InícioDicasMercado de trabalhoCarreira de sucesso: o que é e como alcançá-la?

Carreira de sucesso: o que é e como alcançá-la?

Uma das maiores preocupações de quem está ingressando no mercado de trabalho é como construir uma carreira de sucesso. Cada indivíduo possui suas aspirações particulares, o que torna difícil e inviável criar um manual do que se deve ou não fazer. Nesse sentido, considerando a subjetividade de cada um, o presente texto buscará auxiliá-lo numa perspectiva mais real, afastando-se da tendência em estabelecer regras, reconhecendo a diversidade de perfis, de objetivos e da própria concepção de “sucesso”.

Veja bem, enquanto alguns buscam construir uma carreira a fim de obter reconhecimento no mercado, outros propendem para a criação do seu próprio empreendimento, esforçando-se para vê-lo prosperar. Da mesma forma, a muitos é prioridade a alta remuneração e o prestígio de trabalhar em uma empresa renomada, assim como, a outros, trata-se tal do tempo para si e para a sua família.

Quando compreendemos a subjetividade e a diversidade inerentes, conseguimos pensar em dicas de como alcançar a sua “carreira de sucesso particular”. Vamos lá?

O que é carreira de sucesso?

Como vimos acima, não existe uma definição exata para carreira de sucesso. No entanto, é possível apreender como a realização profissional está completamente ligada à realização pessoal. Ou seja, se você possui um alto cargo, repleto de prestígios e reconhecimento, mas não se sente realizado como indivíduo, certamente você não construiu uma carreira de sucesso. Por quê? Ora, diferentemente do que muitos pensam, ter uma carreira de sucesso não significa ter uma excelente remuneração e/ou reconhecimento. Tratam-se esses de ótimos privilégios, evidentemente. Mas não é o que te faz ter sucesso profissionalmente; para tal, é necessário que o sujeito trace metas que, ao alcançá-las, sentir-se-á realizado e feliz.

Carreira de sucesso: autoconhecimento

Tendo isso em mente, você perceberá como o primeiro passo está no planejamento daquilo que você quer conquistar na sua vida. Para isso, é imprescindível trabalhar no seu autoconhecimento, para que, posteriormente, você consiga ter lucidez nos seus planejamentos e nas suas tomadas de decisões. Se você tem dúvidas em como fazê-lo, ou até mesmo confunde o autoconhecimento pessoal com o autoconhecimento profissional, a Voomp pode te ajudar com o texto “O que é autoconhecimento profissional?”.

É importante destacar que o processo de autoconhecimento é extremamente longo e denso. Recomenda-se sempre que a pessoa busque um profissional qualificado para tal análise e acompanhamento. Dessa forma, além de alcançar o autoconhecimento, será possível reconhecer as suas inúmeras vantagens e identificar onde usá-las.

Carreira de sucesso: algumas perguntas

Sendo assim, trabalhando no seu autoconhecimento, você naturalmente terá mais facilidade em identificar diversos pontos importantes. Veja alguns exemplos:

  • o que te faz ou não feliz;
  • quais são os seus pontos positivos e quais são os seus pontos negativos;
  • como esses aspectos podem influenciar na sua carreira;
  • quais são as suas habilidades e as suas aptidões;
  • você tem afinidade com as suas habilidades e aptidões?;
  • você tem interesse em áreas as quais demandam competências que você precisa desenvolver?;
  • onde mais se encaixa o seu perfil;
  • qual é a formação mais adequada para a carreira dos seus sonhos, dentre outros.

Parecem perguntas simples, mas são mais complexas do que você imagina. Se você possui um bom autoconhecimento, certamente terá mais facilidade em respondê-las. Caso contrário, é possível que falte lucidez na hora que estiver buscando pelas respostas, podendo trazer dificuldades e questionamentos futuros.

De qualquer forma, é importante que você entenda o papel do autoconhecimento nesse processo de construção de carreira. É a partir desse recurso que você conseguirá elencar quais são as suas preferências, quais são os seus objetivos e qual é a sua prioridade. Sendo assim, você mesmo terá atribuído o seu significado particular de sucesso, podendo, agora, começar a pensar nos próximos passos para construir a sua carreira de sucesso.

Como alcançar uma carreira de sucesso?

Agora que você já entendeu como o autoconhecimento é o ponto inicial para a construção de uma carreira de sucesso, vamos pensar em outros aspectos que podem te auxiliar nessa trajetória. Para tal, falaremos sobre a importância do curso superior e sobre o networking.

Qual a importância da graduação?

Uma das mais frequentes perguntas é essa: eu preciso fazer faculdade? Porque a faculdade é tão importante? Veja bem, embora você possa conhecer pessoas que tiveram sucesso mesmo sem um curso superior, isso foge um pouco das regras. Por exemplo, se dois profissionais exercem o mesmo cargo, um graduado e o outro não, o primeiro terá uma remuneração superior em relação ao segundo.

Geralmente, o profissional com ensino superior ganha mais do que os que não fizeram faculdade. Em alguns casos, ainda, trabalham menos horas. Entende-se, portanto, além de toda carga positiva que a educação nos traz através de um curso superior, que a faculdade é um investimento. Outro ponto importante, ainda em relação à remuneração, trata-se dos maiores salários e maiores vagas em concursos públicos. Ambos são destinados exclusivamente a profissionais graduados.

Agora, o ponto mais importante é a própria educação. Já dizia Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. É por essa razão que precisamos investir nas nossas formações; para capacitarmo-nos e para transformarmos o que precisa ser transformado, e para alcançarmos o nosso sucesso particular.

Se você está no momento de escolher o curso e/ou a instituição que mais combina com o seu perfil, tenho uma excelente notícia. A Faculdade Anhanguera, a Faculdade Pitágoras e a Universidade Norte do Paraná (Unopar) são ótimas instituições que oferecem diversos cursos em preços acessíveis. Tenho certeza que você se sentirá realizado em qualquer uma destas!

Estamos quase no final e sabemos que a escolha de um curso superior é sempre uma decisão difícil. No entanto, se você escolher aquilo que te traz satisfação como indivíduo, a graduação não será apenas importante; você estará aprimorando o que te faz feliz.

Networking

Quando você tem uma boa rede de contatos, a história é outra. Numa faculdade, por exemplo, você irá naturalmente conhecer novas pessoas e construir novos relacionamentos. Muitas dessas pessoas, por sua vez, serão essenciais para o seu futuro profissional. Isso porque serão excelentes fontes de troca de conhecimentos, de apoio, de experiências e até de indicações.

Na faculdade, é importante que você frequente eventos e palestras, participe de esportes, busque se relacionar com pessoas de diferentes esferas, dentre muitos outros. Feito isso, você certamente poderá contar com muitas pessoas na sua vida pessoal e profissional.

A sua carreira!

O que acha de recapitularmos um pouco desse processo? Antes de tudo, compreendemos a subjetividade inerente a uma carreira de sucesso. Depois, ciente disso, resgatamos a importância do autoconhecimento para a sua construção. Feito isso, percebemos o próximo passo como o planejamento de metas e objetivos. Posteriormente, entendemos a importância do curso superior e, por fim, como o networking pode te ajudar nesse processo.

E aí? Está pronto para dar início à sua carreira de sucesso? Temos certeza que você conseguirá alcançá-la e será muito feliz.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.