InícioGraduaçãoEngenhariaA responsabilidade social do engenheiro

A responsabilidade social do engenheiro

As relações interpessoais, bem como o ambiente de trabalho que nos cerca é de muita valia para o desempenho profissional. Pensando nisso, realizamos a seguinte pergunta, qual a responsabilidade social do engenheiro?

O mercado de trabalho tem se desenvolvido de forma muito específica no que se refere à responsabilidade social e na engenharia não é diferente.

Mas, o que é exatamente essa responsabilidade social? E como o engenheiro deve agir para haver um ambiente mais consciente e responsável?

Neste artigo de apresentamos os conceitos e comportamentos que devem ser contemplados por todos os engenheiros para essa finalidade.

O que é responsabilidade social?

A responsabilidade social tem o conceito de adoção de postura, ações, comportamentos e atitudes visando bem-estar coletivo da comunidade. Sempre tentando compreender a função de cada um no ambiente de engenharia.

A responsabilidade social traz consigo conceitos de sustentabilidade que extrapolam questões ambientais. A sustentabilidade aqui se refere a sustentar socialmente bons relacionamentos interpessoais, por exemplo.

Mais do que somente o individuo ter comportamentos adequados a vida em comunidade, é importante que ele esteja consciente que irá conscientizar terceiros.

Tudo que um individuo faz interfere direta ou indiretamente em outros aspectos de um projeto de engenharia, ou seja, o engenheiro precisa estar consciente de suas atitudes.

Problemas causados pela falta de responsabilidade social do engenheiro

O principal problema que acontece na engenharia é a comunicação ineficientemente, que provém de um modelo de trabalho repartido que não se comunica bem.

Muitas vezes esses problemas só são identificados ao final do projeto, já que a comunicação falha não permite a identificação do problema em sua origem.

Esses problemas ocorrem pela falta de engajamento das responsabilidades totais do projeto. Geralmente os trabalhadores somente verificam e interpretam suas próprias funções, sem uma visão ampla do todo.

Certamente essas questões são culturais da sociedade, mas a engenharia pode em seu “micromundo” aplicar esses conceitos para melhorar seus processos.

Os responsáveis sociais na engenharia

É papel do engenheiro ser o mediador das responsabilidades sociais em meio aos participantes do projeto. Mas ao contrário do que parece, não é somente dele essa responsabilidade.

A responsabilidade social do engenheiro vai além de suas próprias atitudes. Também é importante que os demais participantes tenham comportamentos de acordo.

As vantagens de possuir uma comunidade de trabalho no projeto com responsabilidade social é que se obterá uma estrutura muito mais sólida e segura.

É importante que os funcionários de um projeto de engenharia entendam seu papel e função, como também o produto final.

Além disso, os clientes finais do projeto, sejam eles internos ou externos também precisam compreender que o projeto de engenharia precisa de atualizações.

Uma forma simples de conscientizar todos os participantes podem seguir a seguinte sequência, por exemplo:

  • Conscientização da empresa;
  • Visão global dos líderes e gestores;
  • Reconhecimento do papel do engenheiro;
  • Definição da visão ampla do projeto;
  • Definição das funções dos funcionários do projeto;
  • Treinamentos das equipes;
  • Investimento em conhecimento dos colaboradores;
  • Conscientização dos clientes finais do projeto.

Essas etapas poderão trazer um resultado ótimo num futuro de longo prazo.

Isso porque quando há o entendimento de que o dinheiro investido não será um desperdício de recursos ao longo do projeto.

Ou seja, não haverá perdas por falta de comunicação ou conhecimento ao longo dos processos.

Benefícios de uma atuação consciente

Porque o engenheiro precisa ter responsabilidade social?

Existem três grandes motivos que levam a responder esse questionamento, são eles:

  • Economia de recursos;
  • Segurança do usuário;
  • Confiança da comunidade.

Economia de recursos

Os recursos econômicos são um pilar dos projetos de engenharia. Dessa forma, quanto menos se gastar, melhor certo?

Sim e não! Isso porque quando colocamos na ponta do lápis os recursos aplicados em um projeto de engenharia, não podemos considerar somente as cifras.

O que acontece é que quando se define o projeto, não é possível calcular com exatidão as perdas relacionadas a falta de responsabilidade social.

Então, a melhor forma de evitar essas perdas que só são identificadas ao final do projeto, é investindo em capacitações, obtendo um retorno de médio e longo prazo.

Está analogia está ligada a Lei de Sitter, que relaciona os seguintes aspectos:

  • A manutenção financeira:
  • O custo de atuação;
  • O projeto em si.

De acordo com essa lei, é muito mais fácil e mais barato a prevenção dos problemas do que a resolução deles após já terem ocorrido.

Existem etapas de construção dos projetos de acordo com alguns tópicos como, por exemplo:

  • Projeto;
  • Execução;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção corretiva.

Quando se analisa esses 4 aspectos é possível encontrar soluções efetivas para cada etapa dos processos do projeto, podendo ter uma previsão dos erros e custos que poderão ocorrer.

Segurança do usuário

A segurança é um dos aspectos mais importantes na engenharia, e dessa forma, o engenheiro precisa agir com responsabilidade social para impactar positivamente nesse aspecto.

Se todas as normas e protocolos forem seguidos a risca ao longo dos projetos, a probabilidade de ocorrer um problema que afete a segurança alheia é muito menor.

Estes procedimentos podem ser realizados de forma até simples. Do ponto de vista que utilizar materiais de boa qualidade e mão de obra especializada e com responsabilidade social é um grande passo para o êxito do projeto.

Quando o engenheiro trabalha de maneira responsável, ou seja, está consciente de seu papel social, ele proporciona segurança para todos seus colegas.

Confiança da comunidade

A comunidade confia quando não há problemas nos projetos!

Muitas vezes podemos verificar que os acidentes que ocorrem em obras de engenharia são noticiadas e absorvidas de forma muito negativa pela sociedade.

A melhor forma de evitar isso é buscar não buscar apenas um culpado como uma espécie de “bode expiatório”.

Geralmente, este “culpado” é sempre o engenheiro responsável.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe “um culpado” por todos os problemas de um projeto. Os acidentes geralmente acontecem por uma série de fatores que chegaram ao colapso total em algum momento.

A melhor forma de evitar que acidentes aconteçam é realizar as manutenções esperadas e estipuladas no projeto.

Para isso, os participantes precisam estar conscientes de suas responsabilidades sociais.

Quanto mais os funcionários trabalharem de forma responsável, segura e consciente, mais sua equipe se sentirá segura para realizar o trabalho bem feito.

A partir disso, a comunidade como um todo, tanto a de trabalho, como a sociedade em si, confia mais nos trabalhos de engenharia.

Dessa maneira, um engenheiro que se preocupa com a segurança é um engenheiro responsável!

Um profissional beneficiará todos os envolvidos do projeto quando pensa nos impactos como, por exemplo:

  • Impactos ambientais;
  • Impactos Sociais;
  • Impactos econômicos.

Agora que você sabe mais sobre a responsabilidade social do engenheiro, esperamos que possa aplicar esses conceitos na sua vida profissional.

Leia também nosso artigo sobre o perfil social do advogado.

Desejamos boa sorte na sua vida profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.