InícioDicasMercado de trabalhoPor que é importante ter metas profissionais?

Por que é importante ter metas profissionais?

Para aqueles que já participaram de qualquer tipo de entrevista profissional, seja concorrendo a uma vaga de estágio ou de emprego, certamente já se deparou com a pergunta de um entrevistador: “E aí, onde você se imagina daqui a cinco anos? Quais são suas metas profissionais? Esta nem sempre é uma questão confortável, sobretudo se você não tem a menor ideia de como respondê-la.

Se assim como muitos profissionais, você também nunca tirou um tempo para refletir sobre esta questão, ou então, se respondeu a um recrutador superficialmente, sem que realmente tivesse qualquer noção de suas expectativas a longo prazo, este artigo foi feito para você. Vamos te contar o que são as metas de carreira, sua importância e o principal: como atingi-las.

O que são metas profissionais?

É comum que façamos as coisas em nossa vida sempre em função de um objetivo. Comemos para sobrevir e ter prazer por meio do paladar, nos exercitamos para ter bem-estar e mais saúde, namoramos para possivelmente nos casarmos e, nos casamos pensando em um dia termos filhos. Ok, temos as exceções, é claro!

Quando nos decidimos por um curso superior certamente temos em mente o exercício da profissão. Então, quando conseguimos nosso primeiro emprego, logo começamos a pensar em tudo aquilo que desejamos adquirir. Todos fazemos planos, desde os mais despretensiosos até os mais ambiciosos.

As metas profissionais são os objetivos que traçamos para nós mesmos no âmbito profissional. Podem ser relacionadas a função que almejamos ocupar, ou mesmo o desejo de vir a fazer parte do quadro de colaboradores de uma determinada empresa, passar em um concurso público, enfim os anseios são os mais variados e estão liberados!

Qual a importância de se estabelecer metas na carreira?

Quem não sabe para aonde vai, não reconhece quando está perdido! Logo, aqueles que não traçam metas para a vida profissional acabam acomodados desperdiçando seu potencial quando poderiam tirar mais proveito de suas habilidades e com isso colher os frutos de seus esforços.

Deixar de traçar planos e não ter um projeto profissional pode levar uma pessoa a engrossar o coro dos descontentes, e entrar para a turma daqueles que vivem reclamando do que fazem, passam os dias insatisfeitos, mas não fazem nada para mudar o rumo de suas vidas.

O conformismo leva muitos trabalhadores a desistirem dos objetivos que um dia traçaram para si, ou ainda acabarem realizando suas tarefas de forma quase mecânica, sem qualquer paixão ou motivação. Por essa razão, as metas de carreira são tão importantes. São elas que fazem com que saíamos da zona de conforto e nos inquietemos com a direção de nossas trajetórias profissionais. Este movimento nos impulsiona e principalmente, nos ajuda a ter ânimo hoje, já que sabemos muito bem onde desejamos estar amanhã.

Como definir metas profissionais?

Se você entendeu bem o que são metas e a importância delas para sua carreira, iremos te contar como fazer seu planejamento e então sair da zona de conforto. Para tanto, elegemos algumas atitudes que você pode adotar agora!

Invista em autoconhecimento

Ninguém além de você pode responder melhor à pergunta: “O que quero para minha vida profissional?” Embora esta pareça ser uma indagação fácil de responder, ela exige uma profunda reflexão. Com isso, a necessidade de conhecer-se, de avaliar-se é tão fundamental. Por isso pergunte-se:

– Quero um cargo de liderança?

– Qual é exatamente a função que desejo ocupar daqui a “x” anos

– Minha meta é empreender?

– Quero trabalhar em outro país?

– Em qual empresa quero estar em futuro próximo?

Entender quais são seus reais objetivos, tirá-los do terreno das abstrações e nomeá-los te levaram imediatamente para nossa segunda dica:

Trace um percurso

Não dá para ter se formado ontem e já ter como ambição a presidência de uma instituição. Portanto, é primordial estabelecer metas reais. Não se trata de podar seus sonhos, mas de entender que para se chegar a um determinado lugar é preciso antes percorrer um caminho. Em suma, se você quer colher as frutas, precisa saber que precisará preparar a terra, jogar as sementes, regar com água, podar os galhos e então, depois de algumas estações suas frutas estarão prontas para a colheita.

Divida seu objetivo em projetos menores. Por exemplo, para chegar a um cargo de liderança comercial, talvez,  seja necessário conhecer profundamente a área de vendas, então uma possibilidade é começar como um vendedor.

Ajuste os passos em função de sua área de atuação.

O que fazer para avançar em cada etapa?

Cada função exige uma certa qualificação e experiência. Por isso, prepara-se para estar apto a cada nova fase. Se seu objetivo é trabalhar fora do Brasil, por exemplo, necessariamente você terá de aprender o idioma do país para onde pretende se mudar, ou somente inglês, quem sabe! Essa é uma decisão baseada na razão. Você entende o requisito e se programa para cumpri-lo.

Estabeleça prazos

É claro que a vida é cheia de percalços! Os imprevistos fazem parte da rotina. No entanto, não se esse argumento como pretexto para manter-se estacionado na carreira. Pense no tempo necessário para cumprir cada uma das etapas estabelecidas tendo em vista o objetivo final! Se deseja empreender, por exemplo, reflita a respeito de quanto tempo precisará para levantar o capital necessário para montar sua empresa. Considere ainda qual a duração dos cursos que, eventualmente, precisará fazer para conhecer melhor o segmento em que pretenda ingressar.

Reprograme a rota

É possível que durante a trajetória profissional, você descubra que aquela meta estabelecida outrora não faz mais sentido para seu momento de vida. Pode ser que realizando uma pós-graduação ou mesmo estudando para um concurso na área do direito, você perceba que o que deseja mesmo é se mudar para uma fazenda no interior e se tornar um piscicultor. Sim, caro leitor, a vida nos prega muitas peças! Mas, o importante é não recuar apenas por medo ou desânimo. Se você não se sente feliz com o que faz, e se nada do que planejou faz mais sentido, “reprograme sua rota”. Estabeleça novas metas, faça uma nova faculdade, ou então aprenda qual a ração ideal para cada espécie de peixe.

As metas profissionais são importantíssimas, mas elas não devem cegar nossos olhos e nos impedir de observar o universo de possibilidades que nos cerca.

E aí, gostou deste artigo? Então leia muito mais a respeito de possibilidades de carreira no Voomp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.