InícioDicasEstudosComo descobrir seu curso depois dos 30 anos?

Como descobrir seu curso depois dos 30 anos?

Começar uma faculdade aos 30 anos é um momento muito especial. Estamos mais maduros, já tivemos experiências de vida marcantes, e já temos uma carreira profissional mais estabelecida. Agora é a hora de realizar o sonho de fazer aquele curso que você queria aos 18 anos e não podia? Pode sim, por que não?

O bom de começar uma faculdade aos 30 anos é, além da experiência, é sentir aquela energia de fazer algo novo. Estar em contato com pessoas mais jovens traz mais gás no aprendizado. Sem contar que alunos mais velhos sempre têm muito para ensinar.

Não se sinta para baixo ao pensar em ‘tenho 30 anos e não sou ninguém na vida ainda’. Cada um tem um período próprio para descobrir sua vocação. Isso pode acontecer aos 20, 30, 40 anos ou mais. Assim, aproveite os 30 anos para fazer um curso, realizar seus sonhos e subir na carreira.

Mas, e se eu não tiver uma ideia de curso, como escolher um bom para começar aos 30 anos? Vamos pensar por partes e te ajudar nessa trajetória. Vamos ver o que pode ser mais vantajoso, o que tem mais a ver com seu perfil, e o que pode ser mais rentável.

  1. Turbinar a carreira

Essa vale para quem tem algum curso em nível técnico e quer se aprimorar. Há pessoas formadas em Contabilidade, Mecânica, Edificações, Moda, entre outras carreiras, em nível técnico. É uma formação muito boa para quem é mais jovem e já quer ter uma profissão. Mas se você sente que precisa de mais qualificação, e subir na carreira, invista em um curso superior que tenha a ver agora com 30 anos.

Assim, o técnico em Contabilidade pode fazer um de Ciências Contábeis e se tornar um contador. Quem fez Mecânica, pode se enveredar pela Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Elétrica ou de Produção, dependendo da sua afinidade. Já quem trabalha com Moda pode fazer Design de Moda, por exemplo.

  1. Mudar de carreira aos 30 anos

Sabe aquele momento que seu trabalho atual já não é tão mais atraente como era no começo, e você quer dar uma guinada? Esse desinteresse pode ser por conta do mercado de trabalho, que passa por dificuldades, ou o clima não anda muito bem, ou você descobriu outra coisa boa para fazer. Se é o seu caso, aproveite e pesquise por algo que te atraia.

Se você já tem um curso técnico ou superior, não tem problema. A parte boa é que você já tem uma experiência profissional que, com 30 anos, vai te trazer um certo conforto financeiro para pagar uma nova graduação. O que vai ajudar também é já ter feito uma faculdade antes. Você já vai saber como as aulas são, como estudar para as provas e fazer os trabalhos.

  1. Realizar sonhos

Falamos disso no começo deste texto. Aquele curso que você sempre quis fazer, e pode ser qualquer um, quem sabe agora não é a hora, com 30 anos? Se antes você queria fazer Direito, mas não tinha oportunidade de estudar ou pagar uma faculdade, tente agora! Você deve ter ciência que é um período de muito estudo.

Assim, programe-se para se dedicar às aulas, trabalhos e provas. Serão vários semestres que você não poderá ter as atividades que tinha antes, mas super vale a pena. Conhecimento nunca ocupa espaço, e nunca é tarde para aprender e ter uma profissão.

  1. Bacharelado, licenciatura ou tecnológico, depois dos 30 anos?

Isso vai um pouco de encontro aos interesses de vida. Se você sempre quis dar aulas, um de licenciatura cai muito bem, porque ele forma professores. Se você quer algo mais rápido, o tecnológico é o ideal, porque o tempo de formação é mais curto. São cursos mais práticos, com foco específico no mercado de trabalho.

Aos 30 anos, se você quer entrar em um outro mercado de trabalho rapidamente, essa é a opção. Agora, se tempo não é problema, e você quer uma formação mais abrangente, o bacharelado é ótimo. Aos 30 anos, o conhecimento de vida e do mercado de trabalho é muito enriquecedor.

  1. Cursos mais baratos

Se o orçamento estiver apertado para aquele curso dos sonhos, mas a vontade de estudar continua, invista em uma carreira com mensalidades mais em conta. Você não perderá a oportunidade de estudar, terá uma formação superior, sem se apertar demais na hora de pagar.

Mas não deixe de lado o curso dos sonhos. Programe-se financeiramente, ao se formar na sua nova carreira, para poder, no futuro, financiar a faculdade que tanto quer.

  1. Teste vocacional aos 30 anos vale?

Vale e muito! Testes vocacionais são válidos para qualquer época. Assim, se a dúvida sobre qual curso fazer aparecer, ou se você quer mudar de área, faça um para afunilar as suas opções. Há testes gratuitos online, mas você pode investir em orientação vocacional por profissionais.

Eles farão entrevistas e testes mais específicos, que vão te dar um norte sobre quais cursos seguir. É uma boa opção para você descobrir qual é a sua vocação.

  1. Converse com profissionais da área

Se você está na dúvida sobre qual curso seguir, esta dica é válida tanto para quem tem 18 anos quanto para quem tem 30 anos ou mais. É sempre bom conversar com alguém que já trabalhe nesse ramo. Assim, ele pode te dizer como o mercado está, as dificuldades, alegrias e desafios do dia a dia. Se possível, visite o local de trabalho dessa pessoa para ver como é.

Vale também entrar em contato com quem está estudando o curso que deseja fazer. Veja como são as aulas, as disciplinas, os materiais de estudo. São informações muito valiosas para ajudar a eliminar as dúvidas e escolher a carreira adequada.

  1. Não há curso ideal para quem tem 30 anos

Vale aqui uma orientação importante: não tem curso certo para quem tem 30 anos. O que é importante é seguir o que sua vocação ou vontade pede, e pode ser curso de Engenharia, Medicina, Pedagogia, Direito ou Jornalismo. Siga seu coração, seus interesses e aproveite o momento para progredir na carreira!

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Transição de carreira: quando pensar nessa possibilidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 64

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.