InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Fonoaudiologia?

Como conseguir um estágio em Fonoaudiologia?

Você é um estudante e quer saber como conseguir um estágio em fonoaudiologia? Veio ao lugar certo! Nossa equipe preparou um conteúdo completo e aprofundado com informações sobre o mercado de trabalho.

Para quem quer ser um fonoaudiólogo, é importante lembrar que, ao se formar, o aluno precisará se registrar no Conselho Regional de Fonoaudiologia, o Crefono. Com essa habilitação, então, ele será capaz de atuar profissionalmente.

A fonoaudiologia

Quem quer um estágio em fonoaudiologia, deve saber que essa carreira permite inúmeras áreas de atuação. Assim, é por esse motivo que o aluno deve conhecer as diferentes possibilidades do caminho profissional.

Por outro lado, um estágio não precisa ser definitivo, nem representar seu caminho categoricamente. É sempre possível mudar a linha de trabalho e experimentar novas áreas de atuação.

Para você que ainda não sabe qual área de atuação seguir, o estágio se torna uma oportunidade incrível de entender melhor como funciona cada segmento e como a prática dessas áreas acontece.

O curso de graduação em Fonoaudiologia dura em torno de 4 a 5 anos e possui uma série de matérias que preparam o aluno para o mercado de trabalho. As disciplinas abrangem as diversas possibilidades de atuação profissional.

Conseguindo um estágio em fonoaudiologia

Há diferentes formas de conseguir um estágio em fonoaudiologia. E, como dissemos anteriormente, essa é uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho profissional. 

Com essa chance, o aluno poderá atuar em determinada linha de trabalho. E, assim, experimentar e saber se a prática o agrada tanto quanto a teoria. Ou vice-versa. Por isso, invista na procura de um estágio seguindo as dicas a seguir.

Estágio obrigatório na faculdade

Uma das principais e mais fáceis formas de conseguir um estágio é na própria universidade. Isso porque, na maior parte das vezes, a grade curricular é composta de um estágio supervisionado e obrigatório.

Essa opção acaba sendo interessante pois permite que o aluno não precise depender de pesquisas externas para encontrar uma chance. Muitos professores conduzem programas de estágios nos quais seus alunos podem experimentar a prática da profissão.

Através de sites especializados

Em muitas carreiras profissionais, a divulgação de vagas de estágio, e também de emprego formal, acontece na internet. Porém, como o ambiente virtual é vasto e extremamente difuso, procure por locais especializados. Para conseguir um estágio em fonoaudiologia, fique ligado!

Sites como o Vagas e Catho divulgam oportunidades profissionais de forma segura e confiável. Além disso, é possível acessar sites de empresas de RH, que anunciam as vagas de seus clientes.

Redes Sociais

Por mais estranho que pareça, as redes sociais podem ser uma ótima ferramenta de pesquisa. O uso do Linkedin, por exemplo, é inquestionável para a procura de uma oportunidade. Para conseguir um estágio em fonoaudiologia, comece por aqui.

Porém, outros canais como Facebook e Instagram, permitem coletar informações e manter contato com recrutadores e responsáveis por vagas em diferentes locais de atuação. Além disso, hospitais, clínicas e laboratórios podem divulgar suas necessidades nas redes sociais.

Lista de contatos

O famoso boca a boca ainda funciona. Se você conhece profissionais da área ou, até mesmo, alunos que já estão no mercado de trabalho, não deixe de exprimir seu interesse. Ao saberem de uma oportunidade, esses colegas podem chamá-lo e abrir portas para você.

Por isso, converse com pessoas da sua área, envie seu currículo para eles e reafirme o seu interesse em começar a trabalhar com determinada área de atuação. É importante se colocar no mundo para que os outros possam enxergá-lo. Assim, uma boa oportunidade de estágio em fonoaudiologia pode surgir.

Mercado de trabalho de fonoaudiologia

Como dissemos, a área profissional de fonoaudiologia possui uma grande variedade de possibilidades. Segundo o próprio Conselho Federal de Fonoaudiologia, há 11 especialidades possíveis para atuação:

  • Audiologia
  • Linguagem
  • Motricidade Orofacial
  • Voz
  • Linguagem
  • Disfagia
  • Fonoaudiologia Educacional
  • Gerontologia
  • Fonoaudiologia Neurofuncional
  • Fonoaudiologia do Trabalho
  • Neuropsicologia

Onde atuar no mercado de trabalho?

Assim como há diversas áreas de atuação, o profissional fonoaudiólogo também terá uma enorme gama de possibilidades de trabalho. De acordo com a especialização escolhida, o ambiente de trabalho irá mudar.

Porém, muitos profissionais preferem iniciar seu trabalho em consultórios, hospitais, clínicas e laboratórios de exames. E, assim, também realizar um estágio visando um futuro profissional no local.

Caso o interesse seja trabalhar em consultórios particulares, procure algum profissional que esteja precisando de auxílio e se candidate. Com isso, você irá adquirir experiência e irá conhecer mais sobre essa prática específica.

É certo imaginar que esses estágios são mais difíceis de conseguir, já que é preciso que o fonoaudiólogo divulgue a vaga. Por isso, é extremamente importante que você tenha contato com outros alunos ou profissionais da área. Pois, nesses casos, a informação é passada de uma pessoa para outra.

Abrace as oportunidades de estágio em fonoaudiologia

Dentre todos os profissionais que falam sobre suas experiências de estágio em fonoaudiologia, a opinião é unânime: abrace as oportunidades e busque um maior aprendizado.

A função do estágio é garantir ao estudante uma possibilidade de atuação no mercado de trabalho antes mesmo da finalização do curso. E é essa oportunidade que irá mudar a forma como o aluno visualiza sua carreira profissional.

Aproveitar as oportunidades dadas no estágio – inclusive no obrigatório – faz parte do crescimento e evolução profissional. São essas experiências que irão mudar a forma como o fonoaudiólogo atua e entende o mercado de trabalho.

Está pronto para buscar o seu estágio em fonoaudiologia? Apresentamos as melhores formas de pesquisar e um pouco mais sobre a atuação do fonoaudiólogo no mercado de trabalho.

Agora, é com você! Siga o passo a passo abaixo para iniciar a sua busca:

  • Escolha as áreas de atuação que mais lhe interessam
  • Prepare um currículo com todas as informações necessárias
  • Procure elencar onde você gostaria de trabalhar: clínicas, laboratórios, consultórios, etc
  • Pesquise nos sites e canais de comunicação dessas instituições para saber se estão contratando
  • Envie uma mensagem, caso estejam, demonstrando interesse
  • Converse com amigos e outros profissionais da área que podem lhe ajudar a descobrir vagas abertas
  • Prepare-se para as entrevistas e boa sorte!

E, não esqueça, aproveitar as oportunidades faz parte do crescimento para você se tornar um profissional seguro, confiável e experiente.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.