InícioDicasEADEstudar a distância é mais fácil?

Estudar a distância é mais fácil?

Depende do empenho do aluno. Fazer um curso de graduação é um desafio, que o graduando deve levar com dedicação e vontade. Isso independe do curso escolhido. Assim, tanto o curso presencial quanto a distância pode ser fáceis ou não.

A vantagem do curso presencial é o contato direto com o professor e os colegas de sala. A troca de experiências é inegável, além de poder tirar dúvidas com os mestres. A conversa com a turma da sala é muito enriquecedora, tanto para compartilhar conhecimento quanto para saber como está a vida.

Para quem prefere estudar a distância, o fato de não precisar se deslocar até a sala de aula é uma enorme vantagem. Isso conta ponto ainda mais para quem mora em grandes cidades, com trânsito o dia todo. As mensalidades são mais baratas, o que facilita o acesso por mais alunos. Vamos ver com calma o que conta ponto nas duas modalidades de aula.

Presencial e presente

Ir à faculdade tem todo um ritual. Se você estuda de manhã, já sabe que vai acordar cedo para chegar à aula, encontrar a turma toda, e assistir às aulas do dia. Se forem aulas práticas, já tem o clima de colocar a mão na massa e ver como se coloca a teoria em prática.

Caso você estude à noite, por mais que tenha tido um dia corrido no trabalho, a faculdade acaba sendo uma ocasião de mudança de ares. Você deixa o trabalho e vai para as aulas, e tem um respiro do estresse do dia a dia. Não que você não deve levar as aulas a sério. É um curso superior, a responsabilidade de se formar é sua, e de ter um bom aproveitamento também.

Além disso, não basta ir somente à aula e não aproveitar. Estar presente de corpo, mas não de espírito não ajuda na sua formação, é cansativo, e você não aproveita o conteúdo. Portanto, ao escolher um curso presencial, tenha em mente que você tem um compromisso todos os dias (ou todos os dias que tenha aula). Por mais complicado que seja, procure não faltar às aulas, para que seu rendimento e aprendizado sejam melhor aproveitados.

O curso requer dedicação, assim, use o material de apoio, converse com os colegas sobre a aula, tire dúvidas com os professores, e procure realizar os trabalhos para entrega-los no prazo. É puxado, mas é possível. Enquanto não estiver na aula, mantenha contato a distância mesmo com os colegas, para acompanhar a realização dos estudos.

Presente, mesmo a distância

Para muitos alunos, ir à instituição de ensino não é uma opção. Seja por falta de tempo ou a própria distância, os cursos EAD acabam sendo uma oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho. Estes cursos têm a mesma validade dos presenciais, então a qualidade do ensino é igual.

Assim, estudar de qualquer lugar, em qualquer horário, acaba sendo muito vantajoso para quem escolhe por essa modalidade. Outra grande vantagem é o valor das mensalidades, que é mais baixo que os dos cursos presenciais.

Isso atrai muitos alunos que dificilmente teriam condições financeiras de pagar um curso superior. Dessa forma, é uma grande porta de entrada para que mais e mais pessoas possam ter acesso à faculdade.

Mas não é porque o curso é a distância que ele é mais fácil. O nível de dedicação deve ser o mesmo dos presenciais, senão até mais. Como o aluno não tem contato físico com o professor, ele precisará ler os materiais com atenção e participar das atividades online.

Cursos presenciais e a distância

Embora a grande maioria dos cursos possa ser oferecida nas duas modalidades, há alguns que só podem ser feitos presencialmente ou, no máximo, no formato híbrido (presencial e a distância).

Medicina é um deles. Afinal, aulas de Anatomia precisam ser presenciais, para que o aluno conheça como o corpo humano é e funciona. Isso o EAD (ainda) não é capaz de realizar. Da mesma forma, o período de internato é presencial. O graduando tem que atender os pacientes no dia a dia, e isso não tem ainda como ser feito a distância. O mesmo acontece com a Odontologia. Na parte de prática clínica, o aluno tem que ver como é a rotina na prática.

As Engenharias também precisam de aulas presenciais. Na Civil, o estudante tem que conhecer os materiais na prática, para ver qual é a sua resistência. Na Elétrica, conhecer as redes elétricas é fundamental. Na Mecânica, montar e ver como são os equipamentos por dentro é parte importante.

No Direito, especialmente nas aulas práticas e estágios supervisionados, a presença física do aluno é fundamental. O curso de Moda é presencial para que o aluno possa aprender a desenhar, cortar os tecidos e costurá-los. Fonoaudiologia também precisa de alunos presentes, especialmente no atendimento aos pacientes na fase de estágio obrigatório.

Como manter ritmo de estudos a distância?

A dedicação dos alunos a distância é o sucesso da formação do graduando. É importante que ele reserve um horário do dia para poder assistir às aulas. Como elas ficam disponíveis o tempo todo, ele pode escolher aquele período no qual ele tenha mais tranquilidade. E manter o compromisso: se ele tem livre das 16h às 19h para estudar, é nessa hora que ele deve acompanhar as aulas.

Vale até fazer uma agenda que lembre o aluno das aulas, especialmente se os horários livres variam durante a semana. Uma vez que essa agenda esteja estabelecida, você cria uma rotina. E essa rotina é importantíssima para acompanhar as aulas, fazer os trabalhos e tirar dúvidas.

Para assistir às aulas, encontre um lugar calmo, com poucas distrações. Pode ser o quarto, a sala, um ambiente calmo no trabalho, bibliotecas, até a praça da vizinhança. Leve o fone de ouvido, conecte o celular e aproveite o conteúdo. Se for dia de exercícios, use um caderno para fazer as anotações. Fazendo isso, seguir no curso a distância será mais fácil, e o aproveitamento será o mesmo do curso presencial.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Como conciliar teoria e prática estudando a distância.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.