InícioGraduaçãoProdução IndustrialO que é o curso de Gestão da Produção Industrial – Tecnólogo

O que é o curso de Gestão da Produção Industrial – Tecnólogo

Inicialmente, o curso de Gestão da produção industrial prepara o profissional para ser responsável por várias etapas de uma cadeia produtiva. Assim, as responsabilidades vão desde acompanhar as atividades operacionais de uma fábrica, até calcular os custos de uma planta.

Também conhecida apenas como Gestão da Produção, essa área envolve o controle dos processos industriais para garantir que eles se movam suavemente no nível necessário. Assim, as técnicas de gerenciamento da produção são empregadas tanto em serviços como nas indústrias de manufatura. Esta é uma responsabilidade semelhante em nível e escopo a outras especialidades.

Algumas delas podem ser o Marketing ou Recursos Humanos e Gestão Financeira, por exemplo. Nesse sentido, nas operações industriais o gerenciamento da produção inclui a responsabilidade pelo projeto do produto e do processo. Isso acontece seguindo as questões de planejamento e controle que envolvem a capacidade e qualidade. Além de envolver a organização e supervisão da força de trabalho.

Então, com o seu diploma do curso de Gestão da Produção Industrial, você estará pronto para supervisionar as operações diárias das indústrias. Será função do profissional da área, planejar e dirigir as atividades usadas para produzir uma ampla gama de bens. Entre eles se encontram automóveis, equipamentos de informática ou produtos de consumo. Os tópicos do curso normalmente incluem técnicas de produção mais enxutas, programação da produção e gerenciamento de qualidade.

Do mesmo modo, também é importante ressaltar que as responsabilidades de quem faz esse curso são grandes. Afinal, apenas um erro pode significar a diferença entre lucro ou prejuízo. Por este motivo, ser uma pessoa observadora é crucial para o sucesso na profissão. Portanto, o curso é ideal para pessoas que tendem a ser hiperativas e proativas. Isso significa que estas pessoas conseguem fazer inúmeras coisas diferentes no dia a dia da profissão.

O que você aprende durante o curso de Gestão da Produção Industrial

De maneira geral, o curso de Gestão da Produção Industrial trata da criação de bens e serviços por meio da aplicação de conceitos de negócio muito válidos. Eles também são essenciais em empresas de serviços e manufatura. Assim a produção tem um objetivo principal, que é o de empregar os recursos da empresa para produzir bens e serviços.

Em outras palavras, o curso de Gestão da Produção Industrial envolve o uso criterioso de recursos para criar produtivos aceitáveis. Nesse caso, as matérias primas estão sendo transformadas em produtos de valor agregado de forma eficiente. Além disso, o profissional da área também é responsável por esse setor do negócio. Ou seja, as decisões como quantidade, qualidade, preço, design e estilo de embalagem e material do produto. Estas responsabilidades, além de outras, ficam a cargo do gerente de produção industrial.

O objetivo do curso de Gestão da Produção Industrial é instruir os alunos a agregar valor aos produtos com que trabalharão. Seja ele um produto, ou até mesmo serviço. A ideia principal é criar algo que fortaleça o relacionamento da organização com os clientes. No entanto, isso não pode ser possível apenas pelo departamento de produção.

Por essa razão, durante o curso os alunos são ensinados a trabalhar em conjunto com o pessoal de marketing, por exemplo. São eles que distribuirão o produto aos potenciais compradores. Além disso, também serão os principais responsáveis por informar ao departamento de produção o que os clientes ou consumidores desejam. De qualquer maneira, confira um pouco da grade curricular do curso de Gestão da Produção Industrial:

  • Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos
  • Gestão Da Produção E Manutenção
  • Legislação, Segurança E Medicina Do Trabalho
  • Métodos Quantitativos
  • Metrologia E Controle Geométrico
  • Processos Logísticos
  • Projeto De Operações Produtivas
  • Orçamentos E Custos Industriais

Responsabilidades de quem faz o curso de Gestão da Produção Industrial

Para simplificar: as responsabilidades inerentes à função podem ser resumidas basicamente em cinco fatores: homens, máquinas, métodos, materiais e dinheiro. Onde “homens” refere-se ao elemento humano em sistemas operacionais. Como a grande maioria do pessoal de manufatura trabalha na produção física de mercadorias, a “gestão de pessoas” é uma das responsabilidades mais importantes do gerente de produção.

O gestor de produção industrial também deve saber escolher as máquinas e métodos da empresa. Primeiramente, selecionando o equipamento e tecnologia a serem usados na fabricação do produto ou serviço. E, em seguida, planejando e controlando os métodos e procedimentos para o uso do mesmo. Então, a flexibilidade do processo de produção e a capacidade dos trabalhadores de se adaptarem aos equipamentos e horários são questões importantes.

Eventualmente, a responsabilidade do gerente de produção pelos materiais inclui o gerenciamento dos processos de fluxo. Estes fluxos podem ser tanto físicos, com matérias primas, quanto de informações (papel ou dados). A suavidade da movimentação de recursos e do fluxo de dados é determinada pelas escolhas fundamentais feitas no design de produto e no processo a ser usado.

Assim, a preocupação do profissional de Gestão da Produção Industrial com o dinheiro é explicada pela importância do financiamento e da utilização de ativos para a maioria das organizações de manufatura. Por outra perspectiva, um gestor que permite que os estoques se acumulem ou que sacrificam um bom atendimento ao cliente para melhorar a produção pode correr riscos de perder uma vantagem competitiva que demorou para ser alcançada.

Questões mais importantes aprendidas durante o curso

De forma geral, durante o curso de Gestão da Produção Industrial o aluno aprende a planejar e controlar o processo de produção de forma que ele se mova suavemente no nível de produção exigido. Faz isso ao mesmo tempo que atende aos objetivos de custo e qualidade. Aprender o controle de processo ajuda o aluno a garantir que as operações sejam realizadas de acordo com o plano. Além disso, também dá base para monitorar e avaliar continuamente o plano de produção, com a finalidade de ver se as modificações podem ser planejadas para atender aos diversos objetivos.

Além disso, o controle de estoque é um outro conhecimento importante ensinado no curso de Gestão da Produção Industrial. Embora o uso dos recursos financeiros seja normalmente considerado fora da responsabilidade deste profissional, muitas empresas industriais com grandes estoques mantêm gerentes de produção como responsáveis pelos mesmos. Uma gestão de estoque bem sucedida envolve a solução de problemas e é crítica para o sucesso competitivo de uma empresa como um todo.

Por fim, caso você tenha se interessado no curso de Gestão da Produção Industrial, aproveite, pois há várias condições especiais para novos alunos. O curso superior da categoria tem uma duração aproximada de três anos e garante um diploma de Tecnólogo na área.

Dependendo da faculdade, você pode encontrar o curso em modalidade semipresencial, EAD ou presencial. Esse curso é indicado para quem quer se inserir com mais rapidez no mercado de trabalho, ou busca um aprimoramento em uma segunda graduação. Veja também mais sobre o curso de Gestão Comercial – Tecnólogo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.