InícioGraduaçãoPsicologiaO que é a Psicologia Educacional?

O que é a Psicologia Educacional?

De forma simples, a Psicologia Educacional, também conhecida como Psicologia da Educação, corresponde aos ramos da Psicologia que buscam se aprofundar no processo de aprendizado e ensino. Além disso, possui diversas vertentes.

Por outro lado, também é importante saber quais as atribuições do psicólogo escolar e a necessidade de se contar com esse profissional no momento certo. Portanto, estudar a Psicologia Educacional é entender, de certa forma, como é o processo e o ensino de aprendizagem de uma outra perspectiva. Isso abrange desde os mecanismos de aprendizado, que são relacionados à Psicologia do Desenvolvimento, até a eficiência das táticas e estratégias educacionais. Do mesmo modo, o estudo que contempla a escola como uma organização, que é a Psicologia Social.

Podemos dizer que são vários os profissionais necessários para que uma escola tenha sucesso. Desde professores, secretários, auxiliares de limpeza, inspetores de segurança e, principalmente, os gestores. Nesse meio, o psicólogo escolar se encontra entre aqueles que desempenham um papel essencial nesse ambiente. Dessa maneira, o psicólogo educacional tem a obrigação de estudar e intervir no comportamento humano relacionado à educação. Pois, um dos seus principais objetivos é que todos aqueles que estejam envolvidos nesse cenário possam se desenvolver.

Sendo assim, a Psicologia Educacional é uma agente fundamental para oferecer o desenvolvimento dos estudantes, professores e demais pessoas envolvidas no contexto escolar. Desse modo, as competências do psicólogo irão ao encontro da prevenção. Além disso, a preocupação com a promoção do bem estar e da excelência acadêmica.

O que é Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional?

Podemos dizer que a Psicologia Educacional busca envolver o estudo de como as pessoas aprendem. Isso inclui métodos de ensino, instruções e diferenças individuais presentes na aprendizagem. Sua finalidade é compreender como as pessoas aprendem e retêm novas informações. Consequentemente, esse ramo da psicologia envolve não apenas o processo de aprendizagem da primeira infância e adolescência. Mas, também, inclui os processos sociais, emocionais e cognitivos que estão envolvidos na aprendizagem ao longo de toda a vida.

Assim, o campo da Psicologia Educacional incorpora uma série de outras disciplinas que incluem a Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Comportamental e Psicologia Cognitiva. Portanto, podemos dizer que o profissional desse setor possui atribuições das mais variadas. Por essa razão, vamos colocar algumas delas por aqui para você se orientar sobre as aplicações da Psicologia Educacional.

Atribuições do profissional da área

  • Intervir em relação às necessidades educacionais dos alunos
  • Orientar e aconselhar profissionalmente e vocacionalmente
  • Realizar funções preventivas
  • Intervir a favor da melhoria das ações educacionais
  • Realizar aconselhamento familiar
  • Intervir a favor da construção de um ambiente educacional positivo e integrador

Portanto, a Psicologia Educacional nas escolas é fundamental para orientar os estudantes e professores sobre os temas com maior relevância para o cenário da atualidade. São tratados assuntos como bullying, uso de drogas e relacionamento familiar. Além disso, a Psicologia Educacional desempenha papel importante na percepção das necessidades especiais no aprendizado. Assim, contribui para a melhora no rendimento escolar.

Constantemente, a Psicologia Educacional tem a capacidade de realizar a melhora de seu aprendizado. Assim, o psicólogo terá a capacidade de promover uma boa adaptação e potencializar o sucesso dos estudantes, juntamente com suas habilidades socioemocionais. Estas são competências direcionadas para o  melhor controle das próprias emoções. Nesse caso, a Psicologia Educacional permite que os estudantes aprendam a administrar suas emoções em momentos de pressão, perdas e fracasso, bem como reconhecer suas forças e fraquezas, sempre sabendo lidar com situações de estresse e ansiedade.

As diferentes perspectivas da Psicologia Educacional

Assim como em outras áreas da psicologia, os pesquisadores da Psicologia Educacional costumam assumir diferentes pontos de vista ao considerar um problema. Essas perspectivas se concentram em fatores específicos que normalmente influenciam como uma pessoa aprende. Isso inclui comportamentos aprendidos, condição, experiências e muito mais.

  • Perspectiva comportamental: essa visão sugere que todos os comportamentos são aprendidos por meio do condicionamento. Os psicólogos que adotam essa visão confiam fortemente nos princípios do condicionamento operante para explicar como o aprendizado acontece.
  • Perspectiva do desenvolvimento: desse ponto de vista, a concentração está em como as crianças adquirem novas habilidades e conhecimentos à medida que se desenvolvem. Os famosos estágios de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget são um exemplo da importante teoria do desenvolvimento escolar que analisa como as crianças crescem de forma intelectual.
  • Abordagem construtivista: é uma das teorias de aprendizagem mais atuais. Essa perspectiva se concentra em como construímos ativamente nosso conhecimento do mundo. Essa forma de visão tende a ser mais responsável pelas influências sociais e culturais que afetam o mundo como o compreendemos. Aqueles que usam essa metodologia acreditam que o que uma pessoa já sabe é a maior influência em como ela aprenderá novas informações. Isso significa que o novo conhecimento só poderá ser interpretado e entendido em termos do conhecimento existente.

Quais as carreiras que podem possíveis nessa área?

Atualmente, os psicólogos educacionais trabalham com educadores, administradores, professores e alunos. Assim, a finalidade é ajudar as pessoas a aprenderem melhor e, também, a aprenderem mais sobre as outras. Isso normalmente envolve encontrar maneiras de identificar alunos que podem precisar de ajuda extra. Além disso, envolve desenvolver programas para alunos com dificuldades e, até mesmo, conseguir criar novos métodos de aprendizagem.

Muitos psicólogos educacionais trabalham diretamente com as escolas. Outros, são professores ou trabalham com professores para experimentar novos métodos de aprendizagem para seus alunos e desenvolver novos currículos de curso. É possível, até mesmo, se tornar um conselheiro na área. Assim, o conselheiro poderá ajudar os alunos a lidarem diretamente com as barreiras do aprendizado. Hoje em dia, também é possível encontrar psicólogos educacionais trabalhando em pesquisa. Além disso, você, como psicólogo educacional, pode trabalhar na administração de uma escola ou faculdade. Em todas essas funções, você será capaz de influenciar os métodos educacionais e ajudar os alunos a aprenderem da melhor maneira possível.

Por fim, o diploma de bacharel ou tecnólogo na área são geralmente necessários para carreiras nesse segmento. Então, se você deseja trabalhar em uma universidade ou administração escolar, pode ser necessário realizar uma outra especialização também.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.