InícioGraduaçãoGestão da ProduçãoO que faz o profissional de Gestão da Produção Industrial?

O que faz o profissional de Gestão da Produção Industrial?

Antes de mais nada, definimos o profissional de gestão da produção industrial como a pessoa responsável por gerenciar e supervisionar todas as etapas de uma produção em fábrica. Ou seja, ele cuida desde as escolhas de materiais até a expedição do produto final.

Além disso, o profissional de gestão da produção industrial é o responsável por cuidar de toda a movimentação do produto em si. De maneira a supervisionar os operários e trabalhar com o objetivo de aumentar a eficiência geral da fabricação. Dependendo de onde esse trabalhador está, sua função pode incluir projetar a estrutura completa de produção e planejar as etapas que serão seguidas meticulosamente, com o objetivo de mensurar os gastos e sempre reduzir os custos da produção industrial. Outra tarefa importante é garantir a qualidade dos produtos e pensar em métodos de padronização mais eficazes que podem e devem ser aplicados periodicamente.

De maneira geral, o profissional de gestão da produção industrial realiza um curso de nível tecnólogo em Gestão da Produção Industrial.O curso, por sua vez, possui uma média de dois anos de duração, podendo ser executado de maneira totalmente online, presencial ou  híbrida. De fato, para gerar maior credibilidade no momento da contratação, é importante ter algum tipo de diploma.

Hoje em dia, com a fluidez do mercado de trabalho e dos negócios em geral, esse cargo se tornou estratégico em várias empresas. Pelo motivo do profissional de gestão da produção industrial ser a pessoa qualificada, ele é capaz de controlar a manutenção de equipamentos e administrar a logística de uma organização, por exemplo. Nesse sentido, também implementa novas tecnologias na produção para a otimizar.

Quais são as funções de um profissional de gestão da produção industrial?

À primeira vista, como o nome sugere, as funções do profissional de gestão da produção industrial estão atreladas à gerência e às operações de produção. Algumas de suas principais funções incluem definir e implementar programas de fabricação, juntamente com a tarefa de elaborar planos para a utilização mais eficaz dos equipamentos. Também é tarefa do profissional de gestão da produção industrial acompanhar os índices de produtividade. Assim, será mais fácil desenvolver as melhores práticas para uma melhoria contínua do fluxo de processos.

Constantemente, esse profissional é responsável por acompanhar os cumprimentos de metas de produção, desde que estejam dentro dos padrões de qualidade e quantidade. Além disso, é responsável por realizar o gerenciamento dos custos e avaliar os requisitos para a mão de obra. Nesse ínterim, sua função também será gerenciar os estoques de forma adequada e notificar o setor responsável, caso certos produtos acabem.

Muitas vezes, o profissional de gestão da produção industrial é aquele responsável por realizar a contratação de pessoas. Em certos lugares, ele também é o responsável por fazer o treinamento devido aos novos colaboradores. De outro modo, ele é o profissional que fica a cargo de motivar os funcionários e a comunicação em equipe. Portanto, podemos dizer que esse cargo tem como função principal a organização geral da empresa de forma a garantir a organização geral de metas a serem batidas. Já em algumas organizações, o trabalhador capacitado em Gestão da Produção Industrial é o responsável pelo controle de entradas e saídas. Algo que exige bastante confiança e responsabilidade, pois, qualquer erro ou deslize pode resultar na perda de lucros e até mesmo em prejuízos.

Quais são os tipos de profissionais que se formam no curso de Gestão da Produção Industrial?

Como vimos, as funções dos profissionais de gestão de produção industrial podem ser distintas. O que quer dizer que é possível haver mais de uma pessoa com estes conhecimentos na mesma empresa. Assim, cada um fica responsável pela sua própria área. Além de ter a capacidade de trabalhar em conjunto para alcançar metas e seguir certos planejamentos e objetivos. Pensando nos cargos mais variados de atuação dos gestores de produção industrial, separamos os principais para podermos exemplificar a variedade deste cargo. Confira:

  • Gerente administrativo: algumas das principais atividades que um gerente administrativo pode desempenhar são a sistematização de informações e o controle geral do setor. Além do mais, o gerente administrativo é o responsável por realizar relatórios, planejamento estratégico e garantir com que as atividades sejam desenvolvidas de acordo com o planejado. As pessoas que ocupam este cargo precisam saber lidar com pessoas e manter a autoridade, pois é preciso ter tato para lidar com os colaboradores da empresa.
  • Gerente financeiro: como sabemos, cuidar do dinheiro da empresa não é fácil. Então, o gerente responsável pelo setor financeiro possui obrigações de gerenciar o fluxo de caixa, gestão de ativos e fazer o controle de contas a pagar e receber. Juntamente com a gestão de outras movimentações financeiras, os gerentes financeiros criam relatórios de demonstração. Para isso, eles precisam estar atentos aos dados de faturamento, despesas e custos, por exemplo.
  • Gerente da produção: o gerente da área da produção é o responsável por acompanhar o cumprimento das metas de produção dentro dos padrões de quantidade e qualidade. Além disso, deve gerenciar custos do departamento e requisitos de mão de obra, materiais e estoque de produtos acabados. Portanto, esse profissional precisa sempre procurar métodos e ferramentas que aprimorem o sistema e a linha de produção.

Como se tornar um profissional do setor?

Atualmente, para se tornar um profissional de gestão da produção industrial é preciso fazer o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão da Produção Industrial. De modo geral, a duração do curso pode variar dependendo da instituição. Em certas universidades, a graduação possui três anos. Em outras, apenas dois anos de aulas, ou seja, quatro semestres. Ocasionalmente, o curso tem uma duração mais reduzida, o que significa que as matérias terão uma aplicação mais prática.

Agora, se você está interessado no curso de Gestão da Produção Industrial, procure uma universidade de sua escolha e determine a modalidade mais adequada para você. Atualmente, existem modalidades de ensino bem flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso. A realização deste curso é uma das maneiras mais rápidas de adentrar no mercado de trabalho com uma boa qualificação. Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.