InícioGraduaçãoLetrasConheça a grade curricular de Letras-Português

Conheça a grade curricular de Letras-Português

Saber a grade curricular de Letras-Português é importante para conhecer quais as matérias serão ofertadas, assim como as habilidades esperadas do aluno para que esse cumpra a grade de forma tranquila.

Além disso, veremos neste artigo um pouco sobre o perfil do estudante de Letras-Português e alguns pontos importantes sobre a profissão de letrólogo e o mercado de trabalho.

Se você pretende cursar a graduação de Letras com habilitação em Português, chegou a hora de conhecer a grade curricular do curso.

Grade curricular de Letras-Português

O curso de Letras, em suas diversas habilitações, possui como objetivo capacitar o aluno a “compreender todos os aspectos linguísticos do idioma, como gramática e sintaxe, e também os aspectos artísticos, que envolvem o estudo das obras literárias e seus e seus principais autores.” Essa definição é oferecida pela universidade Unopar.

De forma resumida, o trecho acima pode ajudar o aluno a entender melhor o que irá encontrar na grade curricular de Letras-Português. Se avaliarmos melhor a descrição, percebemos que teremos disciplinas voltadas para a língua estudada, mas também para a literatura.

Dessa forma, podemos perceber que o foco dessa graduação é possibilitar o aluno a escrever, ler, interpretar e analisar textos literários ou outros. Além, é claro, do formato licenciatura que o prepara para atuar em uma sala de aula.

Agora que você já entende o objetivo do curso, vamos analisar como a grade curricular de Letras-Português reflete esse ponto e muni os alunos com o conhecimento necessário.

Estudo da língua

Para que você entenda melhor a grade curricular do curso de Letras, vamos apresentá-la dividida em algumas partes. Para começar, teremos as matérias que estudam a estrutura da língua portuguesa.

Essa parte da grade curricular pode variar de acordo com a língua escolhida na habilitação. Porém, mesmo que o aluno curse a graduação focada em inglês, também terá aulas da estrutura da língua portuguesa.

Nessa etapa, o futuro letrólogo terá acesso a conhecimentos específicos da estrutura da língua escrita e oral. Ou seja, ele irá entender como as palavras são formadas, como elas surgem e qual a relação da sociedade com a língua.

A nossa divisão da grade curricular de Letras-Português não se reflete na ordem que as matérias serão ofertadas. Ou seja, você terá disciplinas do estudo da língua ao longo de todo o curso.

Dentre as matérias que cuidam desse assunto, temos alguns exemplos abaixo. Porém, lembrando sempre que a nomenclatura pode mudar de acordo com a instituição escolhida.

  • Fonética e Fonologia
  • Variação linguística
  • Morfologia
  • Sintaxe
  • Linguística

Estudo da literatura

Assim como a grade curricular de Letras-Português possui uma série de disciplinas focadas no estudo da língua, também temos o estudo da literatura. E, nesse caso, também temos uma possível variação de acordo com a língua estrangeira escolhida na habilitação.

De forma geral, a literatura brasileira sempre faz parte do currículo desse curso. Essas matérias irão permitir ao aluno conhecer grandes obras literárias e autores importantes da nossa história.

Mas, também, fará com que os estudantes sejam capazes de analisar, interpretar e desvendar as obras de forma técnica e profunda. Isso porque, na graduação, o objetivo é permitir que o aluno consiga questionar e interpretar os materiais a que têm acesso.

Além disso, nessa etapa do curso, o aluno terá acesso à técnicas e teorias literárias para analisar textos e compará-los com outros materiais mostrando, assim, o desenvolvimento da literatura e como isso reflete a nossa sociedade.

Nesta etapa, o aluno encontrará diversas matérias sobre a literatura brasileira e a literatura estrangeira que faz parte da habilitação. Abaixo, alguns exemplos.

  • Teoria Literária
  • Literatura e Produção de Texto
  • Literatura Brasileira
  • Literatura Comparada
  • História da Literatura

Disciplinas de educação

Para finalizar nossa análise sobre a grade curricular de Letras-Português, falaremos de uma série de disciplinas específicas para quem decide pela licenciatura. Nesse caso, o aluno irá encontrar matérias que o preparam para o sistema de ensino.

Essa etapa da grade curricular tem como objetivo ensinar o aluno a preparar e ministrar aulas. Não só do ponto de vista técnico, mas também em relação ao conteúdo que será transmitido para os alunos.

Nestas disciplinas, o estudante conhecerá teorias sobre o desenvolvimento da educação, do ensino e dos materiais didáticos. Tais matérias serão cursadas apenas pelos alunos que decidirem seguir este caminho.

É importante ressaltar que isso pode mudar em algumas instituições. Em alguns casos, o curso já é focado em licenciatura desde o início. Em outras, o aluno precisa decidir entre licenciatura e bacharelado ao longo do curso.

Aqui, o aluno terá algumas disciplinas como as listadas abaixo:

  • Psicologia da Educação
  • Material Didático
  • Técnicas de Ensino e Aprendizado
  • Letramento e Alfabetização
  • Práticas Pedagógicas

Mercado de trabalho do letrólogo

O profissional que se gradua no curso de Letras-Português encontra um mercado de trabalho diversificado. Não é apenas a licenciatura que ele pode seguir, existem outras opções para quem decide pelo bacharelado.

Capacitado para trabalhar de forma técnica e analítica com a língua portuguesa, o estudante que chegar ao final do curso terá possibilidade de usar esse conhecimento em outros negócios. 

Mas é claro que isso não impede sua atuação como professor. Sem a formação de licenciatura, ele não terá como atuar em instituições de ensino, mas poderá trabalhar como professor particular.

Porém, em quais áreas o bacharel em Letras pode atuar? De acordo com a grade curricular de Letras-Português que vimos anteriormente, percebemos que o letrólogo possui grande capacidade de trabalhar com a língua. Portanto, esse é o caminho.

Algumas das carreiras que o profissional pode seguir são:

  • Editor de livros e revistas
  • Revisor de textos
  • Tradutor
  • Criador de conteúdo
  • Tradução e criação de legendas

Como ficou claro no texto, a grade curricular de Letras-Português, ou da habilitação escolhida, prepara o aluno para um extenso e variado mercado de trabalho. 

Se você é ou pretende ser um aluno do curso de graduação de Letras, precisa conhecer as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Neste texto você aprendeu mais sobre a grade curricular e o mercado de trabalho disponível para a área.

E se você gostou do artigo que preparamos pra você, continue acompanhando a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.