InícioGraduaçãoFonoaudiologiaConheça a grade curricular do curso de Fonoaudiologia

Conheça a grade curricular do curso de Fonoaudiologia

Se você se interessa pelo curso de Fonoaudiologia, precisa saber mais sobre a sua grade curricular. E, com uma grande variedade de disciplinas e diferentes especialidades possíveis, há muito a se saber sobre essa graduação.

Para você que quer ser um fonoaudiólogo, é importante saber que o profissional dessa área precisa ser paciente, ter um bom relacionamento interpessoal e se interessar pela área da saúde. E, também, pelo cuidado com o próximo.

Se você entende que esse é o seu perfil e gostaria de seguir na pesquisa, chegou a hora de saber mais sobre a grade curricular do curso de Fonoaudiologia. Confira nosso material!

O que é a Fonoaudiologia?

Antes de falarmos sobre as matérias que você terá acesso, vamos entender mais sobre o curso de graduação de Fonoaudiologia.

O curso é voltado para aqueles que querem atuar com linguagem e comunicação. De forma mais detalhada, o fonoaudiólogo irá tratar de eventuais problemas de fala, dicção, articulação vocal, audição e outros.

Essa profissão permite que o estudante escolha entre 11 diferentes especialidades. O Conselho Federal de Fonoaudiologia reconhece como áreas de atuação: 

  • Audiologia
  • Linguagem
  • Motricidade Orofacial
  • Voz
  • Linguagem
  • Disfagia
  • Fonoaudiologia Educacional
  • Gerontologia
  • Fonoaudiologia Neurofuncional
  • Fonoaudiologia do Trabalho
  • Neuropsicologia

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a carreira de fonoaudiologia, chegou a hora de entender melhor como será o seu processo de estudante dentro da graduação. Veremos mais detalhes sobre a grade curricular do curso de Fonoaudiologia.

Curso de graduação de Fonoaudiologia

O curso de graduação de Fonoaudiologia tem duração de quatro a cinco anos, de acordo com a grade curricular da instituição. O curso é de bacharelado, ou seja, irá preparar o estudante para o mercado de trabalho.

Ao encerrar o curso de Fonoaudiologia, o aluno estará apto para exercer a sua profissão. Mas, é necessário o registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia, o Crefono. E é preciso estar registrado para garantir o pleno exercício da profissão.

Grade curricular do curso de Fonoaudiologia

Falaremos sobre as matérias e disciplinas que o aluno terá acesso no curso de Fonoaudiologia. Lembrando que, como dissemos, o curso tem duração de 4 ou 5 anos, dependendo da instituição e do aluno.

O curso é dividido em semestres, como é usual no ensino superior. Além disso, as matérias fazem parte de quatro categorias presentes na graduação de Fonoaudiologia. Dentre as disciplinas, encontramos representantes das Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas.

Como exemplo, temos as aulas de Anatomia e Fisiologia nas Ciências Biológicas e da Saúde. E a Linguística como disciplina da área de Ciências Sociais e Humanas. Com isso, o aluno terá acesso à diversas áreas de conhecimento, o preparando para o extenso mercado de trabalho.

De acordo com o MEC, essas são as áreas exigidas na matriz curricular de Fonoaudiologia:

Ciências Biomédicas

Nessa área, é esperado que o aluno tenha acesso ao conhecimento da constituição biológica do ser humano. Além disso, o estudo dos sistemas orgânicos que fazem parte da audição e da fala e seus periféricos.

Matérias como Anatomia e Embriologia fazem parte desta categoria que compõe a grade curricular do curso de Fonoaudiologia. Para aqueles que querem atuar na área médica, essas matérias são indispensáveis.

Ciências Humanas e Sociais

O profissional dessa área lidará diretamente com o paciente e sua família. Por isso, é importante que ele tenha acesso à disciplinas que o preparem para tal atuação.

Além disso, as matérias desta categoria permitem melhor entendimento do desenvolvimento da comunicação e linguagem. E, sabendo isso, o aluno será capaz de identificar e tratar problemas nessa área. Matérias como Psicologia e Sociologia fazem parte da grade curricular.

Ciências Físicas

Para trabalhar com a área de audição, é importante ter conhecimento sobre acústica, psicoacústica e outras áreas que irão complementar e aprofundar esse aprendizado. 

O comportamento das ondas de som e a forma como nosso corpo reage a elas são outros exemplos que serão vistos nesta área de disciplinas. Para quem quer seguir atuando com problemas de audição, por exemplo, fique atento a essas matérias.

Políticas públicas

Na grade curricular do curso de Fonoaudiologia, temos matérias voltadas para as diversas possibilidades de atuação. As políticas públicas de saúde, educação e trabalho são uma importante parte deste caminho.

Com o conhecimento de ações e intervenções que vão da prevenção ao tratamento, o fonoaudiólogo será capaz de atuar de acordo com a realidade brasileira. Este profissional será capaz de exercer um papel no desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

Metodologia Científica

Etapa essencial em muitas carreiras, os fundamentos científicos e tecnológicos aplicados à pesquisa são vistos nesta categoria. O desenvolvimento de projetos de pesquisa são a melhor forma de adquirir o conhecimento.

Essa área permite que o aluno entenda, de forma prática, as evoluções tecnológicas pertinentes à área e as melhores formas de utilizá-las. Os alunos, muitas vezes, não se empenham neste segmento, mas, isso faz parte do processo de se tornar um universitário de sucesso.

Ciência Fonoaudiológica

Nesta categoria, há uma divisão entre as duas principais linhas de atuação da fonoaudiologia. Por isso, engloba uma grande quantidade de matérias:

  • Audição: nesta área, o aluno irá aprender sobre a função auditiva, alterações, adaptações de aparelhos auditivos, preservação e conservação nos distúrbios auditivos.
  • Linguagem: conhecimentos relacionados à linguagem oral e escrita, articulação, voz, motricidade oral e fluência. São abordados aspectos relativos à aquisição e desenvolvimento da linguagem.

Deontologia Profissional

Nesta área, o conteúdo possibilita uma reflexão sobre os aspectos éticos e morais da prática profissional, além de possibilitar conhecer a legislação relacionada à profissão e o código de Ética. Essas matérias devem fazer parte de todos os períodos do currículo.

Além disso, é essencial que o aluno saia do curso de graduação entendendo seu papel no mercado de trabalho, assim como sua responsabilidade na atuação junto aos pacientes e suas famílias.

Na grade curricular do curso de Fonoaudiologia, é possível encontrar, ainda, estágio obrigatório. Normalmente, esses são aplicados com a supervisão de um profissional formado e devem ser levados a sério pelos alunos.

 

Agora que você já conhece mais a fundo a grade curricular do curso de Fonoaudiologia e quer seguir neste caminho, chegou a hora de estudar! Pesquise sobre as instituições de ensino que mais se adequam e inicie os preparos. Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.