InícioGraduaçãoTeologiaQual o perfil do estudante do curso de Teologia?

Qual o perfil do estudante do curso de Teologia?

Hoje, as pessoas ingressam em um curso de Teologia aspirando  compreender mais profundamente os caminhos e o universo do que significa ter fé. Também estão em busca de ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre a história das religiões ao longo dos séculos. Como foram expandido e se transformando no mundo. Então, nada mais clichê ou enganoso, do que imaginar um perfil de estudante de Teologia somente de padres, freiras, pastores ou religiosos.  O perfil do estudante de Teologia mudou. Pessoas leigas – expressão usada para designar quem não recebeu ordens sacras – foram se interessando e também buscando formação.

Na Teologia, os estudantes serão pesquisadores em como as religiões influenciaram na formação social, política e econômica da sociedade. Irão entender como as religiões se multiplicaram pelo mundo. Para com isso,  compreender o universo da fé. Os estudantes serão levados a se interrogarem de como ela aglutinou pessoas e grupos sociais ao longo da história, e ainda hoje move pessoas.

A Teologia é uma ciência humana que analisa como as crenças influenciam culturas e sociedades. Com isso, o estudante também entenderá seus distintos pontos de vistas, nos mais diferentes e inusitados contextos históricos. Como resultado, é um campo de estudos voltado a entender a forma de como as sociedades se relacionavam e se relacionam atualmente com as diversas expressões religiosas.

Teologia X função social

O teólogo Miguel Debiasi, em um artigo, diz que toda ciência exerce sua função social. Em suma, com a Teologia não é diferente. No século XX, a Teologia ampliou muito suas temáticas de reflexão. Debiasi ressalta que já no principiar do século XXI, novas temáticas apresentam-se à tarefa teológica. Em contrapartida, a percepção desta necessidade de reflexão será sinônimo de atualização da Teologia. Em síntese, diz o teólogo, a Teologia se esforça para refletir e decifrar os caminhos da fé como realidade manifestada, praticada, vivenciada. Em última instância, a ciência Teológica não se mantém insensível à vida humana que se expressa em sua dimensão ética, política, social.

Por isso, conforme Debiasi, resulta a imagem do trabalho teológico do século XX refletir com maior ênfase pontos como os da Teologia dialética, existencial, hermenêutica, política, antropológica, negra, feminista, ecumênica, e da história, cultura, modernidade, secularização, esperança, experiência e libertação.  Por tudo isso, a tarefa da Teologia no século XXI, além de manter-se como ciência, é reflexão a penetrar nas realidades humanas apontando perspectivas para fé cristã.

Um perfil para o diálogo

Segundo o teólogo Luiz Gonzaga Moura Penteado, em sua dissertação de Mestrado, em uma análise e pesquisa sobre o curso de Teologia, a temática pertinente para o século XXI é aquela do diálogo no campo teológico. Mas também para fora dele, dos teólogos entre si e dos teólogos com a sociedade. No universo científico contemporâneo a Teologia encontra um novo espaço. De acordo com ele, busca se afirmar no discurso acadêmico atual e demonstrar a sua relevância para a academia e para a sociedade. Por isso, não há mais espaço para uma Teologia que se defina apenas de maneira privada, que procure atender exclusivamente a questões específicas e internas de uma determinada religião.

Para o teólogo, percebe-se hoje  importância do diálogo teológico e inter-religioso. Com as outras ciências e com os outros credos religiosos presentes no meio acadêmico. Com docentes e discentes. Em síntese, na opinião de Penteado, somente dessa forma a Teologia poderá se afirmar possa como ciência.

Atuação na Teologia

Então, não seguir uma ordem doutrinária ou confessional não causará nem causa problemas. O teólogo, atualmente, tem um vasto campo de atuação profissional. Dessa forma, quem estuda Teologia está nas escolas em setores de pastorais ou então nas salas de aulas. Assim como, ambém nas universidades dando aulas ou pesquisando. Para isso, precisará ingressar, posterioremente, em um Mestrado ou Doutorado. Tem trabalho ainda em Organizações Não-Governamentais (ONGs), Movimentos Sociais, Comunitários ou Religiosos. Atua ainda em hospitais, empresas públicas ou privadas, como capelão, consultor, planejando ações religiosas ou humanitárias. Mesmo sem pertencer a uma instituição confessional pode se dedicar ainda em Igrejas e paróquias, dando assistência.

Curiosidade!

Perguntas básicas para quem está interessado em cursar Teologia.

1)Você sabe qual é a religião mais antiga no mundo?

É o Hinduísmo. Que teve início por volta de 3.000 a.C. Seu início veio com a  antiga cultura védica. E, hoje, é a terceira religião com maior número de adeptos no mundo, em primeiro está o Cristanismo e em segundo, o Islamismo. É chamada pelos adeptos de Sanatana de Dharma, que significa Eterna Lei em sânscrito.

O Hinduísmo tem várias vertentes e agrupa crenças filosofias de vida, tradições culturais e valores. A religião reúne um grande número de adeptos em países como Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, Ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trindade e Tobago, Reino Unido, Canadá e os Estados Unidos. Mas, é na Índia que está a maioria de seus seguidores.

2) Você sabe como surgiu a religião Rastafári?

A religião ou movimento Rastafári, conhecido popularmente como “Rasta”, é um movimento religioso que surgiu na Jamaica. Era o auge das revoltas populares que aconteceram na década de 1930. O marco para a sua origem foi o coroamento do novo imperador da Etiópia, Haile Selassie I. Ele era considerado herdeiro do rei Salomão e da rainha Sabá, formando a dinastia salomônica. A coroação de um imperador negro era o empurrão que faltava para a classe negra e trabalhadora da Jamaica reivindicar direitos, como a emancipação de escravos.

Tá interessado em ler mais? Clica no link abaixo. Têm umas curiosidades bem legais!

Conheça a religião mais antiga do mundo (clique aqui)

Leia mais
Sem internet? Como estudar e fazer uma prova?
Quando surgiram as primeiras faculdades?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.