InícioGraduaçãoMedicina VeterináriaÁreas da Medicina Veterinária pouco conhecidas

Áreas da Medicina Veterinária pouco conhecidas

Quando falamos em áreas da Medicina Veterinária, a maioria das pessoas já pensa em clínicas de animais domésticos. Em alguns casos pode ser que se lembrem do agronegócio, ou dos cuidados com os animais rurais. Porém, essas não são as únicas opções. Existem algumas áreas da Medicina Veterinária que ainda não são tão conhecidas.

Você tem interesse em estudar Medicina Veterinária? E quer saber quais serão suas opções de trabalho? Por isso, esta matéria é para você. Juntamos diversas informações sobre o curso, onde estudar, como descobrir oportunidades de trabalho e muito mais. Vamos lá?

Onde estudar Medicina Veterinária?

É comum que as pessoas passem bastante tempo escolhendo o curso que vão fazer. Porém, quando chega a hora de escolher onde vão estudar, não se preocupam tanto com isso. Todavia, a verdade é que escolher a instituição de ensino é quase tão importante quanto escolher bem o curso.

Inclusive, esse é um ponto super importante. E não apenas para quem quer estudar Medicina Veterinária, mas para qualquer curso, de qualquer área. Saber escolher bem a instituição é algo muito importante. Afinal, você não quer estudar por anos e depois de formado descobrir que o seu diploma não é reconhecido no mercado, não é mesmo?

Por isso, é imprescindível que você escolha uma faculdade que seja reconhecida pelo MEC. Pensando nisso, e para te ajudar, selecionamos 3 instituições do grupo Kroton que oferecem o curso de Medicina Veterinária.

Mais sobre o curso de Medicina Veterinária

Independente de qual área de trabalho você escolher depois de formado, é na faculdade que você vai aprender o que precisa para ser um bom profissional. Por isso, nas faculdades que citamos acima, o curso é dividido em dois ciclos. Sendo que o primeiro é de formação básica e o segundo de formação especializada.

Ambos os ciclos tem o objetivo de te prover com ferramentas de conhecimento, que vão te preparar para o dia a dia da carreira como médico veterinário. Inclusive, a grade de aulas foi montada pensando nos avanços tecnológicos da área. E também nas oportunidades e áreas que estão em ascensão dentro desse ramo.

Abaixo, separamos uma lista com as principais matérias do curso de Medicina Veterinária. Confira:

  • Agrostologia e Forragicultura;
  • Anatomia dos Animais Domésticos;
  • Avicultura e Suinocultura;
  • Anestesiologia Veterinária;
  • Bovinocultura de Corte e Leite;
  • Ciências do Ambiente Aplicadas à Medicina Veterinária;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Clínica Cirúrgica Veterinária;
  • Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos;
  • Equideocultura;
  • Diagnóstico por Imagem Aplicado à Medicina Veterinária;
  • Farmacologia e Toxicologia Aplicadas à Medicina Veterinária;
  • Inspeção de Produtos de Origem Animal;
  • Nutrição Animal;
  • Patologia Veterinária Geral;
  • Piscicultura e Economia;
  • Prática Hospitalar em Produção, Reprodução Animal e Inspeção Sanitária;
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Áreas de trabalho da Medicina Veterinária

Como já falamos, existem algumas áreas que são bem conhecidas, como a clínica de animais, o agronegócio e o cuidado em fazendas. Nessas, o profissional atua realizando exames físicos, diagnósticos, tratamentos e cirurgias em animais de pequeno e de grande porte.

Porém, existem algumas áreas que são menos conhecidas. Algumas delas são:

  • criação e manejo;
  • estudo genético;
  • zoológicos;
  • órgãos fiscalizadores;
  • indústria de alimentos de origem animal;

Nessas funções o médico veterinário atua nas mais diversas atividades. Entre as mais comuns dessas áreas, podemos exemplificar:

  • Realização de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem em laboratórios específicos para esse fim;
  • Atuação no controle da qualidade dos produtos de origem animal seja em frigoríficos ou em produtores de laticínios;
  • Trabalho em órgãos públicos e centros de controle, principalmente na fiscalização de empresas privadas;
  • Gerenciamento de sistemas de criação de animais, reprodução assistida, genética de rebanhos e criações;
  • E até mesmo dentro da indústria farmacêutica, no desenvolvimento de novos medicamentos e de rações de qualidade.

Fiscalização de produtos

Os produtos que são de origem animal passam por fiscalização, que precisa, necessariamente, ser feita por um médico veterinário. Quando se fala em uma carreira de fiscalização dentro da área de veterinária, muitas pessoas tendem a pensar apenas na fiscalização de fazendas, ou de produtos para os animais. Porém, os produtos de origem animal também entram nessa categoria.

O profissional vai analisar a procedência dos produtos e determinar se estão realmente aptos para o consumo humano, ou não. É uma área de grande responsabilidade, porém os ganhos também costumam ser altos. Além disso, é comum encontrar horas de trabalho reduzidas, dando mais tempo livre para o profissional. Um dos locais mais comuns de se encontrar vagas nessa área é nos supermercados.

Animais no esporte

Uma área muito pouco conhecida, e que tem grande demanda por veterinários é a área esportiva. Constantemente, vemos diversos animais que atuam em esportes e que precisam de uma atenção especial. Sejam profissionais que acompanham o treino dos animais, e ajudam a mantê-los em forma para as competições. Até mesmo, profissionais da perícia, que fazem testes para garantir que nenhum animal esteja utilizando nenhuma substância proibida.

Inclusive, por muito tempo, os profissionais dessa área, principalmente treinadores, não se importavam tanto com a saúde do animal, contanto que ele continuasse competindo. Nesse caso, o importante eram as competições. Atualmente, é cada vez mais comum encontrar médicos veterinários, cuidando desses animais. Para garantir que eles tenham saúde real e qualidade de vida, além das competições.

Por fim, isso marca um grande avanço para a comunidade veterinária, que tem cada vez mais voz e espaço para garantir o bem estar desses animais de forma segura. Pensando sempre nos animais, para garantir que não haja crueldade, ou maus tratos nas atividades esportivas.

Como encontrar trabalho nessas áreas?

A princípio, o seu primeiro contato com essas áreas, provavelmente, será durante a faculdade. Sendo assim, converse com seus professores, peça indicação de empresas da sua região que oferecem vagas de determinada área.

Além disso, ainda na faculdade, você pode buscar vagas de estágios no ramo de trabalho que escolher. Além de aprender mais do dia a dia na prática, você também tem a oportunidade de fazer contatos. Descobrir novas oportunidades. Além disso, toda empresa mantém uma lista de concorrentes. Sendo assim, você fica sabendo de outras empresas nas quais poderá buscar oportunidades depois de formado.

Por fim, se você tem realmente interesse nessa área, não deixe de conferir as outras matérias que separamos para você.

Quero trabalhar com animais: o que cursar?

Especializações da Medicina Veterinária: saiba mais!

O que estudar para o vestibular de Medicina Veterinária?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.