À primeira vista, o profissional em gestão comercial é o responsável pelo orçamento e controle dos custos envolvidos em projetos de construção de grande escala. Para fazer isso, os gestores negociam custos com diversos fornecedores.
Além disso, supervisionam os projetos e buscam monitorar os planos para garantir que os prazos sejam cumpridos. Também é de sua função garantir com que os projetos não ultrapassem o orçamento previamente determinado. Outra tarefa importante do profissional de gestão comercial é garantir que o trabalho exercido pelos funcionários esteja dentro do padrão.
Em geral, um profissional em gestão comercial é a pessoa responsável pela gestão financeira dos projetos. Ele reconhece as oportunidades de negócios e elabora licitações para conquistar novos clientes. Assim, do mesmo modo, tem o papel de negociar e firmar contratos que poderão valer milhões de reais. Nesse sentido, os profissionais de gestão comercial trabalham arduamente para expandir, preservar ou melhorar estrategicamente os padrões, procedimentos ou políticas de uma empresa. Ao mesmo tempo, não deixam de seguir as diretrizes regulatórias.
Do mesmo modo, o profissional em gestão comercial também poderá criar manuais e procedimentos de operações com a finalidade de agilizar os processos. Também realiza pesquisas com funcionários sobre seus métodos de trabalho, além de fazer recomendações à gerência sobre quais mudanças devem ser implementadas para gerar melhoria na produção.
Portanto, se você já está na área de gestão comercial e deseja dar um passo à frente em sua carreira, realizar estudos no setor será essencial. Então, seu desenvolvimento profissional poderá ser facilitado com uma boa formação em tecnólogo. Acompanhe, a seguir, mais sobre o que faz o profissional em gestão comercial e o curso para tecnólogo no setor.
O que faz um profissional em gestão comercial em seu dia a dia?
De início, o profissional em gestão comercial é o responsável por cuidar dos projetos e gerenciar uma equipe. De certa forma, seu papel principal é assumir as responsabilidades pela gestão financeira de projetos. Esse processo consiste em reconhecer as oportunidades e reunir lances para conquistar novos negócios. Assim, seu trabalho é buscar sempre a negociação e concordância de contratos para que ambas as partes fiquem satisfeitas com os acordos desenvolvidos.
Sobretudo, a função do profissional em gestão comercial é expandir, preservar ou melhorar estrategicamente os procedimentos da empresa. Isso inclui normas ou políticas da empresa que possam otimizar o ambiente de trabalho. Ou seja, ele garante com que as diretrizes regulatórias da empresa onde está inserido sejam seguidas da melhor forma possível. Assim, o profissional em gestão comercial pode trabalhar em uma variedade de setores, incluindo transporte, logística, contabilidade e relatórios financeiros. Da mesma forma, pode atuar em ambientes comerciais e governamentais. Esse tipo de trabalhador geralmente é o responsável por gerenciar um portfólio de relações comerciais de uma empresa ou organização.
As tarefas típicas de um profissional em gestão comercial em seu dia a dia podem variar. Porém, algumas das atividades realizadas podem incluir funções diversas. Algumas incluem:
- Produzir avaliação de risco
- Oferecer direção e instrução
- Descobrir áreas que não estão de acordo com as práticas regulamentares
- Realizar revisão e desenvolvimento de fluxos de processos operacionais
- Garantir que todas as partes interessadas entendam e cumpram as obrigações contratuais
- Garantir que os aspectos financeiros e o impacto de um contrato sejam claros para todas as partes
- Supervisionar indicadores financeiros de dados importantes
- Gerenciar, fazer mentoria e treinamento de outros avaliadores de quantidade
Apesar de todas essas funções agregadas, o profissional em gestão comercial trabalha uma média de 45 horas por semana.
Como se tornar um profissional em gestão comercial?
Desde já, existem diversos caminhos para se tornar um gerente comercial. Você pode concluir um curso universitário em Administração de quatro anos. Ou, então, realizar um Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Comercial em uma instituição de sua escolha.
Normalmente, você pode tomar esses caminhos para se tornar um profissional em gestão comercial. Porém, alguns empregadores estão muito mais interessados em pessoas que sejam entusiasmadas, dispostas a aprender e que possam seguir as instruções. Obviamente, será bem melhor se você possuir uma formação de bacharel ou tecnólogo em áreas relacionadas à função.
Além do mais, durante a formação profissional, provavelmente ocorrerá a necessidade de um estágio obrigatório. Pois, além de ser necessário para se graduar e conseguir o diploma, muitas empresas preferem contratar profissionais que tenham alguma experiência no setor. Felizmente, os estágios são abertos para qualquer pessoa interessada em gestão de projetos, ou na própria gestão comercial. Como estagiário, você será empregado de forma integral pela empresa e deverá trabalhar no mínimo 30 horas por semana. Em outras palavras, seu tempo será dividido entre os estudos na faculdade e o estágio diário.
Por outro lado, se você já tem vários anos de experiência em suporte de projetos, ou em uma função administrativa, poderá se inscrever diretamente em uma empresa para obter experiência como profissional em gestão comercial. Da mesma forma, seu empregador poderá ajudá-lo oferecendo treinamentos específicos para a função.
Habilidades de um bom gestor comercial
Acima de tudo, algumas habilidades são essenciais para que um profissional em gestão comercial consiga exercer suas tarefas com maestria. De maneira geral, ter fortes habilidades analíticas e de comunicação podem ajudar bastante toda a equipe. Assim, além de conseguir analisar problemas, haverá mais facilidade em comunicá-los aos colegas de trabalho. Além disso, o gestor saberá gerenciar o tempo da melhor forma, pois, sabemos que a função exige bastante foco e trabalho. Desse modo, gerenciar corretamente o tempo fará toda a diferença no final do dia, da semana ou do mês.
Nesse sentido, é muito importante ser totalmente trabalhador e motivado. Visto que, quando algo der errado no local de trabalho, você precisará aprender a se adaptar e encontrar uma solução. E isso não é fácil, então, trabalhar muito, sempre fazer perguntas e se manter motivado é fundamental. Manter uma atitude positiva também ajudará bastante.
Por fim, esperamos tê-lo ajudado a entender um pouco mais sobre o que faz um gestor comercial e a natureza de sua função. Caso tenha interesse em seguir esse caminho de carreira, é possível optar pelo CST em Gestão Comercial. Como o curso possui apenas dois anos de duração e está disponível em diversas modalidades de ensino, pode ser a opção mais acessível. Confira!