InícioGraduaçãoCriminologiaQual a relação entre Polícia Judiciária e Criminologia?

Qual a relação entre Polícia Judiciária e Criminologia?

Você sabe o que é a Polícia Judiciária? Se a resposta para essa pergunta for não, então, saiba que esse setor da Lei é responsável por apurar as infrações penais civis e os motivos que levaram ao crime. Por isso, esse é um caminho profissional escolhido muitas vezes pelos estudantes de Criminologia. 

Então, para você poder entender tudo sobre a relação da Polícia Judicializada e a Criminologia, a Voomp preparou esse artigo. Dessa forma, durante o texto você terá a oportunidade de conhecer melhor esses dois setores. Além de quais impactos positivos que a área de criminologia pode causar na rotina dos profissionais que trabalham na Polícia Judiciária. 

Por isso, siga lendo o artigo e vamos juntos descobrir como funciona esse setor do judiciário brasileiro! 

O que é Polícia Judiciária? 

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é Polícia Judiciária e quais são as atribuições desse setor na Lei brasileira. Sendo assim, a Polícia Judiciária é um órgão público que tem o objetivo de auxiliar nas investigações criminais.

Então, os profissionais do setor trabalham desenvolvendo ações de prevenção,  investigação e detecção de crimes.  Dessa forma, a área trabalha repressivamente no enfrentamento à criminalidade. Ou seja, cabe à Polícia Judiciária apurar os delitos que acontecem no país. 

Dessa forma, entre as infrações mais comuns investigadas por esse setor da Justiça brasileira estão: terrorismo, crimes financeiros e homicídio. Por isso, os profissionais que trabalham nesse setor precisam ser capacitados para identificar e localizar os responsáveis pelos delitos. 

Além disso, cabe  ao policial judiciário realizar vigilâncias, utilizar técnicas de registo de som e de imagem.  Ainda é responsabilidade da Polícia Judiciária, realizar revistas e buscas em locais suspeitos. Bem como, realizar a condução coercitiva de investigados em processos penais para a presença de autoridades judiciais. Como, por exemplo, delegados e juízes. 

Contudo, a atuação da Polícia Judiciária tem uma exceção. Dessa forma, esse setor do Judiciário não pode realizar investigações referentes a militares. Sendo assim, esse modelo de investigação é somente responsabilidade da Polícia Judiciária Militar por Oficiais Militares. 

Outro ponto importante para se destacar sobre a Polícia Judiciária é que esse setor da Lei é garantido pela Constituição Federal. Além disso, as atribuições dessa área são desenvolvidas por profissionais tanto da Polícia Civil como da Polícia Federal. 

Em resumo, a Polícia Judiciária é responsável por investigar a materialidade, provas e autoria de crimes. Contudo, também cabe a esse setor auxiliar o Poder Judiciário em diligências relacionadas a atividades criminais. Tais como, conduções coercitivas, mandados de prisão e de busca e apreensão. 

O que é Criminologia?

Então, outro ponto importante para se esclarecer nesse artigo é o que é Criminologia. Além de como atua o profissional formado nessa área e quais são as atribuições do trabalho. 

Sendo assim, os criminólogos buscam estudar os aspectos dos crimes, as causas sociológicas e a psicologia criminal. Em síntese, o objetivo do profissional é auxiliar a resolver os crimes e prevenir que eles voltem a acontecer. Ainda está entre as obrigações dos criminólogos garantir um tratamento justo aos criminosos. 

Desta forma, o profissional atua na resolução da ação criminosa, buscando entendê-lo como um fenômeno enquadrado social, além de encontrar soluções para prevenção de crimes. 

Em resumo, o profissional elabora o perfil do criminoso, estuda comportamento do delinquente. Além de elaborar o perfil das prováveis vítimas de crimes, quais são as parcelas da população mais vulneráveis e porquê tem o maior risco.  

Além disso,  a criminologia é uma área da ciência interdisciplinar, ou seja, formada por diversas disciplinas. Como, por exemplo: sociologia, psicopatologia, direito, biologia. Desta forma, os criminólogos são especialistas em comportamento humano, responsáveis por avaliar os crimes.

Ainda vale ressaltar que o país se enquadra na taxa de um dos mais violentos do mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o nono maior índice de homicídios do mundo. Ainda segundo a pesquisa, as mortes no Brasil atingiram 31,1 pessoas a cada 100 mil habitantes. 

Por isso, contar com profissionais capacitados e trabalhem buscando entender a raiz do problema da criminalidade no Brasil é essencial. Dessa forma, a área de Criminologia vem crescendo cada vez mais no mercado. 

Qual a relação entre a Polícia Judiciária e a Criminologia? 

Então, como você pode perceber, a Polícia Judiciária investiga crimes e resolver situações de conflitos. Por isso, profissionais de criminologia são essenciais para tornar possível a resolução desses conflitos. 

Sendo assim, o conhecimento em criminologia pode auxiliar o setor a instruir, prevenir e reprimir o crime desde a criação até os possíveis desdobramentos das ações de violência. Como, por exemplo,  a “resposta” ao assassinato de um criminoso poderoso em sua região. 

Além disso, o criminólogo pode auxiliar a Polícia Judiciária a desenvolver técnicas de investigação mais eficientes e estabeleça uma relação com as provas encontradas no local do crime. Tais como, a reconstituição da cena da infração através de fragmentos e vestígios deixados pelo criminoso.

O profissional de criminologia também pode ajudar na investigação por meio da elaboração do  perfil criminológico. Dessa forma,  pode ser um grande diferencial para descobrir a motivação do ato de violência. 

Sendo assim, a criminologia também é uma peça essencial para que a Polícia Judiciária atue com base nos problemas sociais na área de atuação e buscando trazer o poder do Estado para benefícios da sociedade.  Por isso, conhecer a comunidade em que trabalha, a  geografia do local, nível socioeconômico é importante para melhorar o trabalho. 

Além disso,  com o apoio da criminologia, é possível se aprofundar em temas sobre  evasão escolar e dados econômicos do lugar onde ocorrem os maiores índices de crimes. Sendo assim, é possível compreender melhor os motivos da ocorrência do grande número de casos criminais e quais as melhores ações para solucionar os problemas. 

Dessa forma, a criminologia torna possível que o policial judiciário tenha um olhar diferenciado sobre a violência. O que torna o profissional mais preparado e com melhores resultados profissionais. 

Conclusão 

Então, gostou de conhecer melhor o que é a Polícia Judiciária e Criminologia? Além disso, conseguiu entender qual a relação das duas na prevenção a crimes? Enfim, espero que o artigo tenha elucidado suas dúvidas e não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.