InícioGraduaçãoAdministraçãoAdministração e desenvolvimento de pessoas: diferenças

Administração e desenvolvimento de pessoas: diferenças

O avanço da tecnologia muda diversos setores da sociedade diariamente e com a área de Recursos Humanos não é diferente. E, por conta da revolução tecnologia, o setor de RH se modernizou e atrai cada dia mais estudantes. Mas, nesse cenário, você sabe as diferenças entre administração de pessoas e desenvolvimento de pessoas?

O uso de ferramentas tecnológicas aumentou a relevância dos profissionais que atuam com Gestão de Recursos Humanos. Hoje, eles utilizam inteligência artificial e análise de dados para realizar muito mais do que resolver questões burocráticas.

O atual profissional de RH não é só responsável por demissões e admissões. Mas, sim, busca melhorar os processos relativos a recrutamento de candidatos, avaliações de desempenho, programas de qualidade de vida, e muito mais.

É por essa variedade de atividades do profissional de RH que a equipe da Voomp preparou esse post especial. Se você tem vontade de fazer carreira na área de Recursos Humano, a leitura a seguir é um grande começo.

Aqui, você conhecerá mais sobre essa área tão importante nas empresas. E, principalmente, saber as diferenças entre administração de pessoas e desenvolvimento de pessoas.

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos

Diferenças entre desenvolvimento e administração de pessoas

Como você já notou, essas duas tarefas são bem diferentes, mas ambas pertencem à área de Recursos Humanos. Porém, a principal diferença é que na administração de pessoas, o profissional de RH trata da parte mais burocrática. Isso inclui admissão e demissão, controle de horário de trabalho, reunião de documentos, legislação trabalhista, relações sindicais, salários, bônus, segurança, e outras questões.

Já quem atua com desenvolvimento de pessoas busca formas de aprimorar os processos de seleção, avaliações e as competências dos colaboradores. Ou seja, é responsável por garimpar ferramentas de recrutamento, aproximar os colaboradores de cursos, treinamentos, congressos e eventos.

Além disso, trabalha para um bom funcionamento do dia a dia das empresas e para a felicidade dos colaboradores. São os responsáveis por pesquisas de clima organizacional, avaliações de desempenho, encontrar programas de benefícios, pensar em ações para saúde e bem-estar, plano de carreira, entre outras iniciativas.

Vale lembrar que, mesmo sendo práticas bem distintas, quem as realiza é o profissional graduado em Gestão de Recursos Humanos e cursos afins. Além disso, muitas vezes, o mesmo profissional realiza ambas as atividades, tanto de administração como de desenvolvimento de pessoas.

O que precisa ficar claro é que as duas práticas devem ter a mesma importância aos olhos de todos na empresa. Ou seja, sem uma ou sem a outra, o ambiente de trabalho não será atrativo para manter os colaboradores e agregar outros.

O que é administração de pessoal?

Administração de pessoal é a atividade responsável por tarefas relacionadas à gestão do quadro de colaboradores. O principal trabalho é relativo às questões burocráticas. Admissões, demissões, horário de trabalho, gestão de processos trabalhistas, obrigações previdenciárias e com o Ministério do Trabalho são algumas delas. Férias, gestão de documentos, pagamento de salários e bônus, 13.º salário, gestão de faltas e atestados médicos, entre outras funções.

Mais do que tudo isso, quem atua com administração de pessoal é parte importante da estrutura organizacional das empresas. Isso engloba os setores financeiro e contábil das organizações, fato que exige atualização dos profissionais. Atualização quanto às leis trabalhistas e outras mudanças na relação empregado/empregador.

Em que consiste o desenvolvimento de pessoas?

A área de desenvolvimento de pessoas é aquela ligada à capacitação e transformação dos colaboradores de uma empresa. Estudiosos do meio empresarial apontam que o desenvolvimento pessoal está focado no aprimoramento pessoal do colaborador. Seja para o cargo atual do colaborador ou para o futuro de sua carreira.

Assim, o desenvolvimento de pessoas tem o objetivo de aprimorar as competências e habilidades do colaborador. Isso, com vistas a melhorar, eficazmente, o trabalho executado diariamente. Porém, outra função é oferecer oportunidades de crescimento pessoal através de treinamentos para, assim, reter talentos.

Dessa forma, podemos concluir que o desenvolvimento de pessoas é um processo continuado de aprendizado e aperfeiçoamento. Esse processo mira resultados a longo prazo, e fortalece a relação entre empresa e colaboradores.

Espaço para as duas áreas

Mesmo com atividades diferentes, ambas as áreas estão no trabalho dos profissionais de Recursos Humanos. E ambas são fundamentais para o sucesso organizacional de uma empresa.

A administração de pessoas e o desenvolvimento de pessoas são práticas complementares e convivem muito bem entre si. Sem uma ou outra, o cotidiano da empresa será prejudicado em todos os sentidos.

Assim, os profissionais da administração de pessoas garantem que as empresas e colaboradores estejam em conformidade com as leis. Por outro lado, quem atua no desenvolvimento de pessoas garante o aprimoramento dos colaboradores e, consequentemente, uma melhor performance da empresa.

Concluímos, então, que se você deseja seguir na carreira de Gestão de Recursos Humanos, os cargos e funções são inúmeros. Cabe a você descobrir com qual área tem mais afinidade e mergulhar de cabeça nos estudos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.