InícioGraduaçãoEngenharia5 dicas para encarar o curso de Engenharia Elétrica

5 dicas para encarar o curso de Engenharia Elétrica

A Engenharia é uma área super estimada – e com razão. A remuneração e as áreas de atuação são atrativas, assim como as possibilidades de crescimento na edificação da carreira.

Continue a leitura e descubra 5 dicas para encarar o curso de Engenharia Elétrica.

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

Antes de mais, só é possível fornecer dicas quando se conhece o assunto. Assim, conheça um pouquinho da graduação em Engenharia Elétrica.

A Engenharia Elétrica é um ramo da Engenharia que exige o bacharel do profissional. Também, pode ser um curso de pós-graduação. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todos os cursos de Engenharia devem ser compostos por núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.

O curso bacharelado tem uma duração média de 5 anos, e neste período, o aluno deverá realizar um estágio obrigatório de 160 horas no mínimo, e muito provavelmente, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ademais, a grade curricular, percorre desde temáticas sociais e ambientais, mas também muitos cálculos. Especialmente cálculos. Por fim, grave isso em sua memória: gostar de Matemática, Física e Química é absolutamente necessário, assim como um bom raciocínio lógico.

Dica 1: prepare-se para o vestibular de Engenharia Elétrica

Os cursos de Engenharia são bastante concorridos e disputados. E, a procura pela Engenharia Elétrica cresce exponencialmente, devido às demandas no mercado de trabalho.

Assim, preparar-se para a realização de uma boa prova é fundamental. Os vestibulares podem ser em faculdades públicas ou privadas, e cada um deles tem suas especificidades, contudo, de modo geral, algumas exigências são básicas em todos.

Desse modo, considera-se exigência básica os conhecimentos de todas as disciplinas do Ensino Médio. É. Todas elas. Mas, fique atento com o seguinte fator: em alguns vestibulares, as disciplinas relacionadas com o curso selecionado, podem ter um peso maior.

Neste contexto, ao escolher alguma área de Engenharia, é fundamental que você tenha um feeling para exatas. Ter sido um bom aluno, ou ao menos interessado, nas disciplinas de Física, Matemática, Geometria e Química podem ser um diferencial nos estudos prévios e na realização da prova.

Edital

Ao tratar do quesito vestibular, leia o edital com total atenção para conhecer a dinâmica de pontuação e as obrigatoriedades. Assim como documentações necessárias para realização da prova. Fique sempre atento!

Invista nos seus pontos fortes

Acredita-se que, se você irá tentar ingressar em um curso de Engenharia Elétrica, presume-se que você manda bem em exatas. Assim, se você não é tão bom assim em Geografia, não dedique horas a fio nesta disciplina.

Por fim, aposte nos seus pontos fortes, ainda mais se eles tiverem peso maior na pontuação.

Redação

A pontuação das questões é bem importante, mas, fatalmente a redação também é protagonista. Geralmente, a banca separa uma porcentagem da pontuação total só para a redação, assim, não deixe de estudar português.

Normalmente, o gênero cobrado é o dissertativo-argumentativo e o texto deve ser produzido com o uso da norma culta. E, por fim, para uma boa produção textual, tem de ter repertório. Leia muito, assista jornal e ouça podcasts.

Dica 2: aqui você já é um graduando. E agora?

Ingressou na faculdade de Engenharia Elétrica? Agora é hora de dar conta do recado.

Primeiro passo para um graduando preparadíssimo é: garimpar os sebos da sua cidade. Pegue a lista de materiais, liste cuidadosamente os livros fundamentais e vá garimpar.

Comprar livros usados, para além de ecologicamente correto, poupa o seu dinheiro. E, diga-se de passagem, será necessário separar uma renda para suprir algumas necessidades ao longo da graduação, seja com materiais, impressões, lanches, etc.

Dica 3: organização é tudo

Ter uma rotina bem organizada é super necessário para sair-se bem ao longo da graduação. Dessa forma, use e abuse de qualquer ferramenta que possa te ajudar.

Atualmente, existem ótimos planners na papelaria que podem auxiliar na construção de uma rotina de estudos organizada e que coexista com a sua vida pessoal. Mas, claro, isso se você for uma pessoa que gosta de papel e caneta.

Ademais, existem outros tantos aplicativos que podem te ajudar. Use agendas virtuais, aplicativos com lembrete para alertar as suas tarefas. Crie estratégias e faça planejamentos semanais.

Dica 4: faça o estágio quanto antes

Como mencionado, o bacharelado em Engenharia Elétrica exige 160 horas de estágio obrigatório. Dessa forma, para manter a mente sã diante de tantas atividades, procure realizar o estágio nos primeiros semestres da faculdade.

Assim, você poderá com calma, realizar todas as burocracias e relatórios que envolvem o estágio, assim como absorver o melhor possível, os aprendizados.

Ainda, essas 160 horas obrigatórias são o tempo mínimo, ou seja, nada te impede de fazer outros estágios depois que cumprir a obrigatoriedade do MEC.

Por fim, você pode experimentar possibilidades e vertentes distintas da Engenharia Elétrica. Quanto mais repertório e experiência, melhor.

Dica 5: não deixe sua vida pessoal de lado

Agora, chegou o momento de listar as suas prioridades e prazeres. Haja visto que uma das suas prioridades deve ser sim, a graduação. Mas, banalizar as demais coisas da sua vida, pode ser um erro justamente na sofisticação dos seus aprendizados.

Crie, de verdade, uma lista do que é importante para você e tente encaixar no seu cotidiano. Seja vigilante consigo e não desdenhe o seu divertimento.

Você gosta de esporte? Reserve 30 minutos para realizar sua atividade física preferida, ao menos três vezes na semana.

Gosta de cinema? Veja ao menos um filme. Separe algumas horas cinéfilas para si.

Por fim, inclua as coisas que você gosta de fazer no seu planejamento. Lembra da dica 3? Então, o planejamento serve não só para as obrigações, mas também para incluir diversão e momentos de relaxamento.

E, aí? Gostou do nosso artigo? Conte-nos através dos comentários qual dica você achou mais bacana e quais delas já fazem parte da sua vida.

Confira também os conteúdos abaixo e fique por dentro de tudo sobre a área de Engenharia Elétrica:

Como funciona o estágio na Engenharia Elétrica?

Qual é a grade curricular de Engenharia Elétrica?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.