InícioDicasFormação acadêmicaO que é carta de recomendação da faculdade?

O que é carta de recomendação da faculdade?

Estudar no exterior é um sonho de muitos brasileiros! Por isso, se preparar da melhor maneira para os processos seletivos de instituições de ensino internacionais é a melhor maneira para tornar essa vontade realidade. Sendo assim, um ponto que pode trazer dúvidas aos estudantes é a carta de recomendação. 

Então, a carta de recomendação,  também chamada  letters of recommendation (LoR), são imprescindíveis para o estudante conseguir a tão sonhada vaga em uma universidade do exterior. Sendo assim, a Voomp preparou um artigo com todas as informações que você precisa saber sobre a carta de recomendação.  

Dessa forma, você terá a oportunidade de entender sobre o melhor momento para se preparar para essa etapa do processo seletivo. Além de compreender qual o melhor profissional para pedir para escrever a carta e quais conteúdos não podem faltar no texto. 

Por isso, siga a leitura e esclareça todas as dúvidas sobre o tema. Se aproxime cada vez mais do sonho de estudar no exterior! 

O que é a carta de recomendação? 

Para iniciar o artigo, vamos tratar sobre o que é a carta de recomendação. Além disso, a importância desse documento durante o processo seletivo em instituições de ensino internacionais. 

A carta de recomendação é um dos itens mais importantes durante o processo de inscrição em universidades do exterior. Dessa forma, o documento é escrito por professores, coordenadores pedagógicos ou contatos profissionais do candidato. 

Então, esses profissionais são responsáveis por falar sobre o estudante, suas conquistas acadêmicas, o diferencial e porque ele merece a vaga no processo seletivo.  Por isso, as cartas de recomendações são utilizadas para demonstrar as habilidades e capacidades acadêmicas e pessoais do candidato à vaga. Sendo assim, é imprescindível que o texto seja escrito por pessoas com quem o aluno conviveu durante os estudos e que tenham um impacto no meio acadêmico.

Além disso, é preciso explicar que existem dois modelos principais de carta de recomendação. Assim, é possível que, durante o processo seletivo, a instituição peça a carta de recomendação acadêmica e a profissional. Logo, as principais diferenças entre esses modelos são: 

Carta de recomendação acadêmica – Escrita por um profissional que tenha participado da sua vida acadêmica. Como, por exemplo, professores, diretor da instituição de ensino, orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Carta de recomendação profissional – Escrita por uma pessoa que participe da sua vida profissional. São chefes e supervisores. Caso você faça trabalho voluntário, o documento pode ser escrito pelo  coordenador do projeto ou ONG onde você trabalha. 

Por isso, no momento de se inscrever no processo seletivo, é necessário ficar de olho em todos os requisitos solicitados pela instituição de ensino. Dessa forma, você não arrisca ser desclassificado por conta de problemas na documentação. 

O que precisa ter na carta de recomendação? 

Outro ponto importante sobre a carta de recomendação é o que precisa constar no texto do documento. Sendo assim, é imprescindível que o texto tenha todos os dados do profissional que está escrevendo a recomendação a instituição de ensino. Por isso, em toda carta de recomendação precisa constar as seguintes informações sobre o escritor: 

  • Nome;
  • Cargo;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Relação do profissional com o candidato; 
  • Tempo em que o profissional e o candidato se conhecem;
  • Assinatura do profissional. 

Vale ressaltar que a instituição de ensino em que o candidato está se aplicando no processo seletivo pode entrar em contato com o profissional que escreveu a carta de recomendação. Como, por exemplo, para confirmar as informações ou pedir mais detalhes de algum dado. Por isso, é essencial que tudo esteja correto. 

Além disso, o texto da carta de recomendação não pode ser genérico e recheado de clichês. Dessa forma, uma dica importante para o momento de pedir para um profissional escrever o documento para você é ler o edital com atenção. 

Então, no comunicado é possível encontrar todas as informações pertinentes no processo seletivo. Além de quais dados e conquistas são mais importantes para constar na carta de recomendação. Contudo, de forma geral, é importante que conste no documento informações sobre: 

  • Hábitos de estudo e trabalho; 
  • Conquistas acadêmicas;
  • Liderança; 
  • Maturidade emocional;
  • motivação; 
  • Potencial acadêmico;
  • Planos para o futuro; 
  • Criatividade; 
  • Capacidade de lidar com adversidades; 

 Além disso, é imprescindível que todas as informações que constarem na carta de recomendação sejam verdadeiras.  Ademais, é preciso que todos os dados possam ser verificados caso a instituição de ensino faça essa solicitação. Por isso, é preciso escolher com cuidado e atenção o profissional a quem você vai pedir para redigir o documento sobre você. 

Qual o idioma que o documento precisa ser escrito?

Outro detalhe importante para conseguir uma carta de recomendação excelente é tomar cuidado com o idioma no qual ela será escrita. Sendo assim, para este tópico também é imprescindível que o candidato se atente ao que está previsto no edital do processo seletivo. 

Dessa forma, se você está se candidatando em uma instituição de ensino francesa, é preciso ter certeza que a universidade aceita a documentação somente em francês ou em outro idioma. Como, por exemplo, ser possível enviar a documentação escrita em inglês. 

Assim, esse detalhe é importante tanto para seguir todas as regras impostas pela instituição de ensino, mas também é imprescindível para a pessoa que escreverá a carta de recomendação. 

Desse jeito, imagine que sua aplicação para uma instituição francesa só aceita documentos escritos em francês, mas o professor que vai escrever para você não entende o idioma. Então, será necessário que o documento passe para um profissional que possa fazer a tradução do texto corretamente. 

Ou até mesmo que o candidato possa fazer a tradução. Contudo,  é sempre importante lembrar que esses detalhes requerem tempo e, por isso, é necessário ter um bom planejamento. 

Organização

Então, a última dica para uma boa carta de recomendação é se organizar com antecedência. Dessa forma, decida o mais breve possível para quais profissionais você vai pedir o documento. Além disso, é essencial dar um prazo para essas pessoas entregarem o texto pronto.  

Dessa forma, é sempre importante considerar possíveis alterações ou acréscimos que precisem ser realizados no documento. Por isso, se organizar com antecedência é a chave para o sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.