InícioGraduaçãoEngenhariaTudo sobre a faculdade de Engenharia de Produção

Tudo sobre a faculdade de Engenharia de Produção

Se você está interessado na área de Engenharia, vamos te dar uma visão geral da faculdade de Engenharia de Produção.

Antes de tudo, é importante saber o que faz um bacharel em Engenharia de Produção. De modo geral, esse profissional cuida dos processos produtivos de uma empresa. Isso inclui levantamento de custos operacionais, mapeamento de processos, elaboração de procedimentos, controle de estoques, implantação e acompanhamento de indicadores etc. Tudo para aumentar a eficiência, otimizar custos e garantir a qualidade dos produtos.

Uma boa notícia é que o mercado para a Engenharia de Produção está aquecido. Como resultado, entre fevereiro de 2020 e março de 2021 houve um aumento de mais de 26% nas contratações formais dos profissionais dessa área.

A seguir, conheça tudo sobre Engenharia de Produção.

Perfil do estudante da faculdade de Engenharia de Produção

Antes de prestar o vestibular para a faculdade de Engenharia de Produção, veja se o seu perfil é compatível com as principais características do estudante dessa área.

Dominar os conhecimentos básicos em exatas

Ter raciocínio matemático e lógico é a habilidade mais básica do futuro bacharel em Engenharia de Produção.

Algumas disciplinas, como Probabilidade e Estatística, por exemplo, farão parte do dia a dia da profissão. Elas desenvolvem a capacidade de análise e interpretação de dados e informações, auxiliam na estimativa de incertezas e orientam a tomada de decisões.

Ter visão sistêmica

Essa característica é essencial, já que é reponsabilidade do engenheiro de produção aliar inovação técnico-científica ao planejamento/gerenciamento dos sistemas produtivos.

Para isso, ele deve ser capaz de entender como diferentes processos se interligam na fabricação de produtos. Desse modo, é possível cumprir o objetivo de desenvolver um item que atenda às demandas do mercado e de seus consumidores no prazo e custo adequados.

Ter visão crítica e consciência social, cultural e ambiental

No curso de Engenharia de Produção você vai aprender que faz parte da missão da área contribuir para o desenvolvimento econômico e social de um país. No entanto, é cada vez mais importante que a sustentabilidade e a preservação ambiental sejam contempladas nos projetos.

Portanto, desenvolver a visão crítica é primordial. Ela permite que o profissional identifique maneiras mais eficientes, seja no âmbito financeiro, tecnológico ou ambiental, de conduzir os processos produtivos. Além disso, o viés analítico do Engenheiro de Produção considera os hábitos, cultura e condições socioeconômicas de um local para oferecer as soluções mais apropriadas.

Saber resolver problemas

Essa é outra característica fundamental de quem quer seguir essa carreira. Afinal, resolver problemas e imprevistos será uma constante na sua rotina. E eles são dos mais variados tipos. Desde otimizar planejamentos e programar operações e estoques, até identificar e corrigir defeitos da produção.

Nesse sentido, a base sólida e ampla adquirida na faculdade de Engenharia de Produção pode ajudar muito o profissional. Isso porque nem sempre o problema será tecnológico ou logístico, mas envolverá mão-de-obra, gestão de equipes, qualidade e ergonomia. Assuntos que serão abordados ao longo do curso.

Também vale lembrar que, por vezes, as soluções vão exigir mais criatividade do que conhecimentos técnicos.

Saber falar uma língua estrangeira

Falar inglês e/ou outra língua estrangeira vale para praticamente todos os profissionais. E não seria diferente para o estudante de Engenharia de Produção.

A razão para essa exigência é simples: os softwares, manuais e treinamentos de fabricantes de equipamentos industriais geralmente são em inglês.

Além disso, em muitos casos você precisará conversar com clientes ou colegas estrangeiros (no caso de multinacionais). Provavelmente, essa comunicação também acontecerá em inglês ou espanhol.

Por fim, é importante dominar uma língua estrangeira para participar de viagens e congressos internacionais, assim como se atualizar sobre novidades da área.

Trabalhar em equipe e tomar decisões

Além dos conhecimentos técnicos, o mercado de trabalho exige do engenheiro de produção habilidades de gerenciamento, liderança e trabalho conjunto. Afinal, ele frequentemente trabalha com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais com diferentes formações e funções.

Dentro dessa dinâmica organizacional, o bacharel em Engenharia de Produção precisa desenvolver flexibilidade para lidar com divergências, críticas e questionamentos.

Tomar decisões é mais uma atribuição do engenheiro de produção. Não adianta saber operar sistemas de gestão, por exemplo, e não usar os dados de modo eficiente. A análise e leitura das informações deve sempre servir de base para uma tomada de decisão estratégica.

Ter familiaridade com ferramentas digitais

Essa é outra habilidade básica exigida de quem pretende fazer a graduação em Engenharia de Produção. Diversos processos, como desenhos técnicos, gestão de estoque, controle financeiro, gráficos e análises estatísticas são feitos no computador.

Além dos softwares específicos, como o AutoCAD, SolidWorks, PCP ou ProModel, o Excel é um dos programas usados com frequência.

Gostar de aprender

Assim como em qualquer outra carreira, a Engenharia de Produção é atualizada e modernizada constantemente. Então, se você pretende se formar bacharel em Engenharia de Produção, deve estar sempre interessado em aprender e aprimorar os conhecimentos que já adquiriu.

Não se esqueça de que esse aperfeiçoamento contínuo garante uma boa qualificação, o que terá reflexo direto sobre seu salário.

Áreas do conhecimento envolvidas

O engenheiro de produção está habilitado a identificar, corrigir e prevenir perdas de produtividade. Ele combina conhecimentos de diversas áreas para controlar custos, planejar a produção e distribuição de produtos, gerenciar suprimentos, equipes etc. De modo geral, sua atuação envolve quatro grandes áreas: pessoas, materiais, equipamentos e ambiente.

Assim, Matemática, Cálculo, Geometria e Estatística têm um peso grande para a Engenharia de Produção. Contudo, outras disciplinas de exatas, como Química e Física, são exigidas frequentemente.

Mas nem só de fórmulas e cálculos vive essa carreira. Afinal, o engenheiro de produção também lida com pessoas.

Portanto, noções básicas em Administração, Gestão de Pessoas e Comunicação Organizacional também são importantes para a área. Você terá a oportunidade de estudar essas matérias na faculdade de Engenharia de Produção.

Duração do curso de Engenharia de Produção

A faculdade de Engenharia de Produção dura cinco anos (ou seja, 10 semestres). Para concluir o bacharelado o estudante, além de cumprir a grade curricular, precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso.

A partir do 3º semestre já é possível procurar por uma vaga de estágio remunerado e não obrigatório na área. Os ramos de atuação são os mais diversos: energia, têxtil, logística, farmacêutico, metalúrgico etc.

Nos anos finais do curso, entretanto, será necessário realizar o estágio supervisionado obrigatório. Por integrar a matriz curricular do curso, ele deve ser providenciado pela faculdade e não costuma ser remunerado.

Remunerado ou não, o estágio é um período de aprendizado fundamental. Ele permite que o estudante vivencie situações reais de trabalho e aplique no dia a dia os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia de Produção. Sem contar que a experiência é essencial para desenvolver uma postura profissional.

Principais matérias de Engenharia de Produção

Em grande parte das faculdades, o currículo do curso de Engenharia de Produção segue uma estrutura semelhante. Nos dois primeiros anos, sobretudo, os alunos estudam matérias comuns a todos os cursos de Engenharia. Tais como Cálculo, Física, Álgebra, Geometria e Estatística.

Em paralelo, o estudante se aprofunda em conteúdos das ciências da Engenharia. Transferência de Calor, Mecânica dos Fluidos e Fundamentos de Termodinâmica são alguns deles.

As matérias da habilitação em Engenharia de Produção ganham mais espaço a partir do 3º ano. Até o fim da graduação o estudante verá disciplinas como Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Produto, Logística etc.

Além das matérias obrigatórias da faculdade de Engenharia de Produção, muitas instituições oferecem matérias optativas e atividades complementares. Elas podem abordar temas como Desenvolvimento de Pessoas, Orçamentos e Custos Industriais, Marketing e Eficiência Energética.

Veja as principais matérias do curso de Engenharia de Produção:

  • Administração e Economia para Engenheiros
  • Algoritmos e Lógica de Programação
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Desenho Técnico Projetivo
  • Desenvolvimento de Produto
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Engenharia de Métodos
  • Engenharia Econômica
  • Engenharia, Ciência e Tecnologia
  • Ergonomia
  • Fenômenos de Transporte
  • Física Geral e Experimental – Energia e Mecânica
  • Fundamentos de Termodinâmica e Transferência de Calor
  • Geometria Descritiva
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
  • Gerenciamento e Controle de Qualidade
  • Gestão da Produção e Manutenção
  • Gestão de Operações e Serviços
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Recursos Naturais e Energéticos
  • Gestão de Conhecimento e da Tecnologia da Informação
  • Introdução à Engenharia de Produção
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
  • Logística e Cadeia de Suprimentos
  • Mecânica dos Fluidos
  • Métodos Estocásticos
  • Métodos Matemáticos
  • Metrologia e Controle Geométrico
  • Pesquisa Operacional – Programação Matemática
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento, Programação e Controle de Produção
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo
  • Processos de Fabricação
  • Projeto de Fábrica e Instalações Industriais
  • Química e Ciência dos Materiais
  • Resistência dos Materiais
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

Quanto custa a faculdade de Engenharia de Produção

O valor das mensalidades da faculdade de Engenharia de Produção varia conforme diversos fatores. Sobretudo o período (matutino, vespertino ou noturno), localização do campus, modalidade do curso (presencial ou semipresencial, no caso de Engenharia de Produção) e qualidade da formação do corpo docente.

Além disso, outro item muito importante que influencia o valor praticado pela faculdade de Engenharia de Produção é a infraestrutura oferecida. Por exemplo, laboratórios, equipamentos e bibliotecas.

Como resultado, o preço médio fica em torno de R$ 1.100,00.

Veja as mensalidades em diferentes cidades do Brasil. Valores cobrados para o bacharelado no primeiro semestre de 2021.

  • PUC-Rio: R$ 4.800,00 (campus Gávea – RJ)
  • Mackenzie: R$ 3.511,00 (campus Higienópolis – SP)
  • Centro Universitário Mauá: R$ 3.276,00 (campus São Caetano do Sul – SP)
  • Unisinos: R$ 2.863,00 (campus Porto Alegre – RS)
  • FEI: R$ 2.687,00 (campus São Bernardo do Campo – SP)
  • PUC-RS: R$ 2.670,00 (campus Porto Alegre – RS)
  • PUC-SP: R$ 2.530,00 (campus Consolação – SP)
  • Unimep: R$ 2.346,00 (campus Santa Bárbara D’oeste – SP)
  • UNIFOR: R$ 1.480,00 (campus Fortaleza – CE)
  • Anhembi Morumbi: R$ 1.400,00 (campi Paulista e Vila Olímpia – SP)
  • Unime: R$ 829,00 (campus Lauro de Freitas – BA)
  • Anhanguera: R$ 859,00 (campus Chácara das Mansões/Campo Grande – MS)
  • Anhanguera: R$ 689,00 (campus Osasco – SP)
  • Pitágoras: R$ 450,00 (campus Centro/BH – MG)
  • Unopar: R$ 450,00 (campus Ilha do Governador – RJ)
  • Unic: R$ 450,00 (campus Cuibá – MT)
  • UNINOVE: R$ 300,00 (campus Vergueiro – SP)

Modalidades da faculdade de Engenharia de Produção

De modo geral, existem duas modalidades para a graduação em Engenharia de Produção: presencial e semipresencial. Nesse último caso, os cursos são ofertados na modalidade EaD, mas têm parte da carga horária presencial.

Com a pandemia, o esquema semipresencial tem sido a melhor opção para muitos alunos. Nesse modelo, a ida ao campus acontece ocasionalmente, dependendo da aula ou do projeto a ser desenvolvido.

Contudo, a escolha do modelo mais conveniente depende da rotina de cada estudante e do quanto ele pode investir na faculdade de Engenharia de Produção. Isso porque o ensino a distância (EaD) costuma ter mensalidades mais baratas do que as da modalidade presencial.

De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância, enquanto a maioria das graduações presenciais tem mensalidades na faixa de R$500,00 a R$2.000,00, os cursos EaD praticam valores entre R$ 250,00 e R$ 500,00.

O EaD também pode ser uma boa pedida para quem prefere mais flexibilidade na hora de estudar e não quer (ou não pode) gastar com deslocamento e alimentação. Clique aqui e saiba tudo sobre o curso de Engenharia de Produção EaD.

Já o ensino presencial tem dias e horários fixos. Em contrapartida, o estudante pode interagir com os colegas, tirar dúvidas com os professores e aproveitar a infraestrutura do local, como bibliotecas e laboratórios, para estudar e fazer trabalhos.

Para quem se interessa pelo sistema EaD ou semipresencial, é importante conhecer a plataforma de ensino utilizada pela instituição. Lembre-se de que as ferramentas digitais devem facilitar o aprendizado. Ou seja, os recursos de EaD devem ser intuitivos e proporcionar uma boa usabilidade ao estudante.

Áreas de atuação

Conforme a Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO, a missão da Engenharia de Produção é projetar, implantar, operar e fazer a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos. Isso envolve pessoas, materiais, tecnologia, informação e energia.

Também é função do profissional da área “especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da Matemática, Física, Ciências Humanas e Sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da Engenharia”.

Portanto, com a formação ampla oferecida pela faculdade de Engenharia de Produção, o mercado de trabalho abre diversas oportunidades. Conheça algumas das principais frentes de atuação profissional:

  • Agroindústria;
  • Comércio;
  • Setor de energia elétrica;
  • Construção civil;
  • Consultorias de diagnóstico de processos;
  • Distribuidoras e transportadoras;
  • Empresas de automação e controle;
  • Empresas de logística;
  • Indústria metalúrgica, automotiva, mecânica, alimentícia, têxtil entre outras;
  • Instituições de pesquisa e ensino;
  • Mercado financeiro;
  • Prestação de serviços.

Opções de carreira em Engenharia de Produção

Ao longo da graduação em Engenharia de Produção, o estudante terá contato com várias subáreas do conhecimento. Conheça as principais opções de carreira que o profissional poderá seguir dentro das especializações reconhecidas pela ABEPRO.

  • Engenharia de Operações e Processos de Produção. Essa subárea concentra os projetos, operações e melhorias dos sistemas que produzem bens ou serviços. O engenheiro faz o gerenciamento estratégico dos recursos com o objetivo de atender às necessidades de qualidade, tempo e custos. Ele também desenvolve ferramentas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo.
  • Logística. Aqui a atenção do bacharel em Engenharia de Produção está voltada ao transporte, movimentação, estoque e armazenamento de insumos e produtos. Ele faz análises, projetos e gerencia processos para reduzir custos, garantir a disponibilidade do produto, assim como o atendimento dos padrões de qualidade dos clientes.
  • Pesquisa Operacional. O profissional trabalha para reduzir ou acabar com gargalos do sistema a partir de modelos matemáticos e métodos científicos. Assim, produz dados que auxiliam o processo de tomada de decisões mais efetivas.
  • Engenharia da Qualidade. O principal desafio dessa área é assegurar a qualidade dos produtos sem perder de vista a eficiência e a otimização dos processos. Para isso, o profissional realiza o planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade. Além disso, garante a aplicação de padrões de qualidade para que atendam às certificações e auditorias.
  • Engenharia do Produto. Nesta área o engenheiro de produção tem a função desenvolver novos produtos e aperfeiçoar os já existentes. Para tanto, usa diversas ferramentas e processos para projetar, planejar, organizar e executar todas as atividades estratégicas e operacionais envolvidas no ciclo de vida dos produtos. Ou seja, desde sua concepção e lançamento, até a retirada do mercado.

Mais opções de carreira

  • Engenharia Organizacional. O profissional usa conhecimentos ligados à gestão eficiente das organizações. Entre eles, planejamento estratégico e operacional, arranjos produtivos, avaliação de desempenho organizacional, gestão dos sistemas de informação etc.
  • Engenharia Econômica. Esse ramo utiliza técnicas matemáticas para estimar e avaliar resultados econômicos, bem como analisar custos, investimentos, riscos e processos econômico-financeiros em geral.
  • Engenharia do Trabalho. Este campo da Engenharia de Produção tem a função de projetar, implantar e avaliar o ambiente, as tarefas e os sistemas de trabalho. O objetivo é zelar pela qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física dos colaboradores. Nesse sentido, são usados fundamentos de Ergonomia, Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos de Acidentes do Trabalho.
  • Engenharia da Sustentabilidade. Elaboração de planejamentos, medidas e políticas para que empresas usem recursos naturais de maneira sustentável em seus sistemas produtivos. Ou seja, destinar e tratar adequadamente os resíduos resultantes da produção, buscar eficiência energética, uso racional da água, reciclagem etc.
  • Educação em Engenharia de Produção. No segmento acadêmico o engenheiro de produção pode atuar formando professores e elaborando os planos didático-pedagógicos do bacharelado em Engenharia de Produção. Adicionalmente, pode desenvolver e aperfeiçoar metodologias e meios de ensino e aprendizagem.

Aproveite e conheça áreas da Engenharia de Produção que estão em alta! Veja também 7 áreas promissoras e os segmentos que têm falta de profissionais.

Dia a dia do Engenheiro de Produção

Conheça algumas das principais tarefas executadas pelo bacharel em Engenharia de Produção em sua rotina diária:

  • Garantir que a quantidade planejada de determinado produto seja entregue no prazo estipulado;
  • Manter os processos produtivos organizados e funcionando em sincronia;
  • Fazer o controle de indicadores de produção (eficiência da área e das máquinas, produtividade, dados de retrabalho e perdas produtivas etc.);
  • Cuidar de indicadores de segurança;
  • Supervisionar parâmetros de qualidade;
  • Realizar a gestão de equipes.

Salário médio do bacharel em Engenharia de Produção

Um engenheiro de produção ganha em média R$ 7.800,00 no Brasil para uma jornada de 43 horas semanais. Segundo dados do portal Salario.com.br e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o piso salarial para essa carreira é de R$ 7.000,00. Em contrapartida, o teto salarial é de cerca de R$ 16.000,00.

A média salarial aferida pelo CAGED se aproxima da projeção do Vagas.com, que é de pouco mais de R$ 7.500,00. Em contrapartida, no site Glassdoor, que reúne informações salariais divulgadas pelos próprios funcionários das empresas, a média é de R$ 8.166,00.

No setor público a remuneração média do bacharel em Engenharia de Produção é de cerca de R$ 10.300,00, 24% maior do que no setor privado.

Salário Mínimo Profissional

De acordo com a Lei Federal 4950-A/66, de 22 de abril de 1966, engenheiros, arquitetos, agrônomos, químicos e médicos veterinários têm direito ao Salário Mínimo Profissional (SMP), um piso salarial específico.

Ele é calculado da seguinte maneira: se a jornada de trabalho é de seis horas, o piso salarial deve ser de seis salários mínimos. Se a jornada é de oito horas, devem ser pagos ao menos oito salários mínimos e meio.

Assim, em 2021, considerando o salário mínimo de R$ 1.100,00, o piso salarial do engenheiro de produção pode ficar entre R$ 6.600,00 e R$ 9.350,00.

Entretanto, apesar de previsto em lei, nem sempre esse cálculo é respeitado. Fatores como região do País e experiência do profissional costumam ter mais peso na definição do salário de um bacharel em Engenharia de Produção.

No setor público, por outro lado, o SMP costuma ser adotado com mais frequência.

Salários e progressão de carreira

A média salarial da Engenharia de Produção evolui conforme a experiência do profissional e o tamanho da empresa na qual ele trabalha.

Primeiro, vamos ver quanto ganha um engenheiro de produção recém-formado. Nessa carreira os trainees, ou seja, recém-formados com até dois anos de experiência, recebem valores que vão de R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00.

O salário inicial de um bacharel em Engenharia de Produção de nível júnior, ou seja, com até quatro anos de formado, vai de R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00, dependendo do porte da empresa.

Um engenheiro de produção de nível pleno, com até seis anos de carreira, pode receber mensalmente entre R$ 5.000,00 e aproximadamente R$ 9.000,00.

Já o salário de um engenheiro de produção sênior, que tem até oito anos no exercício da profissão, fica entre R$ 6.500,00 e R$ 11.000,00.

Por fim, a remuneração dos profissionais master, com mais de oito anos de carreira, parte de aproximadamente R$ 8.000,00 e pode atingir o teto salarial médio de R$ 16.000,00.

Segundo o Guia Salarial 2021 da Robert Half, empresa especializada em Recrutamento e Seleção, existe alta demanda pelos engenheiros de produção que contam com especializações e certificações. Eles podem ganhar salários entre R$ 7.500,00 e R$ 11.250,00, dependendo do porte da empresa.

Já os profissionais que possuem um conjunto de habilidades diferenciadas, difíceis de encontrar no mercado, podem receber entre R$ 11.750,00 entre R$ 17.600,00 por mês.

Remuneração média por setor

A carreira em Engenharia de Produção tem alta empregabilidade. Logística, pesquisa operacional, energia, telecomunicações, exploração de petróleo e gás, agroindústria e construção civil, por exemplo, são alguns dos segmentos de atuação.

Assim, de acordo com o segmento da empresa, o salário de um bacharel em Engenharia de Produção pode ter uma média maior ou menor. Confira os ramos de negócio que oferecem os valores mais altos.

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural : R$ 11.663,00
  • Serviços de escritório e apoio administrativo: R$ 9.400,00
  • Obras de montagem industrial: R$ 8.990,00
  • Serviços de engenharia: R$ 8.950,00
  • Fabricação de fogões, refrigeradores e máquinas de lavar e secar para uso doméstico: R$ 8.235,00
  • Fabricação de automóveis, camionetas e utilitários: R$ 8.220,00

Quer mais informações sobre salário? Clique e saiba tudo sobre as médias salariais de um engenheiro de produção, tanto no interior quanto nas grandes cidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.