InícioGraduaçãoMarketingQual a duração do curso de Marketing e Propaganda?

Qual a duração do curso de Marketing e Propaganda?

Ao escolher o curso de Marketing e Propaganda, é importante, dentre outras informações, saber a duração prevista. Por isso, pesquisar antes de decidir a carreira e a instituição é um passo fundamental para o estudante.

No curso de Marketing e Propaganda há diferentes opções como bacharelado e tecnólogo, além das modalidades presencial e EaD. Em cada um dos formatos possíveis, a grade curricular, duração e objetivo do curso podem mudar.

Para este material, consideramos o curso de graduação como base para os cálculos de duração e grade curricular. E é sempre importante lembrar que o período previsto para que o aluno finalize o curso pode não ser cumprido. E não há problema algum caso isso aconteça.

Agora, vamos entender com mais detalhes sobre o curso de Marketing e Propaganda, assim como sua grade curricular, perfil do estudante e, claro, duração do curso.

O que é o curso de Marketing e Propaganda?

O curso de Marketing e Propaganda tem forte relação com outras áreas bem próximas como Publicidade e Marketing Digital, por exemplo. Todas essas possuem como objetivo a relação de uma marca, produto ou serviço com o público alvo.

A carreira profissional do aluno que seguir por essa graduação será focada na divulgação, análise de comportamento, pesquisa de mercado, relacionamento com o público e outras atividades correlacionadas.

Porém, nem tudo são semelhanças. A verdade é que existem algumas diferenças entre as áreas de marketing e propaganda. Diferenças essas que afetam diretamente a rotina do aluno. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas diferenças.

Diferenças entre marketing e propaganda

A área de marketing possui como objetivo específico a gestão de uma marca e seu relacionamento com o público consumidor. Ou seja, é esse setor que irá cuidar de todo o processo, podendo começar no desenvolvimento de produtos ou serviços.

Além disso, o profissional de marketing será responsável por criar estratégias de comunicação. Com isso, ele irá desenvolver, a partir da análise de pesquisas e relatórios, o melhor conceito a ser usado na hora da divulgação.

Ele também será responsável por analisar o resultado após tal divulgação, sugerir mudanças e, quando necessário, refazer todo o conceito e estratégia de marketing. Junto com ele, há o profissional de propaganda.

No caso da propaganda, o profissional atuará, em determinados processos, juntamente com o profissional de marketing. Isso porque ele será responsável por assimilar toda a estratégia desenvolvida pela área de marketing. 

Após essa etapa, ele será requisitado para desenvolver campanhas que consigam transmitir ao público tal conceito criado anteriormente. Ou seja, ele irá lidar com a parte criativa do conceito. Sendo assim, atuará em conjunto com o marketing.

Após a veiculação de campanhas, o profissional de propaganda, juntamente com o de marketing, poderá analisar relatórios e resultados. Juntos, podem alinhar uma nova forma de comunicação ou permanecer naquela desenvolvida anteriormente.

Duração do curso de Marketing e Propaganda

O curso de Marketing e Propaganda possui diferentes categorias que poderão ser escolhidas pelo aluno. Como dissemos anteriormente, é possível cursar no formatos bacharelado e tecnólogo, presencial ou EAD. 

O curso de graduação de Marketing e Propaganda possui uma duração esperada de quatro (4) anos ou oito (8) semestres. Porém, é sempre importante lembrar que essa duração depende da produtividade do aluno. Ou seja, pode ser que o estudante demore mais (ou menos) para se formar.

A duração prevista para o curso considera que o aluno irá completar todas as matérias sugeridas para cada semestre. Porém, devido à existência de estágios ou outros problemas que podem aparecer ao longo dos anos, essa grade curricular pode não ser cumprida à risca.

Além das disciplinas contempladas, a grade curricular pode incluir estágios obrigatórios, atividades complementares obrigatórias e apresentação de trabalho de conclusão de curso, o TCC.

Durante os quatros anos de curso de Marketing e Propaganda, o aluno irá lidar com matérias teóricas e práticas. Terá aulas com noções básicas de sociologia, comportamento do consumidor e psicologia. Tudo isso para auxiliar o estudante a lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Grade curricular do curso

O aluno do curso de Marketing e Propaganda poderá encontrar diferenças nas grades curriculares de acordo com a instituição e com o foco do currículo. Isso porque, em algumas universidades, é possível encontrar o curso de Marketing separadamente do de Propaganda.

Ao ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, por exemplo, o aluno irá cursar diversas disciplinas relacionadas aos processos criativos como Direção de Arte e Redação Publicitária. 

Há, ainda, algumas universidades que colocam a graduação de Publicidade e Propaganda como parte do curso de Comunicação Social. Nesses casos, o estudante passará pelo ciclo básico junto aos alunos de Jornalismo, Relações Públicas e Cinema, por exemplo.

Essas diferenças entre as universidades precisam fazer parte do processo de decisão do aluno. Portanto, se você pretende entrar no curso de Marketing e Propaganda, procure saber mais das diversas opções envolvidas.

Algumas das matérias encontradas no curso de Marketing e Propaganda são:

  • Pesquisa de Mercado
  • Identidade Visual
  • Antropologia
  • Produção Visual
  • Planejamento Publicitário

Perfil do estudante

Para aqueles que já pesquisaram as disciplinas ofertadas, já conheceram mais sobre o mercado de trabalho de marketing e propaganda e querem seguir nessa carreira, chegou a hora de saber o que é esperado deste aluno e futuro profissional.

Para trabalhar na área, espera-se que o aluno e futuro profissional tenha facilidade em propor soluções criativas. Além disso, apresentar uma visão inovadora que irá permitir a criação de campanhas inesquecíveis.

Porém, é preciso, também, que o profissional tenha um perfil analítico. Ele precisará ser capaz de destrinchar dados de relatórios procurando informações sobre a eficiência das campanhas propostas.

Sendo assim, fica claro que o profissional precisará transitar bem entre habilidades mais criativas e outras mais analíticas. Isso o permitirá atuar em diferentes fases do processo que envolve o curso de Marketing e Propaganda e sua carreira profissional.

Se você possui essas habilidades, isso já é um bom começo. Porém, é sempre importante ressaltar que ser um profissional de sucesso começa por um universitário de sucesso. Sendo assim, dedique-se aos seus dias como aluno de graduação e procure seu caminho profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.