Conseguir um estágio em marketing e propaganda pode ser decisivo para o seu futuro profissional. Por isso, é essencial saber a melhor forma de conquistar uma vaga na área. Além disso, o estágio permite que você tenha uma experiência, na prática, de como a carreira funciona e quais são as demandas do dia a dia. Além, é claro, de permitir conhecer a rotina de uma agência ou do setor de marketing da empresa.
Portanto, não deixe de procurar uma oportunidade de estágio na carreira que você pretende seguir. E aproveite para conhecer outras áreas que, talvez, ainda não conheça, mas que despertam seu interesse.
O que você verá neste artigo:
Estágio em Marketing e Propaganda
Para começar, vamos pensar no papel do estagiário. Todas as carreiras possuem a alternativa para que o aluno ingresse no mercado de trabalho através de um sistema de aprendizado chamado de estágio.
Em algumas carreiras, inclusive, há programas de estágios obrigatórios na instituição de ensino, agregando, também, na grade curricular do aluno. Já no curso de Marketing e Propaganda, não há a tradição de incluir essa etapa na grade curricular.
O estagiário de marketing e propaganda poderá procurar espaço em diversos locais. Na área de comunicação em geral, há estagiários para diversos processos. Alguns exemplos são:
- Marketing Digital
- Mídia
- Design
Mas, como conseguir uma vaga de estágio na área de marketing e propaganda? Separamos algumas dicas para você começar seu processo de procura.
Selecione as empresas de interesse
É comum que as empresas divulguem suas vagas abertas. Isso inclui, também, as posições de estágio. Portanto, assim que o aluno começar a procurar vagas de estágio, é importante que ele selecione as empresas em que gostaria de trabalhar.
Para essa lista, o aluno poderá começar pesquisando em sua própria vida. Ou seja, empresas responsáveis por produtos que ele utiliza na rotina. Outra forma de procurar possíveis empregadores é selecionando o setor de interesse. Pode ser do setor de produto, serviço, meio ambiente e outros.
Fique de olho nas redes sociais
Atualmente, muitas empresas divulgam suas vagas nas redes sociais. Desde perfis próprios, no Instagram e Facebook, até em algumas redes especializadas, como o Linkedin.
O aluno que está procurando uma vaga de estágio em marketing e propaganda pode ativar as notificações para receber as postagens feitas pelas empresas de interesse. Além disso, caso o aluno queira focar em um cargo pretendido e não em uma empresa, pode ativar alertas de novas vagas no Linkedin.
Criar a rotina de checar esses portais o informa sobre novas oportunidades o quanto antes. Assim, abrindo a possibilidade de que seu currículo seja visto logo no início do processo.
Networking
Essa palavra é muito utilizada atualmente, mas representa, também, um conceito extremamente importante. Possuir uma rede de contatos faz com que você saiba de vagas e oportunidades antes mesmo de serem anunciadas.
É costume, no mercado de marketing e propaganda, utilizar indicações de funcionários para preencher vagas. Por isso, avise aos seus amigos e colegas que está procurando por uma oportunidade.
Sites especializados
Há uma enorme variedade de sites especializados em divulgar vagas de estágio em marketing e propaganda. Além, é claro, de outras funções e carreiras. Neles, a vantagem é que poderá encontrar várias áreas contempladas.
Ou seja, se você quer entrar no mercado de trabalho através de uma posição de estágio, pode utilizar um desses sites e procurar as vagas abertas. Caso ainda não tenha definido qual área do marketing e propaganda quer seguir, pode criar outros filtros próprios para decidir. Alguns deles são proximidade de casa, salário oferecido e benefícios.
Mercado de trabalho de Marketing e Propaganda
O mercado de trabalho da área de marketing e propaganda é extremamente diverso. Isso porque essas áreas lidam com diferentes processos e etapas relacionadas a um produto ou serviço. Portanto, há várias oportunidades de colocação profissional e de estágio.
As diferenças entre o marketing e a propaganda afetam diretamente a carreira que o aluno pretende seguir. Quem procura uma área mais relacionada com a gestão de marcas, produtos e serviços, ou pretende atuar no desenvolvimento de lançamentos, provavelmente atuará no setor de marketing.
Para aqueles que pretendem se dedicar ao processo de divulgação de uma determinada estratégia, com foco em criação de campanhas, a área é a propaganda. Nesse caso, o aluno irá lidar com processos de desenvolvimento visual, com criação e entendimento de personas e análise de resultados.
Porém, é bom ressaltar que a análise de resultados pode ser feita tanto pelo profissional de marketing quanto por aquele que atua no segmento da propaganda. Inclusive, é ideal que esse relatório seja feito pelos dois, em conjunto. Dessa forma, chega-se a uma resposta mais conclusiva.
Para decidir sobre o seu estágio em marketing e propaganda, conheça mais sobre essas áreas.
Mercado de trabalho de marketing
Para aqueles que se identificam com a área de marketing, o mercado de trabalho é extremamente aberto. Isso porque é possível atuar com estratégias de marketing para uma grande variedade de segmentos.
Dentre algumas opções de local de trabalho para o profissional de marketing, temos:
- Setor de marketing em empresas
- Agências de comunicação
- Campanhas políticas
- Empreendedorismo
É claro que é possível atuar com marketing e outras instituições, mas, no geral, são nesses locais que o aluno inicia sua atividade profissional.
Mercado de trabalho de propaganda
Já para aqueles que querem seguir o caminho da propaganda, o espaço é em outros locais de trabalho. Lembrando, mais uma vez, que é possível atuar em outros locais além dos que apresentamos aqui.
O aluno que seguir o caminho da propaganda poderá atuar em:
- Agências de publicidade
- Agências de Digital
- Freelancer
- Setor de criação da empresa
A atuação do publicitário pode ser vista em muitos outros locais e setores, embora esses sejam os principais.
Curso de Marketing e Propaganda
Se você está procurando um curso de Marketing e Propaganda, precisa conhecer mais sobre essa carreira. As diferentes áreas em que você pode atuar, assim como as principais diferenças entre o marketing e a publicidade e propaganda.
Tudo isso é essencial para que a escolha seja correta e satisfatória. Lembrando sempre que nenhuma decisão precisa ser definitiva. É possível transitar entre as áreas de marketing e propaganda, assim como decidir seguir para outra carreira.
Agora que você já sabe mais sobre o mercado de trabalho e como conseguir um estágio em marketing e propaganda, chegou a hora de colocar a mão na massa. Planeje seus horários, comece a fazer suas listas e boa sorte!