InícioGraduaçãoPublicidade e Propaganda10 mitos e verdades sobre Publicidade e Propaganda

10 mitos e verdades sobre Publicidade e Propaganda

Publicitário ganha muito dinheiro? Precisa ser muito criativo? É um curso fácil? Saiba o que procede ou não sobre essa área de atuação.

Se você pensa em fazer o curso de Publicidade e Propaganda aposto que já ouviu inúmeros mitos e verdades sobre essa área de atuação. Por isso, é importante descobrir quais desses estereótipos não se aplicam a rotina de um publicitário.

É possível que muitos desses pensamentos estejam afetando a sua decisão favorável, ou não ao curso. Por isso, acompanhe os tópicos do texto para que sua escolha seja ainda mais consciente e segura.

1. Todo publicitário trabalha em agência

Aposto que quando você pensa em um publicitário já ambienta ele dentro de uma agência, certo? Embora seja uma possibilidade de atuação, é um mito dizer que eles estão limitados apenas ao trabalho nas agências.

A profissão garante flexibilidade e diferentes frentes de trabalho. O publicitário pode trabalhar em produtoras, organização de eventos, empresas de marketing, consultoria empresarial, órgãos públicos e até mesmo de forma autônoma.

Além disso, com o crescimento digital o mercado de trabalho oferece diversas oportunidades que combinam com o perfil do publicitário, tais como SEO e SEM, analista de mídias sociais, Copywriting, etc.

2. Publicitário não precisa fazer contas

Embora seja uma área volta as ciências humanas, os cálculos cumprem a sua participação no curso de publicidade. Na grade da graduação existem matérias que envolvem cálculos, como, por exemplo planejamento estratégico e estatístico.

Os números exercem um papel importante para esses profissionais, já que para os que desejarem atuar com mídia e produção será preciso calcular os custos de uma campanha e seu respectivo lucro.

Entretanto, caso você escolha atuar com a área de criação gráfica, ou textual, não terá muito contato com os números. No entanto, é importante estar ciente que os cálculos e tabelas estarão presentes nas disciplinas do curso.

3. O publicitário deve desenhar bem e ser criativo

Se você não sabe desenhar bem, pode respirar aliviado. Não é preciso dominar essa habilidade para se tornar publicitário.  A parte de criação é apenas um dos setores de uma agência publicitária, onde redatores e diretores de arte dividem o espaço. Na empresa existem outros departamentos, que envolvem outros tipos de conhecimento e atuação.

É comum que o curso de Publicidade e Propaganda passe por todas as possibilidades de trabalho dentro de uma agência, justamente para preparar o aluno para o dia a dia em sua profissão, que pode ser dentro ou fora desses ambientes.

A criatividade é considerada uma aliada do publicitário. No entanto, caso você não seja tão criativo assim, não é preciso desistir da área. Desenvolver boas técnicas e ter capacidade para executar suas ideias podem contar mais para sua atuação profissional.

Além disso, ao decorrer da graduação, é possível aprender e aperfeiçoar formas de criação, tudo irá depender do seu empenho e objetivos.

4. Publicidade e Propaganda não é um curso fácil

Se você nutre esse pensamento, saiba que é um mito. O curso de Publicidade e Propaganda envolve diferentes tipos de habilidades e conhecimentos que precisam ser desenvolvidos pelo profissional.

Para que o publicitário alcance sucesso na sua carreira, é preciso muito esforço e disciplina. Além disso, é preciso estar atento ao mercado e suas mudanças. Concluir a faculdade não significa deixar de estudar.

O aluno de Publicidade não é treinado apenas para a criação de peças, é preciso dominar técnicas de planejamento estratégico de diferentes nichos de mercado, estar atento aos cenários políticos e econômicos, dominar ferramentas vetoriais que não são simples e criar estratégias de marketing, baseadas em muito estudo.

5. O publicitário precisa ter pensamento estratégico

Uma das virtudes de um bom publicitário é hierarquizar a produção do seu trabalho de forma analítica e estratégica. Então sim! É preciso ter, ou desenvolver uma visão estratégica para trabalhar com publicidade.

O trabalho do profissional dessa área precisa ser embasado em análises, planejamento e acompanhamento mercadológico. Por isso é imprescindível que o publicitário esteja ambientado em tomar atitudes de forma planejada e estratégica.

6. O dia a dia do publicitário é cheio de glamour e diversão

É comum que a mídia e as produções cinematográficas retratem o trabalho do publicitário como algo glamoroso e cheio de diversão. Geralmente o profissional de publicidade é super estiloso, possui uma rotina flexível e está sempre em grandes festas.

No entanto, a realidade é bem diferente da ficção. Essa visão romantizada não contempla o dia a dia desses profissionais, que tendem a ter uma rotina bastante intensa.

Ao contrário do que vemos nos filmes e séries, os projetos não são criados do nada. Existe um árduo processo por trás das produções publicitárias, onde é considerando o briefing, estratégias, público-alvo, objetivos, verbas e muito mais.

Existe sim, espaço para o glamour e a diversão na profissão. No entanto, existe muito mais trabalho duro, prazos e metas para seguir.

7. Os publicitários têm o seu próprio dialeto

É provável que você já tenha escutado alguns dos termos utilizados pelos publicitários, tais como job, briefing, deadline, target, brainstorming e muito mais. Para os que não atuam na área ou são iniciantes, o dialeto dos profissionais dessa área pode confundir bastante.

Para os publicitários, esses termos fazem parte do seu dia a dia e facilitam a comunicação entre os colegas de trabalho. Se você pensa em investir nessa área, é recomendado estar por dentro desse dialeto, dessa forma você irá conseguir se comunicar melhor.

8. Horário fixo e rotina não costumam fazer parte da rotina desse profissional

Se para você o emprego ideal tem horários fixos e uma rotina bem estabelecida, a área de publicidade pode ser um problema para você.

Estender o expediente, trabalhar de casa e até mesmo aos finais de semana são coisas bem recorrentes nas agendas dos publicitários. Por isso, para se adequar ao dia a dia desses profissionais é preciso ter uma rotina flexível e estar preparado para imprevistos.

9. O ambiente nas agências é descontraído

Sim, o ambiente de trabalho do publicitário pode ser bem atrativo para as pessoas que priorizam um clima descontraído e livre.

Embora o cotidiano desse profissional não envolva só diversão, os ambientes profissionais costumam ter políticas de traje mais abertas, elementos e horários que estimulem a criatividade.

Afinal, o trabalho do publicitário é a união entre a arte e a criatividade, porém com objetivo e foco.

10. Publicitário ganha muito?

Nem mito, nem verdade. Depende!

Abandone a ideia romântica de trabalhar logo de cara em grandes campanhas publicitárias com grandes marcas e grandes salários.

Assim como a maioria das profissões, a remuneração depende do seu grau de experiência, técnica, empresa e mercado.

É sim, possível ganhar muito dinheiro e conquistar prestígio profissional. Porém, é preciso muita dedicação e experiência.

Se você gostou de desmistificar alguns pontos sobre os publicitários e seus meios de atuação não deixe de acompanhar nosso conteúdo, que abrange diversas áreas de atuação, dicas para vestibular e carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.