InícioGraduaçãoEngenhariaO que a Engenharia Mecânica proporciona ao estudante?

O que a Engenharia Mecânica proporciona ao estudante?

O curso de Engenharia Mecânica é um dos mais procurados e concorridos entre as engenharias. Com mercado de trabalho aquecido, o estudante que opta pela graduação de engenheiro mecânico encontra muitas possibilidades de carreira.

Contudo, mesmo que tenha concluído o curso, juntamente com o diploma, os diferenciais são importantes, como idiomas e conhecimento de tecnologia. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre este curso e as possibilidades da área.

Engenharia mecânica: o que é na prática?

De fato máquinas, motores, sistemas mecânicos estão por todo lugar e fazem parte do nosso cotidiano de alguma forma.  Diante disso, o engenheiro mecânico cria projetos, participa da elaboração, da análise, da manutenção e operação de todos os sistemas mecânicos

Em virtude de uma grande necessidade deste profissional no mercado de trabalho, um bom curso prepara o estudante para todas essas funções. 

Além disso, o engenheiro mecânico pode atuar como consultor em projetos e demais assuntos pertinentes a sua área.  Veja algumas funções mais detalhadas que um engenheiro mecânico exerce:

  • gestão de equipes;
  • elaboração de ferramentas, peças, máquinas e afins;
  •  manutenção de máquinas e equipamentos em geral;
  • testes em motores, máquinas e demais produtos;
  • melhoria de sistemas;
  • pesquisas relacionadas a área;
  • controle de qualidade.

Seja como empregado ou empreendedor, o estudante que opta pela Engenharia Mecânica possui vasta opção de escolha de carreira. Certamente alguns preferem atuar diretamente em fábricas, em projetos e manutenção de máquinas. Outros escolhem aliar o curso à área comercial, por exemplo, na venda técnica de equipamentos. 

O momento da escolha do curso

A Engenharia Mecânica é classificada como bacharelado e sua duração é em torno de cinco a sete anos. Com o intuito de preparar bem o aluno, a carga horária tende a ser intensa. Além disso, é voltada em grande parte para as Ciências Exatas. Certamente, você, como estudante, terá muitas disciplinas envolvendo Física e Matemática, além de disciplinas de processos produtivos e industriais. A princípio, também há matérias envolvendo questões de manutenção, administração e gestão da produção.

Em conclusão, é importante ter afinidade com as Exatas para ter maior engajamento durante o curso. Justamente porque grande parte da grade se relaciona com matérias que envolvem Matemática e/ou Física.

Juntamente com as disciplinas da graduação, o aluno deve submeter-se ao estágio supervisionado de acordo com a carga horária estipulada na grade curricular.  O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também é necessário para conquistar o diploma. Ambos ocorrem mais para os semestres finais do curso.

A modalidade semipresencial para o curso de Engenharia Mecânica já é realidade em algumas faculdades e universidades. Dessa forma, o aluno assiste presencialmente as aulas em dias específicos e o restante do tempo de forma online.

Mercado de trabalho para engenheiro mecânico

Aquele estudante que opta pela faculdade de Engenharia Mecânica encontra um mercado de trabalho promissor. As empresas já recrutam talentos durante o curso, por meio da oferta de estágios. No intuito de reter os futuros engenheiros, preparam os estudantes para uma provável efetivação após a graduação. Ao mesmo tempo que um estagiário aprende na prática, está caminhando rumo a uma construção de carreira. 

De fato, a remuneração do engenheiro também é um atrativo nessa profissão. Embora haja fatores diversos que influenciam o valor, o salário médio de quem termina o curso de Engenharia Mecânica é de R $7.630,00. No entanto, um estagiário recebe uma bolsa-auxílio que parte de R$ 1.300,00, chegando até R$ 3.000,00.

Mas, e onde procurar vagas? Algumas universidades possuem convênios com empresas justamente para que as instituições captem talentos. Assim como os futuros engenheiros buscam uma colocação, as organizações necessitam de colaboradores qualificados.

Dessa maneira, há alguns sites voltados unicamente para estágios, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).  Eventualmente, por meio do Linkedin também é possível encontrar estágios.  É interessante também procurar as oportunidades para os formados em Engenharia Mecânica. Assim, você pode se preparar mais de tal forma que, quando estiver com o diploma na mão, conquiste as vagas mais atraentes.

Como se destacar ou empreender na área?

Que tal ter alguns diferenciais e aumentar as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho? A Engenharia Mecânica está atrelada ao aprendizado de idiomas. Isso vale para desde leitura e interpretação de manuais até relações internacionais que a profissão proporciona.

Em outras palavras, há oportunidades de ganhar um destaque quando o estudante domina outra língua. Dessa forma, o engenheiro agrega no currículo e aumenta as chances de conseguir as melhores vagas no mercado.

O curso de Engenharia Mecânica proporciona ao estudante uma visão de como irá atuar no mercado e suas possibilidades. Porém, há competências importantes que o aluno deve procurar desenvolver por si próprio. Em síntese, seria, além do conhecimento em idiomas, a tecnologia, colaboração, empatia, inovação, criatividade, entre outros. 

Além disso, o curso de Engenharia Mecânica também coloca o engenheiro como empreendedor. Isso vale tanto para consultorias quanto para inovação na fabricação de soluções que envolvem máquinas, motores e equipamentos. Se o estudante achar que tem esse perfil, pode buscar recursos financeiros em bancos, investidores ou recursos próprios. Apostar na ideia e perseverar são algumas dicas importantes para quem quer empreender.

Onde cursar Engenharia Mecânica?

A graduação em Engenharia Mecânica está disponível nas melhores universidades e faculdades do país. Antes de tudo, é importante verificar e certificar-se de que a instituição de ensino está credenciada ao MEC (Ministério da Educação). Posteriormente, compare as disciplinas oferecidas, carga horária total e o valor do curso. 

A Anhanguera oferece a modalidade semipresencial. Isso vale para aqueles que moram longe do local ou que têm o cotidiano muito corrido. Além disso, nessa modalidade é possível obter redução na mensalidade.

Falando em descontos, é possível utilizar a nota do Enem para conseguir um valor mais em conta na mensalidade. Embora o Prouni e o Enem também sejam boas possibilidades, o curso de Engenharia Mecânica é disputado. Em virtude de ser uma carreira promissora, a procura é grande.

 

Pronto para ingressar no curso de Engenharia Mecânica? Então confira os maiores desafios do engenheiro mecânico na atualidade clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.