InícioGraduaçãoEngenharia AmbientalEngenharia Ambiental: saiba tudo sobre o curso

Engenharia Ambiental: saiba tudo sobre o curso

Não é de hoje que a pauta do meio ambiente vem chamando atenção dos especialistas. Questões como poluição dos recursos naturais e aquecimento global são frequentes na mídia. A Organização Mundial de Saúde calcula que mais de 12,6 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a ambientes pouco saudáveis. Isso significa que 23% das mortes mundiais são culpa da má qualidade do meio ambiente.  Por isso, o engenheiro ambiental tem sido um profissional cada vez mais requisitado pelo mercado.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o curso de Engenharia Ambiental e sua área de atuação no mercado de trabalho. Além disso, também vamos falar sobre o perfil do aluno e do profissional, assim como os valores de cargos e salários nas principais regiões do país. Confira!

A importância do meio ambiente

A grande maioria das pessoas não faz ideia da importância que o meio ambiente tem. Além das razões óbvias para preservar os recursos naturais, existem muito fatores nessa equação. Portanto, preservar o meio ambiente afeta diretamente todas as pessoas, gerando qualidade de vida em todos os fatores. Assim, um país que preserva seus recursos naturais, por exemplo, tem benefícios na sua economia e nas relações internacionais, por exemplo.

Milhões de brasileiros, atualmente, não possuem água tratada ou rede de coleta de esgoto em suas casas. Também é trabalho do engenheiro ambiental cuidar dessa implementação, sempre zelando pela sustentabilidade. Logo, cuidar desses fatores ajuda a revitalizar bacias hidrográficas, por exemplo. Como podemos ver, são circunstâncias que, apesar de não aparecer, estão completamente entrelaçadas.

O que faz um engenheiro ambiental?

O trabalho de um profissional formado em Engenharia Ambiental gira em torno do conceito de sustentabilidade. Ou seja, sua missão é cuidar do meio ambiente enquanto o integra à várias questões: ecológica, social, econômica e tecnológica. Portanto, o engenheiro ambiental é uma espécie do guardião dos recursos naturais, tais como o ar, a água e o solo.

Grande parte do seu trabalho envolve estudar problemas enquanto busca soluções que não afetem o meio ambiente. Para isso, ele precisa avaliar as alterações ambientes que o homem causa ou pode causar, levando em conta sua duração, dimensão e natureza.

Perfil do estudante de Engenharia Ambiental

Se você optar pelo curso de Engenharia Ambiental, é preciso ter certas habilidades que vão ajudá-lo nessa jornada.

  • Multidisciplinariedade

Calma, o nome é enorme, mas vamos explicar! Em primeiro lugar, é bom que um futuro engenheiro ambiental seja multidisciplinar. Isso porque, ao longo do curso, ele vai lidar com disciplinas de diferentes áreas, da química à topografia.

  • Ser um apaixonado pelo meio ambiente

Outro fator importante é que o estudante precisa ser uma pessoa extremamente interessada por questões ligadas ao meio ambiente. Apesar de parecer meio óbvio, esse será o principal campo de estudo desse profissional. Portanto, é preciso gostar muito desse assunto e estar sempre curioso sobre o tema.

  • Saber trabalhar em equipe

Não é raro que o engenheiro ambiental precise trabalhar em conjunto com outros profissionais. Por isso, é importante que o estudante desenvolva essa habilidade já na graduação.

  • Boa comunicação interpessoal

Para garantir seu sucesso no item anterior, é importante ter uma boa comunicação. Contudo, isso não inclui apenas falar bem, como a maioria das pessoas pensam. Saber ouvir e interpretar é uma das maiores habilidades de um bom comunicador.

  • Estar sempre atualizado com as tecnologias

Seja qual for a área, um bom profissional é aquele que está sempre em busca de atualização. Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma grande aliada da preservação ambiental. Por isso, essa área tem estado a cada dia mais presente na formação do futuro engenheiro ambiental.

Áreas de conhecimento do curso de Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental tem uma grande multidisciplinar, com matérias de vários campos do conhecimento. Desse modo, a formação do futuro engenheiro ambiental mistura as áreas de exatas, biológicas e sociais.

Dentre as disciplinas mais comuns, podemos citar Química, Matemática, Geologia, Ecologia, Hidrologia e Topografia. Só por esses exemplos já podemos perceber a grande variedade de conhecimentos absorvidos por esse profissional.

Na maioria das instituições de ensino, o curso pode ser divido em duas fases. No primeiro ciclo, chamado de básico, os alunos terão contato com matérias comuns a todos os cursos de Engenharia. Já o segundo ciclo apresenta as matérias mais específicas para o curso de Engenharia Ambiental. Logo, é nesse ciclo que você terá contato com conhecimentos especializados da profissão.

Grade curricular

Como citamos anteriormente, a grade curricular do curso de Engenharia Ambiental é muito dinâmica e interdisciplinar. Confira abaixo a grade completa:

  • Avaliação Do Impacto Ambiental E Licenciamento
  • Cartografia E Geoprocessamento Ambiental
  • Ciências Ambientais
  • Ecologia E Biodiversidade
  • Economia Ambiental
  • Ed – Ciência, Tecnologia E Sociedade
  • Ed – Comunicação Oral E Escrita
  • Ed – Desenvolvimento De Carreira
  • Ed – Empregabilidade
  • Ed – Gramática
  • Ed – Interpretação De Textos
  • Educação A Distância
  • Educação Ambiental
  • Estatística E Indicadores Ambientais
  • Ética, Política E Sociedade
  • Fundamentos Da Geomorfologia E Geologia
  • Gestão Ambiental
  • Gestão De Projetos
  • Gestão E Saneamento Ambiental
  • Homem, Cultura E Sociedade
  • Legislação E Direito Ambiental
  • Manejo De Unidades De Conservação
  • Metodologia Científica
  • Planejamento De Áreas Urbanas E Rurais
  • Planejamento Estratégico
  • Poluição E Resíduos Sólidos
  • Projetos Ambientais
  • Química Ambiental
  • Recuperação De Áreas Degradadas
  • Recursos Hídricos
  • Recursos Naturais E Fontes De Energia
  • Responsabilidade Social E Ambiental
  • Sistemas De Gestão Ambiental E Auditoria Ambiental
  • Tecnologias Aplicadas Ao Meio Ambiente
  • Tópicos Especiais Em Gestão Ambiental

Duração do curso

A grande maioria dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental tem a duração média de 5 anos. A modalidade oferecida é o bacharelado, mas também existem cursos técnicos da mesma área de conhecimento. Um exemplo é o curso Tecnólogo em Gestão Ambiental, oferecido pelas instituições Anhanguera, Unopar e Pitágoras.

No caso do tecnólogo, a duração do curso é de 2 a 3 anos. Isso porque o aluno pode escolher entre quatro, cinco ou seis semestres. Assim, o aluno pode adaptar o curso à sua disponibilidade e à sua rotina.

Valor Médio

A média de valores do curso de Engenharia Ambiental gira em torno de R$1200 à R$2000. Esses valores dependem de vários fatores, como instituição do ensino, região do país e modalidade escolhida. Vamos falar mais sobre elas no próximo tópico.

Se você achou esses valores altos, saiba que existem algumas opções interessantes. Desse modo, muitas instituições privadas e organizações não governamentais (ONGs) oferecem bolsas de estudos totais e/ou parciais. Vamos apresentar algumas opções a seguir.

Bolsas de estudos

–  Nota do ENEM: a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser a sua porta de entrada para várias instituições de ensino. Assim, muitas faculdades particulares aceitam a nota do ENEM como formar de dar descontos e bolsas de estudos. Geralmente, quanto maior a nota, maior o desconto.

– Programas governamentais: os principais programas de bolsa do governo, atualmente, são o Fies e o ProUni. No Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o aluno solicita uma bolsa ao governo, que paga as mensalidades na forma de empréstimo. Ou seja, após se formar, o aluno deverá retornar esse valor ao governo, em forma de parcelas. Já no Programa Universidade para Todos (ProUni), as bolsas são oferecidas de forma integral ou parcial. Em outras palavras, não existe a necessidade de retornar o valor ao governo depois. Assim, as bolsas oferecidas variam de acordo com a nota do Enem e os critérios de cada instituição de ensino. Nesse sentido, ambos os programas oferecem bolsas em instituições privadas.

– Organizações não Governamentais: muitas ONG’s oferecem bolsas para estudantes de baixa renda. Os requisitos variam muito de organização para organização. Contudo, vale a pena consultar quais existem na sua cidade. Algumas das mais conhecidas, que atendem todo o país, são a Educafro, o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil.

– Empresas: se você já está inserido no mercado e quer se aprimorar, procure o setor de Recursos Humanos da sua empresa. Desse modo, muitas empresas preferem capacitar os próprios funcionários, já adaptados à empresa, e oferecem bolsas de estudos para esse fim.

Modalidades Permitidas

As duas modalidades regulamentadas para o curso de Engenharia Ambiental são a presencial e a EAD (educação a distância). Nesse sentido, cada uma delas apresenta suas vantagens e vamos falar um pouco sobre cada modalidade.

A modalidade presencial é a mais conhecida e oferecida pelas instituições de ensino. Assim, alunos que optam por essa modalidade costumam ter mais disponibilidade em sua rotina para se deslocar até o polo de ensino. Entre as maiores vantagens do curso presencial estão a formação de networking direto com alunos e professores (para saber mais sobre a importância das redes de contato e outras tendências do mercado de trabalho atualmente. Além disso, as dúvidas podem ser tiradas em tempo real, de forma mais dinâmica em comparação com o método dos dispositivos remotos.

Já a modalidade EAD é mais indicada para alunos com a rotina mais apertada. Assim, a principal vantagem é que o aluno pode montar seu próprio horário e rotina de estudos. Além disso, o custo da mensalidade costuma ser menor. Na maioria dos cursos, entretanto, ainda é preciso que o aluno compareça ao polo de ensino que escolher. Isso porque algumas atividades precisam de espaços especializados para serem executadas, como laboratórios, por exemplo. Essas estruturas são oferecidas apenas nas instituições de ensino.

Perfil do profissional da área de Engenharia Ambiental

A principal característica do engenheiro ambiental é ser apaixonado pelo meio ambiente e sua preservação. Portanto, todas as suas atividades profissionais vão girar em torno da sustentabilidade e do meio ambiente. Além disso, podemos destacar outras habilidades características do profissional de engenharia ambiental:

– Visão crítica: o engenheiro ambiental deve possuir uma visão crítica da atuação social e da política ambiental. Assim, agindo desse modo, o profissional pode encontrar soluções que atendam à sociedade, beneficiando a todos.

– Bom relacionamento interpessoal: geralmente seu trabalho será feito em conjunto com outros profissionais de diferentes áreas. Por isso, é preciso que o engenheiro ambiental saiba trabalhar bem em equipe, além de se relacionar bem com outras pessoas.

– Boa comunicação: mais do que saber expor suas ideias, um bom comunicador precisa saber ouvir. Assim, uma equipe multidisciplinar pode chegar mais facilmente à melhor solução para um problema. Portanto, o engenheiro ambiental com uma boa comunicação é aquele que sabe se expressar e que sabe escutar a sua equipe.

– Ser um bom líder: se você tiver as habilidades certas, não serão raras as ocasiões em que vai liderar uma equipe. Um bom líder tem habilidades como empatia e racionalidade nas decisões, entre outras.

– Aprender constantemente: todos os dias novas tecnologias são inventadas e lançadas. Portanto, é preciso estar atualizado e manter a curiosidade sobre as principais novidades do mercado e da sua área. Um bom profissional é aquele que está sempre estudando e aprendendo algo novo.

Mercado de trabalho para o engenheiro ambiental

O mercado de trabalho para o engenheiro ambiental varia muito de acordo com a situação política e econômica do país. As questões ambientais são uma pauta importante e que exigem respeito, mas nem sempre estão em alta. Por isso, a atuação desse profissional se torna ainda mais importante atualmente.

Mesmo assim, segundo o salario.com.br, ocorreu um aumento de mais de 22% nas contratações em relação ao mesmo período de 2020. E a estimativa é que esses números continuem crescendo: 19,4% até 2023. As empresas que mais contratam são as do ramo de serviços de engenharia e construção de edifícios. Cabe destacar que, atualmente, as regiões que mais contratam são Sul e Sudeste, devido à grande presença industrial.

Muitos estudiosos creditam esse crescimento à expansão das grandes cidades. Logo, essa expansão traz consigo a necessidade de cuidados com a sustentabilidades e soluções que não agridam o meio ambiente. Portanto, é papel do engenheiro ambiental zelar para que essas novas construções sejam “saudáveis”, respeitando a geografia de cada lugar.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o novo marco legal do saneamento básico. Segundo esse marco, a prestação de serviços no setor de saneamento básico deve se universalizar até 2033. Sendo assim, muitas vagas de trabalho ainda vão se abrir na área, oferecendo oportunidades a antigos e novos profissionais.

Áreas de atuação

O engenheiro ambiental pode atuar em qualquer área que esteja direta ou indiretamente ligada ao meio ambiente. Assim, ele pode trabalhar em empresas públicas ou privadas ligadas às áreas de saneamento, manejo ambiental, saúde pública e gestão de águas. Outras áreas de atuação incluem:

– abastecimento e tratamento de água;

– esgotamento sanitário;

– tratamento de esgoto industrial;

– drenagem urbana;

– controle da emissão de poluentes;

– resíduos sólidos (urbanos e industriais);

– estudo de impacto ambiental;

– recuperação de áreas contaminadas e degradadas;

– planejamento ambiental;

– reuso de águas;

– bioprocessos e biotecnologia;

– geoprocessamento;

– fontes de energia renovável;

– emissão de licenças para obras e construções;

– implantação de tecnologias limpas de produção;

– preservação do meio ambiente através do planejamento, manutenção, administração e coordenação de estações de tratamento de esgoto, descarte de lixo e distribuição de água;

– avaliação  do impacto de obras no meio ambiente;

– uso de tecnologias para desenvolver técnicas de preservação ambiental.

Possibilidades de carreira

Especificamente na área pública, esses são alguns dos órgãos onde engenheiros ambientais podem ser encontrados: Secretarias de Recursos Hídricos (SRH), Companhias de Saneamento, Agência Nacional de Águas (ANA), Serviços Autônomos de Água e Esgoto e Agências Reguladoras. Quanto aos órgãos que cuidam da legislação e fiscalização, destacam-se as Secretarias Estaduais e Municipais do Meio Ambiente, o IBAMA e o Ministério Público.

Dentro das áreas de atuação que citamos no item anterior, existem várias possibilidades de carreira. Vamos falar sobre algumas delas:

– Ciclo de vida: sua função é analisar os impactos dos produtos e processos no meio ambiente.

– Controle de poluição: fiscaliza a emissão de poluentes nas empresas, assim como trabalha para reduzi-la.

– Energia: estuda a energia e a relação da mesma com o meio ambiente, sobretudo os impactos causados.

– Planejamento e gestão ambiental: envolve todos os planos e estratégias para a preservação do meio ambiente.

– Pesquisa: produção de pesquisas, redação de artigos e outros estudos voltados para pesquisas acadêmicas.

– Recuperação de áreas: atua em áreas onde a devastação infelizmente já ocorreu, com o objetivo de recuperá-las.

– Recursos hídricos: área da sustentabilidade e da preservação voltada especificamente aos recursos hídricos e à qualidade da água.

– Resíduos sólidos: aqui o alvo do profissional será o descarte consciente e ecológico de diversos materiais.

– Saneamento: área que cuida da organização e manutenção das redes de tratamento de esgoto, de captação de água e drenagem.

Remuneração média

A remuneração de um engenheiro ambiental está na média de R$6.612,25 com jornada de trabalho de 42 horas semanais. Esses dados são de pesquisas realizadas pelo Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Essa mesma pesquisa ressalta que o perfil desse profissional são homens, com média de 33 anos. Vamos conferir a média salarial nos 5 estados que pagam melhor no país:

Rio de Janeiro – R$ 8.329,39 (R$ 40,03 / hora)

Piauí – R$ 7.845,63 (R$ 35,66 / hora)

São Paulo – R$ 7.827,95 (R$ 37,17 / hora)

Minas Gerais – R$ 7.613,73 (R$ 36,15 / hora)

Distrito Federal – R$ 7.424,34 (R$ 34,48 / hora)

Quando considerados os requisitos, o porte da empresa a e o nível hierárquico do profissional, os valores ficam em:

Microempresas – R$ 6.279,89 (Júnior) / R$ 6.704,07 (Pleno) / R$ 7.439,89 (Senior)

Pequenas – R$ 6.320,99 (Júnior) / R$ 6.745,17 (Pleno) / R$ 7.480,99 (Senior)

Médias – R$ 6.932,71 (Júnior) / R$ 7.356,89 (Pleno) / R$ 8.092,71 (Senior)

Grandes Empresas – R$ 7.162,85 (Júnior) / R$ 7.587,04 (Pleno) / R$ 8.322,85 (Senior)

Dia a dia do engenheiro ambiental

O curso de Engenharia Ambiental está inserido, no Ministério da Educação, dentro da área Geral de Engenharia. Sendo assim, o engenheiro ambiental é responsável por desempenhar o “controle sanitário do ambiente, captação e distribuição de água, tratamento de água, esgoto e resíduos, controle de poluição, drenagem e higiene e conforto de ambiente”. Assim, são suas funções cotidianas as seguintes atividades:

– Supervisão, coordenação e orientação técnica;

– Estudo, planejamento, projeto e especificação;

– Estudo de viabilidade técnico-econômica;

– Assistência, assessoria e consultoria;

– Direção de obra e serviço técnico;

– Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;

– Desempenho de cargo e função técnica;

– Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;

– Elaboração de orçamento;

– Padronização, mensuração e controle de qualidade;

– Execução de obra e serviço técnico;

– Fiscalização de obra e serviço técnico;

– Produção técnica e especializada;

– Condução de trabalho técnico;

– Execução de desenho técnico.

É importante ressaltar que, no dia a dia, o engenheiro ambiental lidará não apenas com aspectos técnicos. Assim, fará parte da sua rotina, muitas vezes, o trabalho em equipe com outros profissionais. Portanto, é uma profissão que envolve muito o trabalho de equipes multidisciplinares.

Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Engenharia Ambiental, veja mais na Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.