InícioGraduaçãoMedicinaCurso de Medicina: 11 dicas para encarar a faculdade

Curso de Medicina: 11 dicas para encarar a faculdade

curso de Medicina é bastante denso e exige bastante do aluno. Por isso, é essencial que todo estudante de Medicina saiba como lidar com toda matéria, carga horária, pressão e tensão durante a graduação. 

Diante disso, planejar o estudo, evitar o estresse, fazer amizades e aprender coisas novas são algumas das dicas mais importantes para encarar o curso de Medicina de forma mais tranquila.

Confira essas dicas valiosas que farão toda diferença durante os anos da faculdade de Medicina

11 dicas práticas que te ajudarão no curso de Medicina

Com essas dicas, certamente você irá encarar o curso de Medicina com bastante tranquilidade e sem neura:

Planeje bem os estudos durante todo o curso de Medicina

Certamente, esta é a dica mais importante de todas, pois, a partir de um planejamento, tudo ficará mais simples. Em primeiro lugar, você deve saber qual a metodologia utilizada em sua faculdade, tradicional ou PBL. Dependendo de qual for, você organizará seus horários de estudos da forma mais adequada.

Outra dica de ouro quanto a essa questão de planejamento de estudo é: utilizar um método de estudo eficazCertamente, você como  um estudante, deve estar acostumado a fazer muitos resumos. Porém, como muitos sabem, os resumos consomem muito tempo, e pode não ser tão eficaz assim. 

Pois, além de demorar, no final acaba sendo uma cópia dos livros, o tempo passa e o conteúdo é facilmente esquecido. Em vez disso, a chave é criar mapas mentais, associado ao método pomodoro, por exemplo. Assim, você estuda de forma otimizada e quando for revisar, os mapas mentais serão uma mão na roda, pois já foi comprovado ser um dos métodos de estudos mais eficazes.  

Evite o estresse… Relaxe!

Se você quer se dar bem no curso de Medicina, é importante evitar o estresse. É normal que em um curso tão denso, com tanta demanda de estudos, haja bastante pressão. 

Por isso, é importante buscar métodos que sejam eficazes e seguros para relaxar e seguir com o curso.

Pratique exercícios físicos 

A prática regular de exercícios físicos é um dos ótimos aliados contra o estresse. Além de fazer bem para o corpo, eles ajudam a mente a aliviar toda a tensão dos estudos. Procure uma atividade física que você mais se identifica e que está dentro do seu tempo livre.

Aposte em algo que seja prazeroso e que você possa persistir, sem desânimo ou preguiça, afinal, passar horas estudando pode gerar sedentarismo, o que é algo bem perigoso.

Medite

A meditação é uma prática milenar que tem o objetivo de levar o indivíduo a um momento de introspecção e relaxamento através do silêncio e de posturas corporais adequadas. Além de reduzir os níveis de estresse, a meditação ajuda a reverter as consequências físicas da ansiedade. 

Busque orientação de um profissional da área, como um terapeuta, por exemplo. Ele vai te orientar nos exercícios de meditação e isso fará toda diferença nos seus estudos.

Evite cobranças desnecessárias

Uma das maiores inimigas de todo estudante é a auto cobrança em demasia. Busque diferenciar aquilo que deve estar na sua lista de cobranças, como, por exemplo, as atividades mais necessárias que precisa realizar.

Lembre que tudo deve ser feito no seu tempo, por isso, evite também encher sua mente com as cobranças desnecessárias que outras pessoas eventualmente venham fazer, suas próprias cobranças pessoais já são suficientes. 

Não desanime no primeiro semestre 

Quase todo estudante universitário tem a tendência de desanimar nos primeiros semestres do curso. Isso não é diferente no curso de Medicina. Isso significa que você não vai ter muitas disciplinas específicas logo que entrar na faculdade. Por isso, uma dica fundamental é: se mantenha focado!

Lembre que depois das disciplinas básicas do curso, começam aquelas relacionadas às áreas específicas da Medicina, com as quais você poderá se identificar mais facilmente. Mantenha o foco em fazer bem essas disciplinas iniciais, para estar preparado para os semestres posteriores. 

Não esqueça que depois de todo esse esforço virá o prazer de alcançar o propósito final do curso de Medicina. O prazer de servir à sociedade salvando vidas, cuidando daqueles que precisam de suporte e alcançando a estabilidade que a profissão oferece.

Sempre que bater o desânimo, olhe para a recompensa que receberá depois de todo esforço.

Faça simulados frequentemente 

Quem disse que os simulados são importantes apenas antes de entrar na faculdade? Fazer simulados frequentemente ajuda e muito durante o curso de Medicina. Primeiro, porque os simulados são ótimos para fixar e se aprofundar nas matérias estudadas, além de serem excelentes aliados na hora de assimilar todo o conteúdo ministrado pelos professores.

Outra informação importante sobre os simulados é que eles ajudam a manter o foco e a disciplina em momentos de prova. Se você tem dificuldades em ficar concentrado durante vários minutos e até horas de prova, os simulados vão te ajudar bastante a treinar isso.

Mas, se você é o tipo de estudante com dificuldades com o tempo e sempre precisa de mais alguns minutinhos para terminar suas provas, os simulados vão te ajudar a otimizar seu tempo, te dando agilidade e precisão nas respostas.

Sempre pergunte e tire suas dúvidas com o professor 

Uma dica fundamental para qualquer estudante é: sempre tire suas dúvidas! Não importa o quanto elas pareçam simples ou quantas pessoas estarão ouvindo suas perguntas.

Perguntar é essencial e faz parte do processo de aprendizado. Em uma aula expositiva, em que o professor passa muito tempo falando sobre o assunto, é natural que se perca a atenção ou passem algumas informações importantes. 

Além de dinamizar a aula, fazendo-a mais interessante, tirar dúvidas faz com que as dificuldades de aprendizado sejam sanadas imediatamente na sala de aula e também ajuda os colegas que têm as mesmas dúvidas a melhorar seu aprendizado.

Não leve suas dúvidas para casa, isso pode gerar muitos transtornos mais à frente, nas vésperas das provas, por exemplo. Nesse momento você dificilmente terá seus professores à disposição para resolver seus problemas e consequentemente você levará todas as dúvidas para as avaliações. 

Por isso, se quer se dar bem no curso de Medicina, jogue a vergonha e a timidez fora e busque tirar todas as dúvidas em sala de aula. 

Adquira um cursinho voltado para o curso de Medicina 

Cursinhos não são apenas para aqueles que estão querendo entrar na faculdade, eles são muito bons para os estudantes de Medicina. Existem vários cursinhos em várias áreas do curso de Medicina, ou mesmo de disciplinas isoladas.

Estes, podem ajudar os estudantes a ter uma visão geral das diferentes áreas de atuação que podem trabalhar como futuros médicos. Bem como, podem contribuir muito com o aprendizado de algumas matérias específicas. Isso se dá porque nesses cursos, os alunos têm contato com outros materiais de estudo, e também com a vivência de outros professores.

Vale a pena investir em cursinhos de Medicina, ainda mais com as facilidades que temos em nossos dias. Existem cursinhos presenciais, mas também uma grande variedade à distância. Estes podem te ajudar a otimizar o tempo e adquirir conhecimento sólido. 

Faça amizades na faculdade 

Embora você precise estar focado para concluir o curso de Medicina, você não deve colocar toda sua atenção e foco somente no curso em si. É importante saber que as amizades podem te ajudar a enfrentar os desafios de um curso tão denso.

Entre os benefícios de uma boa amizade, estão o alívio da tensão através de momentos de descontração; o suporte no aprendizado com amigos que podem se reunir em grupos de estudos; trabalhos em grupo, entre tantas outras oportunidades.

Por isso, durante todo o curso, uma das melhores maneiras de lidar com toda pressão é fazer boas amizades, dentro e fora da faculdade. Só lembrando que essas amizades devem te ajudar a se manter focado, e não o contrário.

Bons amigos devem te ajudar a levar o fardo, não a perder o foco em seu curso. 

Aprenda coisas novas durante o curso de Medicina

Uma última dica é que você deve sempre lembrar que fora da faculdade existe um mundo inteiro para ser vivido e descoberto. Aproveite seu tempo livre para aprender coisas novas.

Para ajudar a distrair sua mente busque aprender a tocar algum instrumento, ou fazer aula de canto, ou dança. Você pode investir em um novo hobby, como ler, praticar corrida, nadar, jogar futebol, pintar, aprender uma nova língua, assistir filmes ou estudar sobre algum assunto diferente daqueles abordados no curso de Medicina.

Aprender coisas novas ajuda a refrescar a mente, tirando toda a atenção dos estudos e descarregando a tensão nessas atividades. Além de ajudar também a melhorar a cultura geral do profissional. 

O curso de Medicina vale a pena?

Certamente, esse é um dos cursos mais cobiçados pelos estudantes. Mas, é importante pesar na balança se vale a pena para você, afinal, como vimos, é um curso bastante denso. Além disso, a carga horaria de trabalho após formado também é muito intensa. 

Dito isto, agora destacaremos os motivos pelos quais você deve fazer Medicina:

  • O impacto positivo na vida de outras pessoas;
  • Confiança e respeito;
  • Oportunidade de servir à população;
  • Realização profissional;
  • Grandes oportunidades de trabalho; 
  • Excelentes salários;
  • Segurança financeira;
  • Vasta área de atuação; 
  • Possibilidade de trabalho em todo país; 
  • Mobilidade de trabalho;
  • Alta oferta de empregos;
  • Progressão na carreira;
  • Vasta experiência profissional.

Entre esses, existem vários benefícios para investir no curso de Medicina, não é atoa que este é um dos cursos mais disputados do país. Não perca a oportunidade de investir no seu futuro e se inscreva na faculdade de Medicina.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.