InícioGraduaçãoGestão de PessoasQual a importância da faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano?

Qual a importância da faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano?

A faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano é uma alternativa muito interessante para quem pretende construir uma sólida carreira corporativa ou ter um negócio próprio no ramo de consultoria de Recursos Humanos, por exemplo. Já parou para pensar nisso?

De antemão é importante lembrar que as empresas não buscam mais nos candidatos apenas conhecimentos técnicos. Hoje, habilidades humanas são fundamentais, pois os administradores entendem que o clima organizacional e o trabalho em equipe são diferenciais. E quem souber dominá-los terá uma grande vantagem profissional.

Sendo assim, o profissional de Coaching e Desenvolvimento Humano tem a importante função de desenvolver perfis que atendam a essa exigência do mercado.

Se essa carreira te interessa, saiba a seguir o que é Coaching e Desenvolvimento Humano e por que ter um curso superior na área é essencial.

Como é a faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano

Primeiramente, vamos retomar a ideia de habilidades técnicas (hard skills) e habilidades humanas (soft skills). A habilidade técnica é tudo o que você aprendeu cientificamente, com método e orientação. Ou seja, através de instrução passo a passo. Por exemplo, fazer contas, dirigir um veículo ou usar um programa de computador.

Já as habilidades humanas são mais ligadas ao comportamento e personalidade. Enquanto as habilidades técnicas são aprendidas racionalmente, as humanas são quase intuitivas. Elas surgem naturalmente e vão sendo aperfeiçoadas pela prática e convívio. Por exemplo, a capacidade de ouvir, a liderança, o trabalho em equipe, a inteligência emocional e a resiliência.

Dessa forma, quando falamos da faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano, abordamos um estudo profundo sobre habilidades humanas. Em outras palavras, ela será fundamental em sua carreira para desenvolver capacidades muito além de apenas fazer bem uma tarefa racional. Ela vai te ajudar a aperfeiçoar características humanas e a criar diferenciais de carreira cada vez mais valorizados pelas empresas.

Isso sempre de acordo com as competências que você já possui, direcionando-as para que você seja um coach eficaz. Em síntese, conforme você desenvolve suas habilidades humanas, se torna altamente capaz de auxiliar outros profissionais no mesmo desafio.

Assim, valores como ética, compreensão do meio social, político, econômico e cultural são parte do aprendizado. Além disso, capacidade de atuar com equipes multidisciplinares, empreendedorismo e desenvolvimento de atividades técnico-científicas fazem parte do programa.

A atuação do coach

Antes de ingressar na faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano, é importante conhecer a atuação do coach e seu papel nas empresas. O termo coach popularizou-se com os esportes, onde treinadores não apenas orientam tecnicamente o time, mas também o motivam.

No universo das empresas o coach é capaz de levar outros profissionais adiante no desenvolvimento humano e profissional. Ele é capaz de analisar o perfil e as características do profissional e traçar uma estratégia de coaching. Posteriormente, define com ele metas de desenvolvimento de habilidades em um período de tempo determinado.

Essas habilidades, no entanto, podem estar no campo executivo, de carreira ou mesmo pessoal. No campo executivo, o coach avalia, por exemplo, quais são os pontos de desenvolvimento a ser trabalhados no profissional. Entre eles, aspectos de liderança, planejamento, visão holística (ou seja, global) da equipe, comunicação interpessoal, estratégia de resultados, incentivo etc.

Já na carreira, o foco está nas possibilidades do profissional no mercado de trabalho, cursos de que necessita, como direcionar habilidades, entre outros.

Contudo, nem sempre o problema está nos campos executivo e de carreira. Ele pode estar no aspecto pessoal do indivíduo, o que requer grande sensibilidade do coach. Nesse sentido, orientações sobre vida financeira, uso racional do tempo, comportamento interpessoal e vida social também podem ser necessários.

Além disso, juntamente com outras áreas da empresa (Recursos Humanos, Financeiro, Administrativo), o coach pode traçar estratégias e desenvolver treinamentos ou programas multidisciplinares focados em crescimento.

Portanto, a atuação do coach é ampla e diversificada, conforme as empresas percebem que não basta focar apenas em conhecimentos. E é na faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano que o estudante vai ser capacitado a dar orientações e suporte ao crescimento individual.

Faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano e o mercado de trabalho

Como resultado dessa nova compreensão de que conhecimento técnico e comportamento devem estar equilibrados, as atividades de coaching estão crescendo muito. Anteriormente visto como “exótico”, o coach é cada vez mais procurado, o que abre muitas possibilidades profissionais.

Atualmente, quase todas as organizações possuem alguma atividade nesse campo, desenvolvida por funcionários preparados ou por contratação de consultoria especializada.

Porém (e por incrível que pareça) são poucos os profissionais realmente capacitados para o trabalho. Como em toda nova profissão, o segmento reúne curiosos de outras áreas atuando como coaches, mas sem conhecimento profundo da atividade. Nesse cenário, a formação sólida obtida na faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano é de extrema necessidade.

Ao mesmo tempo em que essa alta procura demonstra o interesse pela profissão, também gera problemas, comprometendo a credibilidade dos bons profissionais. Não é raro ver na internet orientações duvidosas recebidas de “coaches” sem a habilitação necessária para a função.

Sendo assim, fica bastante claro que profissionais capacitados, sobretudo pela faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano, têm grande potencial de construir uma carreira bem-sucedida. Afinal, somente os que, de fato, sabem o que é Coaching e Desenvolvimento Humano terão sucesso. Especialmente com a proximidade do fim da pandemia, quando as empresas começam a planejar uma nova fase de crescimento e abre-se uma janela para essa mão-de-obra especializada.

Em suma, coaches preparados podem ter uma atuação decisiva na formação de profissionais capazes de lidar com os novos desafios do mundo do trabalho.

Quer saber mais sobre coaching e ser um profissional diferenciado? A faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano pode te ajudar nessa tarefa. Clique e saiba mais sobre o curso. Se a carreira te interessa, aproveite e veja 4 áreas para seguir em Coaching e Desenvolvimento Humano.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.