InícioGraduaçãoEducaçãoProfessor: 10 curiosidades dos cursos de licenciatura

Professor: 10 curiosidades dos cursos de licenciatura

Ser professor é ter uma das mais dignas profissões do mundo. Isso porque esse é o profissional que colabora para a formação de absolutamente todos os outros profissionais. Para quem deseja exercer essa profissão, existem diversos caminhos, e o principal é cursar uma licenciatura.

Neste artigo, entenda o que é licenciatura e algumas curiosidades desse tipo de graduação.

O que é Licenciatura?

A Licenciatura é uma modalidade de curso superior de várias áreas do conhecimento. Com a licenciatura, a pessoa é habilitada a lecionar no ensino fundamental, ensino médio e cursos profissionalizantes da área em que se formou.

Dessa forma, se o estudante concluiu Licenciatura em História poderá dar aulas de História e as disciplinas que compuseram o currículo do curso. Da mesma forma para todas as outras licenciaturas. Veja a seguir alguns exemplos de áreas disponíveis no Brasil como licenciaturas:

  • Artes
  • Artes cênicas;
  • Biologia
  • Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política);
  • Ciências da Computação;
  • Ciências Naturais;
  • Educação Física;
  • Engenharias;
  • Enfermagem;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Informática;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Música;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Química.

10 Curiosidades sobre os cursos de licenciatura

1 – Como surgiu a profissão de professor no Brasil?

Oficialmente, as primeiras escolas do Brasil foram instituídas por Dom Pedro I em 1827. O decreto que determinava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras” foi instituído em 15 de outubro.

Essa, então, é a data em que ser professor passou a ser uma profissão reconhecida no Brasil. Nessa época, as escolas eram um luxo para os mais ricos. Foi só na década de 1930 que começaram a surgir as primeiras escolas públicas.

2 – As licenciaturas mais escolhidas

O MEC divulgou em 2017 quais são as sete licenciaturas mais escolhidas pelos estudantes: Pedagogia, Educação Física, Matemática, História, Biologia, Português e Geografia.

Lembrando que nem todos os estudantes que escolhem cursar licenciaturas querem, de fato, ser professores. No entanto, com a licenciatura em mãos, essa é mais uma opção de carreira para o profissional.

3 – Licenciatura em Pedagogia: a faculdade do professor

A licenciatura em pedagogia é vista como a faculdade que prepara o estudante para ser professor. Sem uma área específica, como matemática, português ou história, a pedagogia forma professores generalistas.

Os formados em pedagogia podem lecionar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA.

No entanto, não se limitam a dar aulas. Essa faculdade prepara também para atuar na administração escolar ou como pedagogo em empresas, ONGs e centros comunitários.

4 – A duração é de 4 a 5 anos

Muitos estudantes ingressam na faculdade e já começam a contar o tempo para se formar e começar a trabalhar. No entanto, os cursos de menor duração, como os tecnólogos e bacharelados, não permitem ao profissional lecionar.

A você, que deseja lecionar, prepare-se para estudar de quatro a cinco anos antes de se formar. Desde 2015, o Conselho Nacional de Educação definiu a carga horária mínima de 3.200 horas para cursos de licenciatura. Isso equivale a quatro anos.

5 – Disciplinas que preparam para lecionar

Os cursos de licenciatura têm disciplinas específicas que preparam os futuros profissionais para a realidade das salas de aula. São técnicas para transmitir conteúdos eficientemente, além do conhecimento do contexto educacional do país.

É por esse motivo que os bacharéis não podem lecionar. As disciplinas ensinadas nos bacharelados são próprias para a realidade profissional de cada curso. Elas não abrangem os conhecimentos próprios para quem deseja lecionar.

6 – Há (muitas) vagas para professores

Um estudo com base no Censo Escolar de 2015 confirmou o que muitos já sabiam há tempos: a cada ano, menos professores se formam no Brasil. Entre outros fatos, este estudo mostrou que centenas de milhares de professores estão lecionando disciplinas para as quais não são formados.

Por um lado, isso é muito preocupante, já que a quantidade de professores formados não atenderá a demanda necessária no futuro. Por outro, é uma boa notícia para quem ingressará na carreira. O mercado está em alta e não será difícil conseguir emprego após se formar.

7 – Diferenças entre diplomas

Quando você for escolher a universidade em que irá cursar a sua licenciatura, procure se informar se o curso é aprovado pelo MEC. Aprovação difere de autorização, e alguns concursos públicos exigem que o curso seja aprovado, não apenas autorizado, pelo MEC.

Ainda sobre os diplomas, muitas universidades oferecem cursos de licenciatura à distância. Saiba não haver diferença entre licenciaturas presenciais e à distância para o mercado de trabalho. Desde que o curso seja aprovado pelo MEC, ambos têm a mesma validade.

8 – Licenciado pode atuar em outras áreas também

Como já foi dito brevemente acima, nem todas as pessoas matriculadas em licenciaturas têm interesse em trabalhar como professores. Saiba que essa é uma possibilidade, apesar de as licenciaturas terem foco na preparação para lecionar.

As áreas de trabalho possíveis para os formados nas licenciaturas incluem consultorias, pesquisas, serviço público ou qualquer outra relacionada às habilidades desenvolvidas na faculdade.

9 – Existem licenciaturas com formação dupla

Em alguns cursos, como História e Geografia, só é possível obter licenciatura. Mas, alguns possuem dupla formação, bacharelado e licenciatura, no mesmo curso. É o caso de Letras e Educação Física, por exemplo. Fica a cargo do aluno escolher se quer realizar apenas o bacharelado ou ambos.

O exemplo prático mais comum é a Licenciatura em Educação Física. O formado pode lecionar essa disciplina nas escolas de ensino médio e fundamental. Pode também atuar como preparador físico, personal trainer, etc. No entanto, se tiver cursado bacharelado, não poderá dar aulas, apenas trabalhar nas outras áreas.

10 – Licenciados podem lecionar no ensino superior?

Se você pretende dar aulas em universidades, o ideal é ter uma licenciatura, que te dê os conhecimentos didáticos necessários, como explicamos no item 5. No entanto, bacharéis também podem lecionar no ensino superior. Mas, é importante dizer que, para ambos os casos, ainda é preciso realizar uma pós-graduação.

Para lecionar em universidades é preciso cursar uma pós-graduação lato sensu, que te dá o título de professor especialista. Ou ainda uma pós-graduação stricto sensu, que confere o título de mestre ou doutor.

Enfim, agora que você já sabe tanta coisa sobre as licenciaturas, basta escolher a área que mais combina com você e iniciar os estudos! Se você sonha em ser um professor, não deixe de conferir o papel do Pedagogo na educação

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.