

A criatividade é uma habilidade que é descrita como a capacidade de conseguir imaginar, criar, produzir, inventar, entre outras coisas. Sendo assim, nessa matéria os alunos aprenderão práticas e exercícios de estímulo à criatividade. Afinal, cada um precisa compreender como funciona o seu processo de criação.

História do Design

Para ser um ótimo designer gráfico, é preciso compreender bem a história do design. Logo, essa matéria contará como o design surgiu, passando por todo o contexto histórico, social, cultural, tecnológico e científico de cada  época. Sempre apresentando a relação do design com os principais movimentos artísticos.

Expressão Visual

Nessa matéria, os alunos entenderão os principais conjuntos de manifestações artísticas como: desenho, pintura, escultura, fotografia, design, entre outros.

Computação Gráfica

A disciplina de  computação gráfica é o setor da computação que está relacionado à criação de imagens. Ou seja, os alunos terão contato com os principais softwares utilizados no dia a dia da profissão de design gráfico. 

Comunicação Visual

A comunicação visual englobará todos os elementos visuais, como fotografias, desenhos, gráficos, vídeos, entre outros.

Tipografia

Na matéria de tipografia, os estudantes compreenderão todo o processo de arte e criação na composição e impressão de um texto. Logo, o objetivo aqui é dar estrutura e forma para a comunicação escrita.

Animação Digital

Na disciplina de animação digital, os alunos aprenderão a arte de criar imagens em movimento, sempre utilizando softwares específicos.

Design Gráfico

Nessa etapa do curso, nossos futuros designers gráficos já estarão aptos para a produção e criação de peças gráficas e audiovisuais. Sendo assim, aqui eles já começam a apresentar suas habilidades como ilustradores, diagramadores, artistas, entre outras.

Fotografia

A matéria de fotografia vai preparar os alunos para utilizar as diversas técnicas que a fotografia pode apresentar, como técnicas de produção, captação de fotos, finalização e tratamentos de imagens.

Produção Gráfica

Apesar da tecnologia estar alcançando cada vez mais espaço nas vidas das pessoas, a produção gráfica ainda é muito importante na vida dos designers gráficos. Portanto, nessa disciplina, os alunos terão contato com os processos de pré-impressão, de impressão e de acabamento

Ilustração Digital

A ilustração é base para um ótimo design. Então, na disciplina de ilustração digital, os estudantes irão aprender todas as técnicas e habilidades para ilustrar peças digitalmente. Ou seja, essa matéria vai demandar bastante conhecimento e técnica nos softwares utilizados.

Web Design

O web design é o setor focado na criação e no desenvolvimento de interfaces digitais, como sites, layouts e aplicativos para web. Sendo assim, os futuros designers gráficos aprenderão alguns conceitos de linguagens de marcação, como o HTML.

Qual o preço do curso de CST em Design Gráfico

Bom, finalmente chegamos na questão principal dessa matéria. Nesse sentido, já deu para compreender que a área de design gráfico pode oferecer diversas áreas de atuação, não é mesmo? Logo, muitas instituições começaram a investir em cursos na área de design gráfico. Sendo assim, existem várias faculdades que oferecem esse tipo de graduação, com uma ótima infraestrutura e reputação no mercado. Além do mais, elas podem apresentar um ótimo custo benefício também. Por isso, separamos algumas delas:

Unopar

Curso Superior Tecnólogo em Design Gráfico

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), fundada em 1972,  é uma instituição de ensino superior privado, com sede localizada em Londrina, no norte do Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e outros tipos de cursos.

A graduação tecnológica em Design Gráfico tem como objetivo principal formar designers gráficos aptos a agirem eticamente, capazes de planejarem e executarem projetos gráficos de programação visual em empresas de comunicação diversas, bem como de desenvolver linguagens visuais eficazes para a funcionalidade e a usabilidade aos diversos tipos de processos e produção gráfica.

Investimento: a partir de R$ 159,90

Duração: 2 anos 

Pitágoras

Curso Superior Tecnólogo em Design Gráfico

A Faculdade Pitágoras é uma instituição sólida de ensino superior, presente nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O curso tem como objetivo atender as necessidades da área de Design Gráfico, proporcionando aos alunos desenvolver conhecimento e habilidades para criação de projetos de comunicação visual,  novos produtos e embalagens, logotipos, formatação de material visual como panfletos, outdoors, páginas da internet, entre outros.

Investimento: a partir de R$ 179,00

Duração: 2 anos 

Áreas de atuação em Design Gráfico

Como falado acima, a área de Design Gráfico é promissora e está em constante mudanças. Portanto, se você quer fazer parte dela, você precisa estar sempre se atualizando. Dessa forma, quando a tecnologia avança, o designer também precisa avançar.  Logo, separamos algumas das principais áreas de atuação em Design Gráfico. Dê uma olhada.

Design Gráfico

A área de design gráfico é responsável pela criação de logotipos, marcas e a otimização da parte gráfica de produtos e serviços. Além disso, essa área também cuida da identidade visual e comunicação de empresas. 

Design de Animação

Na área de design de animação, o profissional vai trabalhar no universo da animação digital. Sendo assim, todos os processos de criação, elaboração e implementação de projetos audiovisuais, até mesmo roteiros de animação. Nesse sentido, o designer de animação tem várias opções de atuação, como cinema, publicidade, internet, entre outros. 

Design Editorial

A área de design editorial é responsável por todos os elementos visuais editoriais, como a tipografia, cores, imagens, fontes, alinhamentos, entre outros. Sempre respeitando um padrão editorial. 

Design de produto

A área de design de produtos engloba toda a criação e desenvolvimentos de produtos, como bens de consumo, móveis, eletrodomésticos, máquinas, entre outros. Sendo assim, o designer de produtos participa de todas as etapas de um projeto de um novo produto. Ou seja, ela passa pela fase dos  protótipos, fabricação e testes iniciais.

Design de embalagem

A embalagem é o primeiro ponto de contato de uma pessoa com determinado produto. Logo, a área de design de embalagem irá ser responsável por toda essa comunicação. Afinal, a embalagem de qualquer produto transparece sua função, categoria, qualidade e usabilidade. 

Identidade Visual

A identidade visual é a soma de todos os elementos gráficos que apresentam a ideia, os valores e propósito de uma empresa, produto ou serviço. Dessa forma, alguns componentes importantes na área de identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens, entre outros.

Programação Visual

A área de programação visual também pode ser chamada de Design visual. Em resumo, ela utiliza diversos tipos de elementos visuais para realizar a comunicação e representar valores e posicionamentos de empresas. Logo, os elementos que fazem parte da programação visual são: desenhos gráficos, vídeos, imagens, fotografias, entre outros.

Web Design

O designer gráfico também pode atuar na área de web design. Sendo assim, esse profissional será responsável pela parte estética e funcional de um site. Logo, ele irá se preocupar com o layout e funcionalidade de um website. Sempre analisando a navegabilidade de seus usuários e garantindo que eles tenham uma ótima experiência online.

Ux Design.

O UX design ou design de experiência do usuário é uma área que visa ampliar e melhorar a experiência de uso de um produto ou serviço.  Logo, a principal missão dessa área é criar ótimas experiências para seus usuários, sempre passando confiança e funcionalidade.

Salário em Design Gráfico

De acordo com o site vagas, um farmacêutico bioquímico ganha em média R$ 2.005,00 por mês, enquanto o site Glassdoor informa uma média de R$ 2.146,00. Além desses, o site jobbydoo  informa que a média salarial para um designer gráfico é de R$ 2.230,00. Já o site Catho divulga um valor médio de R$ 1.754,63 por mês. Portanto, podemos afirmar que a faixa salarial de um designer gráfico é entre R$ 1.700,00 e R$ 2.230,00.

A média salarial do designer gráfico de acordo com o cargo e a empresa

O salário mínimo do designer gráfico pleno pode variar de acordo com a sua função e com o local de trabalho. Sendo assim, o site Educa+Brasil informou a variação da base salarial desse profissional de acordo com o cargo e porte da empresa. Confira abaixo:

Trainee

Grande empresa

R$ 2.731,00

Média empresa

R$ 2.275,83

Pequena empresa

R$ 1.896,53

Junior

Grande empresa

R$ 3.140,65

Média empresa

R$ 2.617,21

Pequena empresa

R$ 2.181,01

Pleno

Grande empresa

R$ 3.611,75

Média empresa

R$ 3.009,79

Pequena empresa

R$ 2.508,16

Senior

Grande empresa

R$ 4.153,51

Média empresa

R$ 3.461,26

Pequena empresa

R$ 2.884,38

Vantagens de um Curso Superior Tecnólogo (CST) em Design Gráfico

É muito comum as pessoas confundirem a graduação tecnológica com cursos técnicos ou profissionalizantes. Isso acontece porque elas possuem nomes e propostas parecidas. Afinal, esses cursos possuem formato prático e são focados para o mercado de trabalho.

Uma das principais diferenças é o nível que cada um exige. Em outras palavras, a graduação tecnológica corresponde a um curso superior, com diploma e tudo mais. Enquanto cursos técnicos estão relacionados ao ensino médio. Por isso, separamos abaixo as principais vantagens de um Curso Superior Tecnólogo (CST) em Design Gráfico. Confira.

Duração do curso

Enquanto as graduações do tipo Bacharelado ou Licenciatura possuem duração média de 04 anos, as graduações tecnológicas variam entre 2 e 3 anos. Nesse sentido, elas possuem uma abordagem mais objetiva e podem ser realizadas no modelo presencial, semipresencial ou  online.

Flexibilidade

Caso você tenha optado por realizar o curso CST em Design Gráfico  nas categorias semi presenciais e online, temos uma ótima notícia! Você pode conciliar os estudos com a sua rotina. Afinal, a maioria das atividades são realizadas em plataformas online.

Foco na prática e no mercado de trabalho

Como falado acima, o curso de CST em Design Gráfico é bem objetivo e tem foco no mercado de trabalho. Sendo assim, você pode sair da faculdade pronto para colocar a mão na massa com o que aprendeu. Em resumo, não é necessário realizar estágios, já que eles não são exigidos por lei para cursos tecnólogos. 

Ótima oportunidade para aqueles que querem trocar de carreira

Como a graduação tecnológica possui curta duração, ele é ideal para aqueles que não estão satisfeitos com a vida profissional. Sendo assim, esses cursos vão ajudar a descobrir novas oportunidades e adquirir novos conhecimentos. Além disso, é possível encontrar ofertas de emprego durante a graduação.

Aprovação do MEC

Por fim, não podemos esquecer de mencionar que existem mais de 100 tipos de graduação tecnológica reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As áreas são variadas, como saúde, design, informática, gestão, entre outras.

As vantagens do curso de CST em Design Gráfico EAD

Você sabia que é possível realizar o curso de CST em Design Gráfico EAD?  Por apresentar muitas vantagens e benefícios, a educação a distância tem atraído cada vez mais alunos. Sendo assim, separamos algumas das principais vantagens dessa modalidade. Confira.

Horários Flexíveis

Na graduação a distância, o aluno pode optar pelos melhores dias e horários para estudar. Portanto, é totalmente possível conciliar os estudos com o trabalho, ao contrário dos cursos presenciais que exigem o cumprimento de 75% da carga horária  de aulas presenciais.

Preços acessíveis

Outra grande vantagem do curso de CST em Design Gráfico na modalidade EAD é o preço da mensalidade e outras despesas. Algumas faculdades oferecem mensalidades mais acessíveis do que em cursos presenciais. Além disso, o estudante também consegue economizar com transporte e alimentação.

O diploma tem o mesmo valor do presencial

Os cursos presenciais e a distância possuem o mesmo diploma, a modalidade que o estudante optou não aparece no certificado. Então, não precisa se preocupar em relação à veracidade do seu diploma no curso CST de Design Gráfico.

Habilidades novas

Algumas pessoas podem achar que por se tratar de uma graduação EAD, a dedicação aos estudos será menor. Porém, isso é errado. Sendo assim, quem optar pela modalidade EAD irá precisar ter muita disciplina, saber gerenciar seu tempo, concentração e dedicação.

E agora? Leu tudo o que você precisa saber sobre o curso de CST em Design Gráfico e quer seguir carreira nesta área? Separamos algumas dicas para facilitar a sua escolha:

  • Estude as suas preferências pessoais.
  • Avalie quais disciplinas você possui afinidade.
  • Analise  as suas habilidades.
  • Pesquise todas as opções para escolher a instituição de ensino que melhor atende às suas necessidades.

O design gráfico é um ramo com muitas chances e oportunidades e, cada vez mais, empresas buscam profissionais extremamente qualificados. Portanto, é essencial escolher uma ótima  faculdade que desenvolva o aluno em todas as modalidades exigidas pelo mercado de trabalho.

E aí? O que achou da duração do curso de CST em Design Gráfico? Confira outra matéria que pode te ajudar!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.