InícioGraduaçãoOftálmicaCurso Superior de Tecnologia Oftálmica: conheça esta graduação

Curso Superior de Tecnologia Oftálmica: conheça esta graduação

Os olhos são parte muito importante do corpo humano, afinal, é através deles que as pessoas enxergam. Contudo, os olhos são regiões muito sensíveis e que podem ser acometidos por doenças e distúrbios.

Neste post, você irá conhecer uma das carreiras que atua justamente na área da saúde ocular. Venha com a Voomp e vamos conhecer como funciona o curso superior de tecnologia Oftálmica!

Como é a faculdade de Oftálmica?

O curso de Oftálmica está situado na área das ciências da saúde e é um curso do tipo tecnólogo. Ou seja, trata-se de um curso de nível superior mais dinâmico, com bastante prática e voltado para a atuação profissional no mercado de trabalho. 

No curso superior de tecnologia em Oftálmica, os profissionais são formados para atuarem com prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças na área da oftalmologia. No campo da saúde, é muito comum que diferentes profissionais trabalhem de forma conjunta. Sendo assim, tecnólogos em oftálmica costumam atuar junto a técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

A formação busca contemplar todas as especialidades da oftalmologia de forma generalista. Desta forma, os alunos deverão conhecer doenças relacionadas à visão, bem como a fisiologia e a anatomia ocular. O curso é indicado para perfis de estudantes que almejam atuar com cuidados de saúde, zelando pela integridade dos pacientes com ética e responsabilidade. 

Oftálmica EAD: como é o curso?

O curso de Oftálmica a distância é uma opção que se encaixa perfeitamente com alunos que não possuem disponibilidade para frequentar cursos presencialmente. Você pode estudar os conteúdos através de materiais didáticos online e videoaulas exclusivas. 

Ah, e vale destacar que o fato de você estudar de casa não significa que você estuda sozinho. Através das plataformas de ensino das faculdades, você pode trocar experiências com seus colegas, se comunicar com professores e contar com ajuda de tutores especializados. 

O curso de Oftálmica EAD vale tanto quanto o curso presencial, ok? Você só precisa se certificar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação para o seu diploma ter validade.

O que você irá aprender  no Curso Superior de Tecnologia Oftálmica?

A grade curricular da faculdade de Oftálmica é dividida em duas etapas. No início do curso, os alunos estudam matérias introdutórias, visando familiarizar os estudantes na área de estudos e construindo as bases para os aprofundamentos posteriores. São matérias sobre biologia, anatomia e fisiologia.

À medida que o curso avança, matérias de caráter técnico e profissionalizante são introduzidas no currículo. É o momento em que os estudantes aprendem boa parte dos conhecimentos que serão fundamentais na hora de atuar. São temas como doenças oculares, tecnologias aplicadas à saúde, exames e instrumentos de cirurgia oftálmica.

A seguir, você confere as principais disciplinas da grade curricular do curso superior de tecnologia Oftálmica:

  • Anatomia
  • Biologia e Genética
  • Farmacologia
  • Doenças Oculares
  • Instrumentação Cirúrgica e Oftalmológica
  • Óptica Fisiológica
  • Exames Subsidiários em Córnea, Glaucoma e Retina
  • Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologias em Saúde
  • Princípios da Formação de Imagens
  • Bases da Tecnologia Oftálmica
  • Doenças Oculares e Neuroftalmológicas
  • Instrumentação Cirúrgica Oftalmológica
  • Ultrassonografia Ocular

Quanto custa a faculdade de Oftálmica?

De modo geral, normalmente os cursos superiores de tecnologia costumam ser mais baratos se comparados às graduações do tipo bacharelado. Esta é uma ótima notícia para quem deseja se formar na área da saúde e gastar pouco. Boas faculdades como Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unic e Unime possuem mensalidades na faixa dos R$ 200 nos cursos EAD.

No entanto, o valor da faculdade de Oftálmica pode variar. Em cursos presenciais e em grandes capitais, os preços costumam ser mais elevados. Se você procura por valores mais acessíveis, existem algumas formas de obter descontos. Com programas como FIES e Prouni, você pode financiar suas mensalidades ou conseguir bolsa de estudos.

Quanto tempo dura o Curso Superior de Tecnologia Oftálmica

A formação em Oftálmica pode durar entre dois e três anos de graduação. Isso depende de como a instituição planeja a grade curricular e quais disciplinas você irá estudar. Apesar de haver uma base comum em todas as faculdades, algumas instituições possuem matérias extras e facultativas.

Neste período, além de obter as aprovações necessárias nas matérias, é preciso realizar atividades práticas no estágio, bem como elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso sobre algum tema da oftálmica.

Como é o mercado de trabalho para Tecnólogos em Oftálmica?

Com a devida formação na especialidade oftálmica, o profissional está preparado para atuar em diversos espaços de prevenção e tratamento de distúrbios relacionados à visão. Em trabalhos de prevenção, tecnólogos podem trabalhar com a execução de exames, operando máquinas de fotografia e ultrassom, por exemplo. 

Em blocos cirúrgicos, tecnólogos prestam suporte ao médico responsável pela operação, realizando a preparação do espaço e disponibilizando os devidos instrumentos para cirurgia nos olhos.  

Já em hospitais e clínicas oftalmológicas, os profissionais podem atuar em projetos de manutenção da saúde ocular, orientando e avaliando pacientes sob supervisão médica. Trabalhos com lentes, fisioterapia ocular e correção de anomalias fazem parte da rotina de trabalho nesses ambientes. 

Por fim, ainda há a possibilidade de empreender na área. Com um bom conhecimento sobre a saúde ocular, acessórios e métodos de tratamento, pessoas formadas em oftálmica podem trabalhar com negócios envolvendo saúde dos olhos, tanto na parte comercial como administrativa.

Agora você já conhece o Curso Superior de Tecnologia Oftálmica. Que tal dar um Voomp na sua carreira? Siga acompanhando nosso conteúdo e descubra tudo sobre as graduações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.