InícioGraduaçãoJornalismo5 mitos sobre o curso de Jornalismo

5 mitos sobre o curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo é visto de uma forma distorcida graças aos mitos que o cercam. Por isso, o seguinte texto tem como objetivo mostrar as verdades sobre o mesmo. Assim, permitindo que você o conheça da forma correta e real.

Como é a formação: acabe com os mitos do curso de Jornalismo

A graduação tem como objetivo formar profissionais capazes de coletar, investigar e analisar informações. Com isso, transmitindo ao público todas elas de forma rápida e compreensível.

O curso iniciou em 1947 dentro do território brasileiro. Anteriormente, as pessoas que atuavam na área não eram formadas. Ou seja, qualquer um poderia ter a carreira de jornalista. Ter a formação ajuda na conquista de vagas e espaços exclusivos no mercado de trabalho. Porque quem tem o diploma possui maior chance de se dar bem na prática.

A sua duração média é de quatro anos, divididos em oito semestres. A sua grade curricular, portanto, conta com disciplinas obrigatórias, estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Assim, o aluno recebe o título de bacharel.

Pode-se encontrar a formação disponível em distintas universidades do país. Por isso, é considerada uma opção interessante para quem gosta de comunicação.

Quais são as áreas do jornalismo?

Existem diversas áreas disponíveis para trabalho quando se faz o curso de Jornalismo. Por essa razão, o seguinte tópico tem como objetivo apresentar um pouco da mesma. Para que, com isso, seja possível identificar o que combina melhor com o seu perfil.

No modo geral, o jornalista realiza pesquisa, produz as pautas e redige ou grava matérias. Também faz as edições, as entrevistas e marca presença em cargos ligados a essas etapas. Assim, consegue destaque dentro da área por ter muita preparação.

O campo de trabalho também pode variar de acordo com o desejo do profissional. Ou seja, ele possui diversas opções para decidir o que realmente satisfaz o seu gosto. Como, por exemplo, as mídias impressas, digitais, assessorias de imprensa e órgãos públicos.

É possível escolher entre várias vertentes do jornalismo para seguir uma carreira. Por esse motivo, conheça duas que se destacam entre as demais.

Investigativo

Muitos nomes de sucesso dentro do ramo optaram por essa área. Assim, o seu papel é investigar fatos importantes e mostrar ao público soluções de investigações diversas.

Literário

A outra vertente muito buscada é a literária, também conhecida como cultural. Nela, é possível encontrar espaços destinados a mostrar novidades, lançamentos, críticas e resenhas. Com isso, apresentando um lado mais ligado à cultura.

Como é a carreira de jornalista?

O profissional participa ativamente de todos os processos de produção de uma notícia. Ou seja, a busca pelo conteúdo, a apuração, organização, resumo, redação, edição e publicação.

Existem alguns cargos comuns para pessoas com esse tipo de diploma. Assim, veja a seguir alguns deles:

  • Repórter;
  • Redator;
  • Assessor de imprensa;
  • Editor;
  • Chefe de reportagem.

É importante que o aluno de curso de Jornalismo aprenda a ter uma postura correta. Ou seja, mantenha a ética, senso de responsabilidade e o compromisso com a verdade. Com isso, espera-se que ele apure os fatos com precisão, baseado em fontes verídicas.

O papel principal de um profissional é adequar a linguagem das publicações para que sejam transmitidas de acordo com a mídia vinculada. Assim, essas podem atingir o público da maneira correta, permitindo que o mesmo entenda a matéria com facilidade.

Mercado de trabalho

Ao pensar em seguir essa carreira, a pessoa precisa priorizar o conhecimento sobre os principais acontecimentos. Em consequência, haverá mais chances de se destacar dentro de qualquer possível mercado.

No Brasil, não há a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista. Mas, isso não interfere no fato de que tê-lo aumenta a possibilidade de conseguir uma vaga. Já que as empresas preferem priorizar a posse de um certificado na área.

5 mitos sobre o curso de Jornalismo

Neste artigo, nosso objetivo é conhecer os maiores mitos sobre o curso de Jornalismo. É importante conhecer a realidade por trás desses mitos e se preparar para o que o espera nessa graduação. Confira os mitos abaixo:

1 – Pessoas tímidas não podem cursar Jornalismo

Uma das coisas mais comuns ao pensar nessa formação é que pessoas tímidas não podem fazê-la. Mas, a realidade é que se trata de uma característica trabalhada ao longo da faculdade.

Pode-se entender que, ao longo dos anos, ensina-se como lidar com as situações de trabalho. Com isso, a timidez não é um problema para que alguém se destaque na área.

2 – É preciso ter ferramentas caras

Não há necessidade de ferramentas de alto nível ou saber fotografar de forma profissional. Porque, na verdade, são atividades e materiais proporcionadas e ensinadas pela própria instituição.

3 – A pessoa precisa amar escrever

Mesmo sendo importante saber escrever, não é preciso amar. Também é interessante saber que essa habilidade é trabalhada ao longo dos anos. Ou seja, não é preciso dominar a escrita antes de ingressar no curso.

4 –  Jornalismo não tem disciplina de Exatas

Ao contrário do que se acredita, existem disciplinas de Ciências Exatas dentro do curso. Então, mesmo que não haja uma própria para trabalhar a Matemática, algumas ainda se relacionam com a matéria.

5 – A faculdade é muito fácil

Há, por último, a crença de que faculdades de Ciências Humanas são fáceis. Mas, a realidade é bem diferente e elas exigem a dedicação de seus alunos. São pesquisas, trabalhos e uma alta carga de leitura.

Faça um curso de Jornalismo!

Após conhecer um pouco mais sobre o curso, é possível entender como esse é promissor. Então, é importante manter em mente as verdades escondidas pelos mitos apresentados.

Conseguir encontrar um local que ofereça essa formação também não é difícil. Ou seja, pode-se escolher qual instituição tem uma metodologia de ensino que o agrade. Assim, há maior probabilidade de conseguir, de fato, os resultados desejados com a mesma.

Analisando cada um dos fatores apresentados, dá para entender como o curso é interessante. Já que o mesmo possui diversas possibilidades de cargos e uma formação ampla e de grande interesse.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.