InícioGraduaçãoEmpreendedorismoComo conseguir um estágio em Empreendedorismo?

Como conseguir um estágio em Empreendedorismo?

De início, conseguir um estágio em Empreendedorismo é o melhor caminho para arrumar conhecimentos necessários para ser um empreendedor de sucesso. Afinal de contas, é preciso saber como funciona um negócio antes mesmo de construir o seu, de modo que a maior parte dos erros possam ser evitados.

Dessa forma, para que você possa conseguir um estágio em Empreendedorismo, é preciso ter foco e determinação inabaláveis. O que não é nada fácil, principalmente para aquelas pessoas que pensam no empreendedorismo como uma paixão que pode ser ignorada. Além disso, não existe uma linha reta para quem pretende se tornar um empresário de sucesso. Porém, existem algumas coisas que você pode fazer para conseguir mais facilmente uma oportunidade no setor. E, quem sabe, talvez você seja efetivado em algum cargo de gerência.

De certo modo, grande parte das empresas contratantes acreditam que a experiência do funcionário seja um dos fatores mais importantes para a contratação. E, ainda por cima, realizar um estágio ou programa cooperativo é uma ótima forma de aprender a exercer a rotina da profissão desde a faculdade.

Além disso, os estágios são essenciais porque, de certa forma, ensinam você a descobrir o que deseja fazer de seu futuro profissional. De acordo com relatório da Look Sharp, uma organização nacional de recrutamento, 81,1% dos graduados relataram que seus estágios os ajudaram a mudar o rumo da carreira, mudando o foco das aulas ou cursos. Afinal de contas, um estágio é uma ótima forma de conseguir experiência profissional. Por essa razão, deixamos algumas dicas para você conseguir este feito.

Comece pesquisando sobre um estágio em Empreendedorismo

Antes de mais nada, o estágio perfeito começará através da busca. Claro, é possível que você tenha a sorte de ser encontrado por alguém ou alguma empresa que precise de alguém para o estágio em Empreendedorismo. Por essa razão, alguns meses antes de você estar disponível para realizar um estágio na área, comece suas buscas. Podem ser simples, como uma pesquisa rápida no Google ou mesmo nas redes sociais. Porém, você poderá aprofundar um pouco mais suas pesquisas se desejar.

Fazer isso também é recomendado, pois, dependendo da vaga, o processo seletivo pode durar bastante tempo. Então, nada mais justo do que adiantar em relação às suas metas. Se você cursa Empreendedorismo com a duração média de dois anos, após o primeiro ano você já consegue arrumar um estágio.

Dessa maneira, procure manter anotações sobre os prazos e requisitos do estágio, aos quais você poderá consultar periodicamente durante o processo. Além disso, fazer um estágio em Empreendedorismo apenas por fazer não vale a pena. Para tal, é essencial que você tenha a certeza de que seu estágio irá proporcionar uma visão valiosa. Idealmente, você gostaria de estagiar em alguma empresa em que será efetivado algum dia.

Então, verifique os sites de empresas locais no setor que mais o atraiu. E, principalmente, procure líderes em sua área ou empresas que ganharam prêmios. Aliás, não tenha medo de fazer estágio de Empreendedorismo em uma pequena empresa. Pois, as startups são um ótimo lugar para aprender sobre como funcionam os negócios para futuros empreendedores. Isso porque aprender com uma pequena empresa será bastante útil quando você administrar a sua própria empresa.

Faça conexões com gestores de RH e empresas no LinkedIn

Inicialmente, um dos principais sites para se conhecer empresas e buscar vagas de estágio gratuitamente de forma efetiva é o LinkedIn,. Este site funciona como uma espécie de rede social corporativa. Nele, as empresas e profissionais compartilham conquistas, necessidades, opiniões e, principalmente, vagas de estágio.

Ao seguir as empresas que você possivelmente irá estagiar, lembre-se de ativar o recebimento de notificações caso surjam vagas de estágio. Outra forma de conseguir um estágio dentro dessa rede é usar da proatividade. Ou seja, você mesmo entrar em contato com algum recrutador e empresa se colocando à disposição para serviços futuros. Além do mais, outra forma de fazer isso é, depois de ter uma rede extensa de contatos, fazer uma postagem sinalizando que está em busca de uma oportunidade de estágio na área de Empreendedorismo.

Diferenciais para o estágio em Empreendedorismo

Outra forma de fazer a mesma coisa é, em suas redes sociais, seja no Instagram ou Facebook, você sinalizar que precisa ou busca uma oportunidade na área. Sem dúvidas algum empresário vai notar sua postagem, seja conhecido ou não. Lembre-se, se você não disser que está buscando estágio, não terá como seu futuro empregador saber.

Faça um currículo e carta de apresentação

Sem sombra de dúvidas, você deve possuir experiências passadas em cargos que talvez não tenham nada a ver com um estágio em Empreendedorismo. Por esse motivo, é recomendado criar um currículo específico para arrumar um estágio nesse setor. Isso significa incluir apenas as experiências que você acredite serem importantes para o futuro no segmento empreendedor.

Logo, procure destacar no seu currículo suas atividades práticas realizadas na faculdade que sejam relevantes para o cargo ou função que você procura especificamente. Leve em consideração fazer uma versão virtual e bem elaborada. Imagine que a maioria dos processos seletivos acontecem de maneira online. Em outras palavras, os recrutadores hoje em dia leem as versões digitais de currículos. Até porque o contrário seria um desperdício de papel e prejudicaria bastante o meio ambiente em geral.

Por fim, um diferencial é a carta de apresentação. Grande parte dos candidatos se esquece ou não sabe da existência desse tipo de artifício. A carta serve basicamente para você demonstrar suas intenções para a empresa de maneira mais informal. Além de conseguir argumentar o porquê você deseja tal função. Portanto, usar uma boa carta de apresentação irá aumentar suas chances de contratação. Além disso, por meio da oportunidade de ser lembrado no momento em que a empresa necessitar de uma estagiária, com certeza a empresa lembrará daquele que usou seu tempo para fazer uma carta de apresentação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.