InícioGraduação6 áreas para quem quer trabalhar com Ciências Aeronáuticas

6 áreas para quem quer trabalhar com Ciências Aeronáuticas

O mundo dos ares tem vários setores de atuação, que vão além de ser comandante de aeronave. O curso de Ciências Aeronáuticas forma não somente os pilotos, mas também quem trabalha nos bastidores. E aqui falamos de toda a estrutura que faz o voo ser possível. Algumas dessas funções são gerente de aeroportos, segurança de voo, despachante de aeroportos e manutenção de aeronaves. Vamos ver como é o curso com mais detalhes.

O curso de Ciências Aeronáuticas

Ele é oferecido na modalidade bacharelado, e tem três anos de duração. É um curso que tem reconhecimento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e é feito de forma presencial. Isso acontece porque os alunos precisam ter aulas em laboratórios especiais.

A grade curricular conta com aulas de Aviônica (eletrônica aplicada à aviação), Linguagem Aeronáutica, Meteorologia, Navegação Visual e por Instrumentos. Outras matérias que fazem parte do curso são Segurança de Voo, Tráfego Aéreo, Sistemas de Aeronaves, Inglês Instrumental e Técnico.

Há também a matéria de Teoria de Voo para aeronaves e helicópteros. Essa matéria aparece na lista porque o profissional de Ciências Aeronáuticas vai lidar com vários tipos de aeronaves no seu dia a dia. Aqui ele vai trabalhar tanto como piloto ou na gerência dos voos. Conheça agora algumas áreas nas quais o especialista pode atuar.

  1. Comandante de avião

Depende da especialização do curso que o aluno for fazer. Há os cursos que habilitam os profissionais para serem pilotos, e outros não. Se for o caso, além das horas de treinamento na graduação, o aluno precisará concluir outras habilitações para poder conduzir aeronaves, seguindo as regras da Anac. Ela exige muitas horas de voo em simuladores e aviões, para certificar o piloto.

Uma vez com as certificações exigidas, o piloto pode trabalhar em várias áreas da aviação, como a civil (nas companhias aéreas), de cargas, a agrícola, executiva e táxi aéreo. Há outras áreas não tão conhecidas, mas que precisam de profissionais. Algumas são a de piloto de ensaio (os que fazem voos experimentais), o lançador de paraquedistas e o rebocador de planador (que leva aviões sem tripulantes e motor).

  1. Perícia e segurança de voo

Aqui é ter o cuidado bastante meticuloso com relação a tudo o que está envolvido com a segurança. Por exemplo, o estado dos equipamentos, as condições de voo, ver se a aeronave está em ordem e se a pista do aeroporto está liberada. Disso depende o sucesso dos pousos e decolagens de todos os voos de uma empresa aérea ou do aeroporto em si.

Nesse caso, o profissional vai gerenciar uma equipe, visto que há muitas coisas para serem analisadas, ou ele pode ser o líder de uma determinada atividade. Mas, caso haja algum acidente, é ele que participa da perícia que vai determinar quais foram as causas do incidente.

  1. Despachante de voo

Ele também é conhecido com agente de aeroporto, e se certifica, por exemplo, que as bagagens dos passageiros cheguem junto com eles no avião. Mas sabemos que casos de extravio acontecem e, assim, é o agente de aeroporto que vai atrás de onde estão as malas e trazê-las para o destino correto.

Além disso, esse profissional de Ciências Aeronáuticas organiza a entrada e saída dos passageiros, e entra em contato com o comandante em caso de alguma irregularidade. Sem essa conferência, o avião não sai do aeroporto nem os passageiros do avião.

  1. Manutenção de aeronaves

Essa é outra função importantíssima dentro das Ciências Aeronáuticas. Entra na parte de segurança de voo também, mas é um trabalho mais específico, que é o de garantir que aviões e helicópteros estejam com o maquinário em ordem. Aqui se verifica as condições de motores, trens de pouso, turbinas, hélices, demais equipamentos mecânicos e eletrônicos.

E nada deve escapar dessa averiguação. Até coisas pequenas fora da ordem podem ser responsáveis por acidentes, que podem ser fatais. Assim, a manutenção dos aviões é uma função que deve ser exercida com muito detalhamento.

  1. Administrador de empresas de transporte aéreo

Já nessa área, o profissional de Ciências Aeronáuticas se preocupa com todo o andamento do trabalho da empresa. Ele precisa monitorar como está o estado dos aviões, a frequência dos aeroviários (os funcionários da empresa), estoque de materiais e peças de reposição, condições do tempo, entre outros.

Ele também deve saber com profundidade a legislação do setor, para que ele possa fazer essas verificações em conformidade com as leis e normas. Além disso, acompanhar as mudanças das leis, que podem ser da aviação doméstica ou internacional, é parte do seu trabalho.

  1. Especializações militares

Caso o aluno seja militar da Aeronáutica, há algumas áreas e cursos que ele pode fazer para trabalhar com Ciências Aeronáuticas. Uma delas é o de Gerenciamento de Tráfego Aéreo. Só trabalham na torre de controle militares com certificações específicas. São eles que controlam os aviões que chegam e saem, e fazem a comunicação entre as aeronaves e o aeroporto. Esse cuidado deve ser constante, visto que qualquer falha pode ocasionar em colisões sérias.

Outra área é a de Meteorologia Aeronáutica, que é comandada pelo Comando da Aeronáutica, e dá as condições de tempo para que os aviões possam trafegar. Por conta desse monitoramento, a torre de controle (e as aeronaves) recebem instruções sobre como estão as condições de tempo. Assim, o avião é orientado a fazer pouso visual, por instrumentos (quando há prejuízo da visibilidade) ou se o voo deve ser desviado.

Mercado de trabalho para Ciências Aeronáuticas

O profissional pode trabalhar em empresas privadas de transporte aéreo civil, tanto de passageiros quanto de cargas. Se o aeroporto for privado, ele pode também trabalhar na administração. Caso ele seja estatal, precisa ser aprovado em concurso público específico.

Vale lembrar que há cargos que são de atribuição exclusiva da Aeronáutica, como os da torre de controle. Outros, como os auditores e analistas da Receita Federal, agentes e delegados da Polícia Federal, são também admitidos por concurso. São eles que fazem o trabalho de verificação de passaportes e mercadorias que entram ou saem do país.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Ciências Aeronáuticas: guia completo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.