InícioGraduaçãoDiretório acadêmico: saiba sua importância

Diretório acadêmico: saiba sua importância

Muitos estudantes que acabaram de entrar na faculdade não sabem o que é um diretório acadêmico. No entanto, entender como esse órgão funciona é essencial para que o aluno possa aproveitar melhor a instituição. Confira um post completo sobre isso agora.

O que é um diretório acadêmico?

Ele é mais conhecido entre os estudantes por centro acadêmico. Esse é um órgão que representa os alunos de uma determinada instituição de ensino superior. Assim, quem integra esse grupo são os próprios discentes.

A formação desse diretório costuma ser feita através de uma chapa e há toda uma votação entre alunos. Dessa forma, quem vencer irá comandar o centro acadêmico, CA, por um certo período.

Um espaço democrático

Agora, é importante ressaltar que cada CA tem sua própria maneira de funcionar. Logo, é esse estatuto quem dita as regras para as eleições. Além disso, todo aluno precisa saber que o órgão acadêmico não tem nenhum fim lucrativo.

Com isso, todo o trabalho feito no centro é de caráter voluntário. Ainda, na grande maioria das vezes esse órgão está associado ao DCE, Diretório Central dos Estudantes.

Essa interação é importante para dar mais representatividade à instituição. Outra coisa muito legal de saber é que tanto o DCE quanto o CA são órgãos de direitos dos estudantes. Isso é garantido pela Lei Federal 7395/85.

Entenda quais são as suas funções do Diretório Acadêmico

Ao contrário do que muitos acreditam, o diretório tem uma série de funções no dia a dia. Assim, dividem-se em:

  • Trabalhos pedagógicos;
  • Funções políticas.

A seguir, entenda um pouco mais sobre cada uma delas e veja com qual se identifica mais.

Funções Políticas

Esse órgão tem como principal objetivo lutar pelos interesses dos alunos de uma instituição. Assim, os integrantes do CA estão sempre lidando com questões burocráticas em relação à coordenação do curso, reitoria, entre outros.

Agora, os alunos devem estar cientes que as funções políticas do centro nem sempre partem de um lugar de oposição, muito pelo contrário. Uma relação de harmonia entre o CA e a coordenação do curso podem trazer frutos bem mais interessantes.

Funções Pedagógicas

Aqui você tem as atividades voltadas para otimizar o sistema de ensino. Então, o maior exemplo disso são os eventos extracurriculares como cursos, simpósios, entre outros.

Essas tarefas são ótimas oportunidades para conseguir fundos. Assim, aplica-se tudo para que os estudantes tenham uma estrutura melhor. Em resumo, o diretório acadêmico tem essas duas frentes de atuação e dentro delas, uma série de atividades importantes.

Como abrir um diretório acadêmico?

Esse é um processo que muitos consideram trabalhoso, tendo em vista que conta com uma série de burocracias. Dessa forma, para abrir um diretório, seja legítimo, é necessário seguir diversos passos.

Caso os alunos queiram que ele seja independente, é preciso ter um CNPJ, reconhecimento de firma dos integrantes e inscrição municipal. Além disso, o estatuto deve ser autenticado.

É claro que esse processo demanda dinheiro. No entanto, um diretório começa sem nenhum caixa, de modo que é necessário encontrar formas alternativas. Assim, a convocação de assembleias para definir tudo.

Em seguida, ele se associa ao DCE, que ajudará a conseguir toda a documentação exigida. Então, perceba que de fato é um conjunto de tarefas que exige bastante dos alunos envolvidos.

Os requisitos para ser um membro do centro acadêmico

Primeiro de tudo, é importante ter noção que ser um integrante do CA demanda muito esforço. Logo, conciliar a faculdade com esse trabalho não é nada fácil. Além disso, torna-se necessário saber que tudo feito no diretório visa sempre o bem do coletivo.

A real estrutura de um centro acadêmico

Todo o centro é regido por normas, mas algumas delas são mais flexíveis do que outras. Por exemplo, os integrantes nem sempre têm um número exato. Isso dependerá muito da estrutura do CA e também, da necessidade do curso.

Quais as vantagens em ser um integrante do diretório acadêmico?

Sem dúvidas o maior benefício de fazer parte desse órgão é o amadurecimento tanto pessoal quanto profissional. Isso porque você aprende a resolver coisas que antes sequer imaginava que seria capaz.

Ser um integrante do CA também te ajuda muito a melhorar sua relação com o público. Ainda, você adquire um espírito de liderança que será útil por toda a sua carreira. Em resumo, é possível desenvolver características essenciais para o mercado de trabalho.

No caso dos benefícios coletivos, o maior deles é o impacto do CA do curso. Assim, você tem participação nas mudanças que acontecem ali. Isso é muito gratificante, observar o seu trabalho como ferramenta de evolução.

Tarefas de um centro acadêmico

Como já foi dito mais acima, tem muito trabalho para ser feito nesse tipo de órgão. Então, a divisão de tarefas precisa ser feita antes de qualquer coisa. Dessa forma, existe a necessidade de uma diretoria composta por presidente, tesoureiro e secretário.

Esse sistema faz permite que as atividades aconteçam de forma mais rápida e eficiente. Isso sem contar que não sobrecarrega nenhum integrante do CA, já que cada um terá sua função bem estabelecida.

Agora, essa separação não quer dizer em nenhum momento que devem ser impostas barreiras. Logo, cada membro tem o direito de opinar nas ações tomadas no diretório acadêmico.

Uma grande ponte entre docentes e estudantes

Você já percebeu que a função do CA é atuar sempre em prol dos alunos. Isso significa que todo o espaço universitário deve ser regido por meio da democracia. Logo, é obrigação do centro garantir que isso aconteça.

É por essa razão que os debates devem ser abertos, as propostas e ideias, livres. Dessa forma, é possível criar um elo entre os professores e alunos, para que tudo funcione da melhor maneira.

Inclusive, o diretório tem autonomia para opinar sobre questões mais sistemáticas. Um bom exemplo é a grade curricular do curso.

Participe do diretório acadêmico

Isso é tudo o que você precisa saber sobre o centro acadêmico. Um órgão essencial para que o direito dos alunos seja sempre preservado. Então, vale muito a pena considerar fazer parte desse time de estudantes que lutam por um espaço e ensino melhores.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.