InícioGraduaçãoEngenhariaQuais as vantagens de cursar Engenharia Elétrica semipresencial?

Quais as vantagens de cursar Engenharia Elétrica semipresencial?

Bacharelado, licenciatura, tecnólogo, presencial e a distância: existem diversos cursos e modalidades disponíveis nas melhores instituições de ensino do país. Entre essas opções, temos o curso de Engenharia Elétrica.

Atualmente, é possível estudar Engenharia Elétrica de duas formas: uma na modalidade presencial e outra na modalidade semipresencial. Para esse último caso, quais seriam as vantagens? Descubra aqui neste artigo da Voomp!

Quais as vantagens de cursar Engenharia Elétrica semipresencial?

Com aulas tanto presenciais quanto a distância, o bacharelado semipresencial de Engenharia Elétrica é um curso muito procurado nos últimos anos. Sua dinâmica em oferecer e manter aulas em uma plataforma em nuvem, que podem ser acessadas a qualquer hora, é seu diferencial. Assim como em tudo que é virtual, o EAD permite mais liberdade aos estudantes no momento de frequentar uma universidade.

Além disso, existem dezenas de vantagens quando falamos em educação a distância (EAD)/semipresencial. Confira algumas dessas vantagens e veja como isso pode ajudar você a decidir por ingressar em uma faculdade como essa:

  • Flexibilidade de horários e localização;
  • Mensalidades mais em conta;
  • Ferramenta de inclusão social;
  • Democratização do ensino;
  • Mesma qualidade do curso presencial;
  • Necessidade de gestão do tempo;
  • Utilizada adequadamente, permite uma reeducação do estudante quanto à disciplina e comprometimento;
  • Trocas entre pessoas e culturas de todos os lugares do Brasil;
  • Acesso aos professores e coordenadores de forma mais dinâmica;
  • Contato com novidades do mercado de trabalho;
  • Grades de ensino atualizadas;
  • Possibilidade de aprender de forma mais rápida;
  • Aulas mantidas e salvas em um ambiente de nuvem;
  • Facilidade de acesso independente do local onde o aluno esteja;
  • Ensino multidisciplinar.

Logo, agora que você conferiu as vantagens da modalidade semipresencial, fica evidente que o curso de Engenharia Elétrica é mais que completo. Não é mesmo?

Antes de seguir com as informações sobre o curso de Engenharia Elétrica e sua modalidade semipresencial, destacamos a característica de ensino multidisciplinar dessa faculdade. Você sabe o que isso significa?

Como assim? O que é um curso multidisciplinar?

Em poucas palavras, uma graduação em Engenharia Elétrica deve formar profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho. Logo, não basta entender tudo de circuitos, projetos de eletricidade de casas ou grandes estruturas, você precisa entender do mundo dos negócios. Afinal, quando você estiver trabalhando  na área, surgirá aquele momento importante de compreender como funciona a empresa do seu cliente.

Em resumo, o futuro engenheiro elétrico precisa entender de negócios, marketing, inovação e as suas aplicações, gostar de tecnologias, cultura digital, design thinking, etc.

Portanto, entender de Ciências Exatas e todas as aplicações da eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo não fará de você um profissional capacitado para o mercado.

Enfim, preste atenção à pluralidade de conhecimentos oferecidos por essa graduação. Afinal, pessoas técnicas demais apresentam dificuldades de se adaptar a empresas, clientes e ao mercado de trabalho.

O que são as DIs dentro do curso de Engenharia Elétrica semipresencial?

Em resumo, o aluno cursa a faculdade de Engenharia Elétrica semipresencial dividindo seu tempo entre a frequência nas aulas das unidades de ensino e os conteúdos acessados no modo online. Entre as faculdades que oferecem essa modalidade semipresencial da faculdade de Engenharia Elétrica, estão:

  • Anhanguera
  • Pitágoras 
  • Unopar

Assim, nas unidades de ensino, o aluno aproveita o suporte dos professores e o convívio e a troca de experiências com sua turma. Além disso, pode usufruir de toda a infraestrutura para realizar as atividades teóricas e as aulas práticas do seu curso. Nesses casos, são disponibilizadas as salas multimídia, laboratórios e bibliotecas. Tudo isso é comum em todas as graduações ligadas às Engenharias.

Além disso, o aluno também cumpre uma parte de sua grade por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs. Segundo informações retiradas do site da universidade Anhanguera, “as DIs preparam o estudante para a realidade do mercado de trabalho, já que a maioria das empresas exige domínio de tecnologias em treinamentos e apresentações online”.

Portanto, são disciplinas aplicadas através de uma plataforma simples e completa, de web-aulas e material didático digital, feitos para uma aprendizagem dinâmica e acessível em ambiente virtual. Consequentemente, uma DI fornece um diferencial para o aluno que busca flexibilidade para montar seus próprios horários e conciliar os estudos à sua rotina.

Definitivamente, podemos somar a presença da DI como mais uma das vantagens em fazer o curso de Engenharia Elétrica semipresencial.

Agora você já viu o quanto um curso semipresencial é cheio de vantagens, com destaque para o preço e a forma dinâmica de ensino. Contudo, finalmente chegou o momento de entender mais sobre o perfil do estudante de Engenharia Elétrica e futuro profissional.

Quem pode ingressar no curso de Engenharia Elétrica semipresencial?

Primeiramente, informamos que você pode ingressar na faculdade de Engenharia Elétrica de diversas formas: vestibular presencial ou online, Prouni, transferência entre universidades, entre outras opções.

Porém, quando você está procurando uma graduação que vai ser o seu grande passo para o futuro, é importante entender como o seu perfil se encaixa junto a essa área de trabalho. 

Habilidades recomendadas a um futuro engenheiro elétrico

Definitivamente, um engenheiro elétrico deve gostar de resolver problemas e elaborar projetos concretos. Mas, para isso, ele precisa demonstrar familiaridade com Ciências Exatas e outras áreas afins.

Portanto, tenha conhecimento de algumas habilidades que serão sempre exigidas dos estudantes da área:

  • Facilidade com números, cálculos e fórmulas;
  • Manter-se atualizado com o mercado, tecnologias e tendências da área;
  • Buscar conhecimento sempre;
  • Fazer networking a todo momento;
  • Traçar objetivos e ter foco;
  • Ser resiliente.
  • Possuir bom raciocínio lógico;
  • Apresentar boa comunicação oral e escrita;
  • Disciplina e concentração;
  • Trabalhar bem em equipe;
  • Possuir conhecimentos de inglês.

Curso superior EAD, semipresencial, remoto ou híbrido?

Antes de mais nada, todo o curso que é oferecido a distância tem como objetivo manter a qualidade do ensino superior tradicional presencial.

Modalidades EAD são consideradas hoje a grande solução de ensino para pessoas com horários nem sempre flexíveis e com rotinas muitas vezes corridas. Além disso, o ensino remoto democratiza o acesso à educação por todo o Brasil.

Em suma, essa modalidade permite que diversas pessoas tenham condições de estudar um bacharelado, em qualquer área, apenas com acesso à internet.

É a maravilha da tecnologia sendo utilizada de forma positiva para formar profissionais qualificados, em qualquer época do ano e pelos quatro cantos do Brasil.

Leia mais:

Conheça os cursos da Academia Tech

Como escolher a melhor faculdade EAD

Como aproveitar melhor a faculdade EAD

Quais as áreas de atuação da Arquitetura de Dados?

Qual é a duração do curso de Desenvolvimento Back-end?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.