Publicidade e Propaganda não se limita a fazer anúncios em jornais, revistas, sites e TV: o profissional precisa conhecer muito bem seu público, e entender suas necessidades.
Vemos anúncios o tempo todo na TV, jornais, revistas e sites, ouvimos no rádio. Lemos cartazes, faixas e banners, que também estão no nosso campo de visão. Isso é parte do que a Publicidade e Propaganda faz, mas o campo de trabalho é bem mais amplo.
Via de regra, a Publicidade e Propaganda divulga marcas, produtos, ideias e serviços. Porém, o caminho para se chegar a linguagem correta, o visual, a forma do anúncio e onde ele será veiculado fazem toda a diferença.
As agências especializadas fazem um grande estudo para conhecer o produto a ser anunciado, e como é o público que se quer atingir. Assim se consegue chegar às suas necessidades, que vão ajudar a fazer um plano de trabalho.
O que você verá neste artigo:
Como nasce um anúncio
O anúncio depende do que se quer divulgar. No caso de uma empresa nova, é muito importante que as pessoas saibam que ela existe. Assim, o profissional de Publicidade e Propaganda estrutura um planejamento de comunicação que engloba várias áreas. Esse plano pode contar com uma campanha massiva em veículos como jornais e revistas, emissoras de TV e rádios, além da internet.
Se for um produto novo, de uma marca já mais famosa, o processo muda um pouco. O publicitário atrela essa novidade ao que o público conhece sobre essa marca. Por exemplo, uma conhecida fábrica de facas pode começar a produzir equipamentos de segurança. Por mais que sejam itens de ramos diferentes, o consumidor associa a boa reputação das facas ao novo produto.
Por outro lado, há ocasiões em que a empresa quer manter sua marca em evidência. Ela não precisa anunciar o quão bom é o seu produto, mas sim fortalecer a marca entre seus consumidores. Nesse caso, o produto ou serviço fala por si só.
A pergunta é: precisa ser uma empresa grande para investir em Publicidade e Propaganda? Não! O profissional pode elaborar campanhas de divulgação de empresas, produtos e serviços com todos os tipos de orçamento. Ele mostra ao cliente o que pode ser feito, e como o anúncio atingirá o seu público-alvo.
A faculdade de Publicidade e Propaganda
Por fazer parte do campo da Comunicação Social, o curso de Publicidade e Propaganda aborda algumas disciplinas comuns a outras carreiras, como Jornalismo ou Relações Públicas. Entre elas estão a Teoria da Comunicação, Análise do Discurso, Fotografia e Sociedade Brasileira.
As matérias específicas dão a base para que o futuro profissional possa se desenvolver na área, e criar grandes peças publicitárias. A Criação Publicitária é uma delas, que mostra, em detalhes, como é o processo de desenvolvimento de campanhas para marcas e empresas.
Seguindo nessa linha, há disciplinas que mostram com mais pormenores a Criação Publicitária em TV, cinema, meios impressos e digitais. Como cada veículo tem suas particularidades, o profissional precisa saber como lidar com cada um em especial.
Além destas, há matérias que falam do Gerenciamento de Marcas, do Marketing Digital, Gestão e Planejamento de Mídia e Propaganda Política. Esta última trata das particularidades da Publicidade para partidos políticos, tanto para trabalho contínuo como em períodos eleitorais.
Como entender o seu público
Para a Publicidade e Propaganda, conhecer o consumidor da marca, produto ou serviço é peça-chave para o sucesso de uma campanha. Sem isso, o profissional não consegue desenvolver uma linguagem adequada, e o resultado final não é satisfatório.
Assim, quando uma empresa contrata uma agência, ela procura uma equipe capacitada, que conseguirá elaborar um projeto de comunicação que atinja os objetivos propostos. O profissional deve entender o cliente, tomar ciência do que ele precisa, quais são as necessidades do consumidor final e quais são os veículos mais adequados.
O profissional deve informar ao cliente que os resultados não necessariamente surgem de forma imediata. O consumidor vai conhecendo a marca ou o produto e, aos poucos, o cliente e a agência vão descobrindo mais a respeito dele.
Do que precisa para ser um bom profissional?
A criatividade, sem dúvida, é uma das características dos bons profissionais de Publicidade e Propaganda. Você não precisa, no entanto, nascer com esse dom: sempre estar de olho nas novidades e acompanhar o mercado publicitário ajudam muito. Isso dá inspiração para futuras campanhas.
Nem só de ideias inovadoras é feito o mercado da Publicidade e Propaganda. O profissional trabalha em grupo, e a equipe deve saber se comunicar muito bem, para que a campanha possa ser elaborada a contento.
Ser curioso também é fundamental nessa área. Conhecer o que os concorrentes estão fazendo é um exemplo. Não para fazer igual, mas para saber como o mercado está trabalhando – e poder fazer diferente. A inovação é outra qualidade muito procurada pelos clientes.
Mercado de trabalho na Publicidade e Propaganda
As agências de Publicidade são o destino mais comum dos alunos formados em Publicidade e Propaganda. Mesmo dentro das agências, há várias áreas nas quais se pode atuar. Há o atendimento, que é o primeiro contato do cliente com a agência. É aqui que o profissional entende as necessidades da marca e o que ela quer divulgar.
Nas áreas de criação e planejamento, os profissionais utilizam esses dados fornecidos pelo atendimento. Isso vai nortear o desenvolvimento das campanhas, a linguagem utilizada e as formas de divulgação. Mas não é só nas agências que os publicitários trabalham. Eles podem atuar diretamente nas empresas, nos departamentos de Publicidade ou de Marketing.
Por outro lado, o mundo da Publicidade e Propaganda vem abrindo, cada vez mais, o leque de trabalho. Ele pode atuar no processo de divulgação de eventos em empresas especializadas. O profissional pode se especializar na direção de arte, na parte de produção das peças publicitárias. Outra área de trabalho é na compra e venda de anúncios ou espaços publicitários em revistas, jornais, sites, TVs e rádios.
Temos também a área acadêmica. Uma vez formado, o profissional pode continuar seus estudos e exercer a função de professor de instituições de ensino superior, ou desenvolver pesquisas voltadas à Publicidade e Propaganda. Enfim, é um ramo da Comunicação bastante vasto, sempre com novidades, e dá para escolher qual delas é a que mais tem a ver com seu estilo de trabalho.
Se você gostou de saber mais sobre Publicidade e Propaganda, clique aqui para ver as vantagens de fazer esse curso no sistema EaD.