InícioGraduaçãoMedicinaConheça as matérias teóricas do curso de Medicina

Conheça as matérias teóricas do curso de Medicina

As matérias teóricas do curso de Medicina são tão importantes quanto as práticas dessa faculdade. Isso porque essas disciplinas são a base para os ciclos clínico e internato que compõem as três etapas da graduação de um médico.

Confira, a seguir, como se dá o curso de Medicina, suas principais características, bem como sua grade curricular.

Como é o curso de Medicina?

Cada instituição de ensino tem a liberdade de criar a sua grade curricular. Nesse sentido, algumas optam por agrupar as matérias por módulos. Enquanto outras optam pela estrutura do curso de acordo com a área do saber de cada disciplina.

O curso dura no mínimo seis anos e independente do modelo da grade, as matérias são praticamente as mesmas. Assim, são divididas em três ciclos:

  • Ciclo Básico;
  • Clínico;
  • Internato.

Tais ciclos devem ser realizados nesta ordem, e um profissional só pode ser considerado um médico se tiver êxito nas disciplinas de cada um deles. Veja a seguir como funcionam os ciclos e as matérias teóricas do curso de Medicina.

O ciclo básico e as matérias teóricas do curso de Medicina

Ciclo com dois anos de duração para as matérias teóricas do curso. Dessa forma, são aplicadas as matérias chamadas introdutórias, que visam iniciar o saber relacionado ao funcionamento do corpo saudável.

Algumas matérias da área de Humanas também estão neste ciclo, como a Antropologia, por exemplo. Além disso, se estuda as discussões sobre o comportamento e casos médicos. Bem como a visita a postos de saúde.

Ciclo clínico

Este ciclo também apresenta duração de dois anos. Então, é nessa fase que o aluno passa a lidar de forma efetiva com os pacientes. Assim como com as doenças do corpo humano, seus efeitos e formas de tratamento.

Matérias teóricas do curso de Medicina: internato

Fase final do curso com mais dois anos de duração. Nesse sentido, o aluno coloca em prática todos o saber adquirido nos ciclos anteriores. Isso se já estiver aprovado em todas as matérias.

É nessa fase que o aluno realiza os plantões em hospitais e clínicas em todas as especialidades. Então, há todo tipo de atendimento e os estudantes lidam desde a entrada do paciente, sua evolução e alta médica. Além de auxiliar também nas cirurgias.

Isso se dá tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto no hospital-escola da universidade. Além disso, muitas instituições exigem o TCC para a conclusão do curso, que deve ser realizado em paralelo.

Concluído o internato e matérias teóricas do curso de Medicina, o aluno está apto a receber o seu diploma de médico generalista. Dessa forma, começa sua especialização para o ramo da Medicina que deseja atuar.

As matérias teóricas do curso de Medicina

São várias as disciplinas deste curso, por ser uma área bem complexa. Veja alguns exemplos de matérias que são essenciais para a formação de um médico:

  • Anatomia e Biologia Celular e Molecular;
  • Fisiologia, Histologia e Imunologia;
  • Patologia, Embriologia e Farmacologia;
  • Traumatologia e Ortopedia.

Estas matérias têm o objetivo de entender o funcionamento do corpo humano de forma geral, bem como os tratamentos das doenças que acometem o organismo.

Qual a nota para passar em Medicina?

Por se tratar de um dos cursos mais concorridos, não é nada fácil passar para um curso de Medicina. Assim, a dedicação na preparação para as provas é essencial para uma boa colocação.

O ENEM exige, em média, 800 pontos na prova para o uso no ingresso a uma faculdade privada. Já nas públicas o aluno deve ter, pelo menos, de 75% a 80% de acertos nas provas.

Bolsa de estudos em Medicina

Outra opção para estudar Medicina são as bolsas de estudo como o ProUni, por exemplo, que exigem a nota mínima do ENEM para aprovação. Porém, essas possuem o mesmo grau de procura e dificuldade no ingresso.

Quanto ganha um profissional de Medicina?

De acordo com a Lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, um médico tem que ganhar, no mínimo, três salários mínimos para uma jornada semanal de 20 horas. Já um projeto de lei em tramitação pretende passar o piso mínimo para R$ 9.000,00.

No entanto, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) indica o salário de R$11.675 para as mesmas 20 horas semanais indicadas na lei vigente.

Matérias teóricas do curso de Medicina: especialização

Depois dos seis anos, o aluno recebe o diploma generalista e pode se dedicar a uma especialização. Não que isso seja obrigatório, mas um profissional especializado tem chances de obter mais sucesso na sua carreira.

Dentre as formas mais conhecidas de especialização, a Residência é a mais popular. Assim, funciona como uma forma de pós-graduação com aulas teóricas e práticas com aprovação final. Nesse sentido, o tempo mínimo desta especialização são 2 anos.

Estas provas são tão concorridas que o aluno começa sua preparação na graduação. Então, os assuntos abordados no Internato também são cobrados nessa fase.

Dicas de como estudar para Medicina

Por se tratar de um dos cursos mais concorridos, você precisa de uma preparação adequada para o vestibular. Assim, veja a seguir 10 dicas que vão te ajudar nesse processo:

  1. Foque nos assuntos que mais caem em provas;
  2. Escolha o melhor local de estudo possível;
  3. Monitore seu tempo de estudo;
  4. Crie um plano de estudos;
  5. Use a internet a seu favor;
  6. Elabore metas progressivas de estudo;
  7. Não esqueça de descansar da forma adequada;
  8. Atenção aos estudos de Redação, Matemática e Ciências da Natureza;
  9. Faça as provas dos exames anteriores;
  10. O simulado do Enem é muito importante no processo.

É importante adaptar os estudos à sua realidade e rotina para ter qualidade. Nesse sentido, grupos de estudos também podem ser uma excelente opção para aquisição de saber e domínio das matérias teóricas do curso de Medicina.

Carreira e matérias teóricas do curso de Medicina

Hoje, há mais de 450 mil cadastros ativos no Conselho Regional de Medicina (CRM). Além disso, 25 mil novos médicos se formam por ano no país. Uma profissão muito requisitada, principalmente devido ao cenário atual da pandemia.

Caso você deseje se dedicar a ser médico, analise bem a grade curricular e atividades da carreira antes do ingresso. Isso porque, as suas características pessoais e habilidades devem ir de encontro com a profissão escolhida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.