InícioCursos LivresConcursosEstudante de Direito leva vantagem no Concurso Público?

Estudante de Direito leva vantagem no Concurso Público?

Você está se preparando para um concurso público e pensou em estudar Direito? Ou, quem sabe, já cursa a graduação e começou a considerar o funcionalismo público para além da magistratura? Pois bem, saiba que esse pensamento faz muito sentido. É o que entenderemos neste artigo.

O concurso público

O funcionalismo público é o sonho de muitos profissionais e representa a chance de uma longa carreira. Para outros, porém, não passa de um trampolim, de algo passageiro. Seja qual for o interesse, o fato é que os concursos são a grande porta de entrada para a vida pública.

Essa é uma área que sempre está à mercê das gestões públicas. Estas, em um sistema democrático, passam por renovações periódicas. Contudo, nosso país tem uma forte tradição no serviço público, o que mantém a abertura de novas vagas ano após ano, a despeito das tendências que momentaneamente ocupem os cargos eletivos.

Tratando do tema de forma mais concreta, podemos pensar em números. Segundo levantamento do portal Uol, em 2021, mais de 40 mil vagas serão criadas neste formato em nosso país. As opções se desdobram por todo o território nacional, com vencimentos que superam os R$ 30 mil mensais.

As provas de concurso público

Os concursos públicos servem como processos seletivos para o setor público. Não são o único formato, mas o principal caminho para as vagas que constituem carreira. São ocupações que contam com estabilidade e demais características próprias do funcionalismo.

Essa seleção se dá por meio de prova. É o momento em que os interessados em ocupar a vaga disputada demonstram suas aptidões teóricas. E, eventualmente, práticas, como nos casos das provas físicas. Pensando na teoria frequentemente encontrada nas provas, o concurso público para o estudante de Direito pode ser mais acessível.

O conteúdo do Direito no concurso público

De maneira geral, pode-se dizer que os concursos abarcam praticamente toda a atividade pública. Isto é, são selecionados profissionais para as mais diversas áreas de atuação dos governos em suas instâncias. Tal realidade implica, naturalmente, provas que muito distintas entre si.

Contudo, há uma similaridade que se estende por boa parte das provas. Trata-se da verificação do conhecimento sobre legislação. Essa é uma tônica dos concursos públicos presente em provas que exigem desde o ensino fundamental até as especializações. E, neste caso, apresenta uma grande vantagem estratégica aos alunos de Direito.

Rotina do estudo do Direito e o concurso público

O estudo toma boa parte da rotina do concurseiro. Do graduando, também. Imagine só, então, tentar conciliar essas duas rotinas. Não é nada fácil. Mas, se for possível aproveitar um só período de estudos para dois objetivos distintos, tudo fica mais fácil. E, se os estudos se relacionam, complementam e potencializam, melhor ainda.

Quando se trata de um aluno de graduação em Direito, ele estuda diversas áreas. Sendo esta uma formação generalista, passa pelo Direito Administrativo e pelo Direito Constitucional, por exemplo. E estas áreas são justamente aquelas mais frequentes nas provas de concursos públicos. Isso ocorre porque, em geral, os profissionais precisam dominar duas grandes noções: aquela específica de sua função e aquela que diz respeito ao serviço público.

A vantagem do estudante de Direito

Fazendo esse exercício reflexivo, coloquemos em exemplo. Pensemos nos cargos administrativos, presentes em todas as organizações públicas. E que, portanto, representam grande contingente do funcionalismo.

Nestas provas, sobretudo quando a exigência é apenas pelo ensino médio, os concurseiros são bastante heterogêneos. Todos eles, porém, terão de entender a legislação – nos enquadramentos administrativo e constitucional. Para muitos, será o primeiro contato com este conteúdo, enquanto que o estudante de Direito já está familiarizado.

Além de conhecer o tema, há a qualidade do estudo. Enquanto que o estudante de Direito tem noções pré-estabelecidas, permitindo leitura mais profunda, o concurseiro oriundo de outras áreas terá o desafio de compreender o “juridiquês” e entender, de fato, o que está estudando. Ou seja, o conhecimento prévio garante àquele que está acostumado com o texto jurídico estudar mais e melhor.

Seguir tentando é importante

Ainda que tenha vantagens, é possível – esperado, até – que o estudante de Direito, ao prestar o primeiro concurso público, não seja aprovado. A concorrência em alguns cargos pode ser bastante grande e qualificada. Ou, ainda, a aprovação pode chegar e, mesmo assim, haver a vontade de migrar para outro cargo. Nos dois casos, mais de uma prova será necessária.

Seja como for, as provas podem ser diversas na jornada do concurseiro. Nesse sentido, à medida que os desafios seguem, o conhecimento acumulado será cada vez mais um diferencial. Por isso, a sequência de tentativas, que pode se desenrolar em paralelo à graduação, vai dando “musculatura” ao concurseiro. E ao estudante.

O concurso público ajuda o estudante

Se dissemos até aqui o quanto é proveitoso ao concurseiro fazer uma graduação em Direito, o contrário também é possível. Para o estudante de Direito, ter uma rotina de participação nas provas dos concursos públicos também pode ser muito bom. Isto porque o estudante terá a oportunidade de verificar seu conhecimento além da universidade.

Além da checagem desse conhecimento, com a rotina das provas, o estudante se coloca na posição de ampliar seus estudos em relação à graduação. Ou seja, é uma forma de extravasar a grade curricular e articular todo o repertório teórico com a prática cotidiana. É um convite à vida real.

Trabalhar antes da formatura

O Poder Judiciário tem muitos cargos que não exigem curso de Direito. Assim, aliar a vantagem competitiva do conhecimento na área e a prática como reforço da teoria é uma grande oportunidade. Aqui, nos referimos a cargos que compõem os Tribunais, mas, também falamos do Ministério Público e até mesmo de órgãos dos poderes Legislativo e Executivo.

Além disso, o estudante de Direito que presta concurso público encontra uma oportunidade mais qualificada do que o estágio. Pois, além de ter contato com a profissão, ainda garante um pagamento maior, que muitas vezes será necessário para arcar com os custos da universidade. Além disso, pode ser importante contar com a estabilidade antes de conseguir o diploma e/ou a carteira da OAB.

O estudante de Direito tem como objeto principal de seus estudos a justiça. Contudo, ela não está apartada da complexa realidade humana. Ou seja, estudar Direito é, inevitavelmente, ter de conhecer outras áreas do conhecimento humano, como a filosofia e a sociologia, por exemplo.

Por fim, aspectos de conhecimentos gerais e políticos também são bastante frequentes nos concursos públicos. E, da mesma forma, fazem parte da rotina do estudante de Direito. Para finalizar, é possível afirmar que estudar Direito pode ser um grande diferencial para o concurseiro.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.