Atualmente, a expectativa de vida de animais tem crescido como um todo. São muitos esforços para prevenir doenças, epidemias e promover a melhoria geral da saúde, tanto dos animais quanto dos humanos que com eles interagem.
Você sabia que boa parte desse trabalho é feito pelos médicos veterinários? Vamos descobrir mais sobre essa profissão e a faculdade para seguir nessa carreira! Acompanhe 🙂
Como é a faculdade de Medicina Veterinária?
O curso de Medicina Veterinária costuma estar presente em centros de Ciências Agrárias, com ênfase na saúde animal. Trata-se de uma faculdade bastante procurada e uma das mais tradicionais do Brasil. Além dos cuidados com a saúde de animais domésticos, veterinários estudam animais na natureza.
A faculdade contempla diversas áreas do conhecimento veterinário, oferecendo uma formação geral e que tende a ser especializada conforme o aluno avança no curso. Temas como produção animal, saúde ambiental e atendimento clínico são exemplos de tópicos frequentes na faculdade.
Habilidades como tomada de decisões precisas, boa comunicação e domínio de técnicas de prevenção, tratamento e uso de medicamentos são fundamentais. E claro, é indispensável gostar de trabalhar com animais!
O curso envolve muito estudo de conteúdos teóricos, mas a prática é um elemento fundamental, sendo realizada constantemente em clínicas e laboratórios. Por isso, o curso é ofertado apenas na modalidade presencial.
Qual a duração do curso de Medicina Veterinária?
4.000 horas é o tempo mínimo determinado para que estudantes se formem em Medicina Veterinária. Na maioria das faculdades, essas horas são distribuídas em aproximadamente 10 semestres, ou seja, um total de cinco anos.
Apesar de parecer bastante tempo, estudantes dessa área precisam passar por diversas experiências que os tornarão aptos para o mercado de trabalho. São momentos cruciais, como as atividades em Hospitais Universitários, estágios e os estudos sobre as diversas raças do mundo animal.
Durante esses cinco anos, são obrigatórios o estágio supervisionado, o Trabalho de Conclusão de Curso e o cumprimento das horas complementares. Ainda é opcional a realização de eventuais minicursos, participação em palestras, workshop e eventos acadêmicos.
O que é estudado na faculdade de Medicina Veterinária?
De forma geral, o curso de Medicina Veterinária estuda conteúdos sobre a saúde e doenças, sustentabilidade e bem-estar animal. Além disso, também fazem parte dos currículos tópicos como produção animal, zootecnia, biotecnologia e saúde pública.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os estudos da faculdade de Medicina Veterinária são classificados em quatro categorias:
Zootecnia e Produção Animal: são assuntos relacionados à criação de animais, o que inclui sistemas de produção, nutrição animal, biotecnologia aplicada à reprodução e estudos sobre meio ambiente e agronegócio.
Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal: nesta classificação estão os estudos sobre conservação e processamento de produtos de origem animal, que podem ser desde alimentos a produtos têxteis. De um modo geral, são temas que dialogam com controle de qualidade e uso de tecnologia.
Clínica Veterinária: nos estudos clínicos são abordados temas como procedimentos cirúrgicos, diagnósticos, exames, patologias, medicações e demais intervenções realizadas no intuito de garantir o bem-estar animal.
Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública: aqui, estão reunidas matérias que tratam sobre a relação entre homens, animais e a prevenção de doenças e epidemias. São temas de caráter sanitário, visando a biossegurança e a gestão ambiental.
Confira algumas das disciplinas mais comuns nos cursos de Medicina Veterinária:
- Ciências Da Bioética E Do Bem-Estar Animal
- Clínica Médica De Pequenos Animais
- Medicina Veterinária Preventiva E Defesa Sanitária Animal
- Suinocultura E Avicultura
- Processos Patológicos Aplicados À Medicina Veterinária
- Patologia Veterinária Geral
- Nutrição Animal
Faculdade de Medicina Veterinária: quanto custa?
Como já mencionamos, o curso de Medicina Veterinária ocorre na modalidade presencial, em razão da alta carga horária de atividades práticas. Sendo assim, as faculdades precisam dispor de uma grande estrutura para a realização dessas atividades, o que se reflete no preço das mensalidades.
Ainda assim, os preços são muito diversos nas universidades brasileiras, podendo custar entre R$ 1.200 e R$ 2.500 de mensalidade. Como se trata de um investimento, é muito importante pesquisar o que as universidades têm a oferecer e como é o curso.
Na Anhanguera, por exemplo, você tem acesso aos Estudos Dirigidos, que visam promover a reflexão sobre a rotina de um profissional veterinário e suas habilidades digitais. Interessante, não é mesmo? Portanto, a dica é essa: procurar por instituições que ofereçam um bom custo-benefício na sua formação. Aqui, você confere algumas delas.
Você também pode procurar por alternativas para obter descontos na sua faculdade. Existem muitos programas, tanto governamentais quanto das próprias instituições de ensino, que podem te dar uma mãozinha! Ao realizar o ENEM, você pode concorrer a bolsas de estudo com o PROUNI. Já com o FIES, você tem a oportunidade de cursar sua faculdade e quitar as mensalidades quando concluir a graduação.
Como é o mercado de trabalho para veterinários?
Profissionais da Medicina Veterinária podem se especializar em diversas áreas e garantir uma carreira de muito sucesso. São oportunidades para quem trabalha com animais marinhos, silvestres, de pequeno e grande porte.
Em clínicas veterinárias, os profissionais realizam atendimentos para prevenir e tratar de enfermidades, normalmente em animais domésticos como cães e gatos. Nesses espaços, médicos veterinários podem receitar medicamentos, realizar exames e fornecer orientações para donos de pets.
Em órgãos públicos, médicos veterinários podem atuar especialmente em agências de controle sanitário. São profissionais que realizam inspeções em lugares como frigoríficos e criações de animais.
Ah, e falando em criação de animais, o agronegócio oferece bastante oportunidade para profissionais desta área. São eles que cuidam da alimentação, da saúde preventiva e de cada etapa do crescimento animal, seja ele de pequeno porte, como aves, ou de grande porte, como equinos.
Ainda há a possibilidade de atuar com biotecnologia e indústria farmacêutica. Médicos Veterinários ajudam em pesquisas para melhoramento genético e desenvolvimento de medicamentos e rações. Podemos concluir que o curso de Medicina Veterinária abre diversas portas no mercado. Logo, a sua formação acaba sendo um investimento em você mesmo! Continue contando com a Voomp e siga acompanhando nossos conteúdos! Seguimos juntos expandindo nossos horizontes. 🙂