InícioGraduaçãoEngenhariaO que é o curso de Engenharia Química?

O que é o curso de Engenharia Química?

Atualmente, o curso de Engenharia Química ensina a ciência responsável por transformar matérias-primas em produtos para o mercado. Ou seja, é um ramo da engenharia que faz pesquisas e processos que envolvam alterações físicas e químicas nos materiais. Faz isso com o objetivo de transformá-los em produtos úteis para a sociedade.

De maneira geral, o curso de Engenharia Química tem uma duração média de cinco anos. Além disso, o curso possui todas as matérias básicas da engenharia, como Matemática, Física e Química. No entanto, há certas matérias específicas do curso que justificam a aplicação prática destes conhecimentos na indústria atual. Durante a graduação, os alunos passam a aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula nas disciplinas práticas. Estas, por sua vez, podem ser lecionadas em laboratórios. Então, há uma forte presença do estudo das reações químicas tanto dentro do laboratório quanto fora dele. Além disso, frequentemente as graduações inserem disciplinas voltadas à Biotecnologia, pois o segmento tem uma grande ligação com o trabalho de engenheiro químico.

Podemos dizer que, durante a faculdade, além de aprender a lidar com substâncias em laboratório, o profissional sai formado com as competências de criar e desenvolver bons projetos desde o início. Ao final do curso de Engenharia Química, você será capaz de elaborar novos métodos de extração focados no meio ambiente. Assim, será possível desenvolver um ambiente de produção sustentável, de maneira que busque constantemente a inovação em seus produtos desenvolvidos. Então, a pessoa que se forma nesse tipo de graduação em Bacharelado no curso de Engenharia Química terá habilitação para projetar, desenvolver e otimizar processos industriais. No entanto, para trabalhar na área, além de ser necessário o diploma, é preciso ser registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

O que se aprende no curso de Engenharia Química?

Primeiramente, um bom curso de Engenharia Química busca capacitar os estudantes para a pesquisa e análise de materiais, além da capacidade de realizar a projeção e operacionalização de processos e transformações físico-químicas. Além das matérias mais básicas como Matemática e Física, também são ensinadas disciplinas mais específicas. Algumas delas podem envolver conceitos sobre resistência, corrosão e reações químicas em materiais.

Ocasionalmente, segundo as diretrizes curriculares definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo o curso de Engenharia Química deve ser composto por conteúdos básicos, além dos profissionalizantes e específicos. Assim, a graduação permitirá que os alunos desenvolvam uma maior profundidade de habilidades, para que possam concluir uma ampla gama de projetos.

No começo, após as matérias mais elementares serem ensinadas, será possível aprender computação e design junto com outras áreas das ciências. A seguir, você estudará esses assuntos com maior profundidade, com a opção de se especializar em algum conhecimento com o qual você tenha mais afinidade. Já nos anos posteriores, você passará para aulas de laboratório mais avançadas. Nelas, realizará atividades práticas com equipamentos industriais e de grande escala. Você também irá aprender mais sobre o contexto mais amplo do curso de Engenharia Química. Isso inclui questões financeiras, éticas e ambientais, além de poder ter a oportunidade de estudar negócios, finanças e cursos de gestão.

Geralmente, os cursos de Engenharia Química são ministrados por meio de uma combinação de palestras, tutoriais, seminários, sessões práticas no computador e extenso trabalho prático no laboratório. Em paralelo, há trabalhos e atividades (individuais ou em grupo), que devem ser realizadas periodicamente com o passar dos semestres. Ademais, algumas instituições de ensino superior também oferecem o curso online. Neste modelo, são realizadas as aulas práticas em laboratório, com as atividades online realizadas em ambiente de aprendizagem.

Como está o mercado de trabalho para quem faz Engenharia Química?

Inicialmente, o mercado de trabalho para quem faz Engenharia Química é muito bom. Afinal, ele é recheado de oportunidades em diversos segmentos da indústria. Sua ampla formação permite que o engenheiro participe de todo o processo produtivo, conseguindo suprir as necessidades desde a obtenção da matéria prima até a entrega do produto final. Porém, o Brasil é um país que ainda carece de mão de obra qualificada na área. Por mais que já existam mais de 35 mil engenheiros químicos em nosso país, a demanda ainda é alta por profissionais especializados.

Mas, hoje em dia, o mercado exige muito mais do que apenas uma graduação. Em alguns casos, a especialização e o domínio de outro idioma, como o inglês, podem significar uma grande diferença no currículo. Por outro lado, uma pesquisa realizada pela consultoria Kelly Services mostrou que a Engenharia Química está entre as cinco áreas mais populares do país. Ela fica atrás apenas da Engenharia Civil, de Produção, Mecânica e Computação.

Contudo, o curso de Engenharia Química possui um diferencial entre as demais: é a que paga os maiores salários entre todas as engenharias. De acordo com o mesmo estudo, a seguir vem a Mecânica, a Elétrica, a Computação e a Civil. Além de proporcionar bastante sucesso financeiro, o setor ajuda bastante no crescimento do país. Dessa forma, um bom exemplo dela é a realização de pesquisa de melhoria de materiais para construção.

Qual é a diferença entre Química e Engenharia Química?

Em resumo, a Química e o curso de Engenharia Química lidam com a composição de substâncias, transformação de matérias-primas e análise de produtos nos mais variados setores da economia, desde a agroindústria, até empresas de tecnologia. E, por mais que ambos os conhecimentos trabalhem com o mesmo tema, o químico e o engenheiro químico atuam de formas diferentes.

No momento atual, o profissional formado em Química está constantemente em laboratórios, realizando a análise de fórmulas e realizando experiências de composições. Enquanto isso, o profissional formado no curso de Engenharia Química usa seus conhecimentos para desenvolver e supervisionar processos produtivos industriais. Sendo assim, as principais diferenças entre estes cursos são as suas áreas de atuação e remuneração no mercado de trabalho. Além disso, possuem algumas pequenas diferenças entre o tipo de graduação, duração e foco nos cursos.

Por fim, há várias instituições de ensino superior em que você poderá fazer o curso de Engenharia Química. Como dito anteriormente, ele terá duração de, em média, cinco anos, sendo oferecido no grau de Bacharelado. Suas matérias também terão um maior enfoque no estudo de processos químicos, como termodinâmica e fenômenos de transporte. Caso você tenha interesse em estudar esse curso, procure por universidades credenciadas pelo MEC e escolha sua modalidade de ensino.

Confira também o material que preparamos sobre o CST em Radiologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.