O profissional de publicidade tem um papel muito importante no fortalecimento da imagem de uma marca. É dele a responsabilidade de criar desde a identidade visual da empresa até os comerciais que serão veiculados em diversos canais — TV, internet, rádio.
É por isso que a criatividade está entre as qualidades principais de um publicitário. Mas, engana-se quem acredita que apenas ser criativo é o suficiente para um publicitário de sucesso. Como em qualquer profissão, o publicitário precisa desenvolver habilidades específicas para ter sucesso e se destacar na área. Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda adquirem a maioria dessas características importantes durante a graduação e com a experiência no mercado de trabalho.
Se você quer saber quais são as principais qualidades de um bom publicitário e como elas podem ajudar no trabalho, continue lendo este texto.
O que você verá neste artigo:
O que é o trabalho do publicitário?
A principal responsabilidade de um publicitário é trabalhar a imagem de uma marca e promover os seus produtos. Ele usa seus conhecimentos de comunicação e marketing para criar, analisar e gerenciar as estratégias de vendas, campanhas publicitárias, logotipos, embalagens, etc. Ou seja, tudo o que gerar influência na marca e na imagem que os consumidores têm dela está relacionado ao publicitário.
As qualidades essenciais para o publicitário
O publicitário deve saber utilizar as ferramentas de comunicação e marketing para agregar valor às marcas dos seus clientes. Por isso, a criatividade é essencial e muito valorizada no mercado. Entretanto, em um mercado tão dinâmico como o atual, com os meios digitais crescendo a cada dia, apenas a criatividade não consegue conquistar os objetivos traçados. Por isso, listamos aqui outras qualidades essenciais para o publicitário de sucesso. Confira!
Estar atualizado
O profissional de publicidade precisa conhecer o mercado como um todo, e não somente a marca com que ele testá trabalhando ou seus concorrentes. É imperativo estar sempre atento às novidades e acompanhar a evolução de cada negócio. Para isso, é necessário pesquisar, estudar, ler muito e prestar atenção no trabalho de outros colegas. É muito importante buscar novos conhecimentos e influências. E também como analisar e saber usar as tendências do mercado.
Ser colaborativo
Se engana quem acha que o trabalho com campanhas publicitárias é feito sozinho. É necessária uma equipe de pessoas das mais diferentes áreas para conseguir bons resultados. E por isso, o publicitário precisa saber trabalhar em grupo, compartilhando informações necessárias e sendo transparente nas tarefas e objetivos.
Organizado
Nesta profissão, ser organizado é essencial. É comum o publicitário trabalhar em vários projetos em simultâneo. E, se ele não tiver que manter o controle e organização sobre cada um deles, isso pode trazer muitos problemas. Inclusive chegando a impactar negativamente as marcas de seus clientes. É preciso organizar cada projeto, ter um cronograma de atividades com as tarefas e os prazos de cada fase. E também compartilhar essa sistematização com toda a equipe.
Ter persistência
No mundo da publicidade é preciso entender que uma campanha nem sempre vai ter o impacto esperado imediatamente. Trabalhar a imagem de qualquer marca demanda tempo e persistência. O publicitário precisa entender isso e nunca desistir de uma campanha nos primeiros percalços. Muitas vezes, uma situação desfavorável pode ser revertida e usada como um aprendizado para o objetivo de uma campanha.
Convicção
O publicitário precisa acreditar naquilo que está fazendo e nos seus motivos para fazê-lo. Ele deve estar convicto de suas decisões e transmitir essa sensação para toda a equipe. É muito importante que todos realmente acreditem naquilo que é passado ao público. É sempre bom ter em mente que um publicitário trabalha com a formação da imagem de uma marca. Isto é, se o próprio publicitário não tiver convicção no que está fazendo, ninguém vai receber e acreditar em uma informação que ele quer passar.
Ser persuasivo
Um bom publicitário deve conhecer e trabalhar com estratégias de comunicação para convencer as pessoas. Muitas vezes o seu trabalho é realizado em equipe e o convencimento começa internamente. É preciso mostrar para os envolvidos a necessidade e os resultados que aquele trabalho pode trazer. Dessa maneira, todos vão se empenhar na campanha. E para o público-alvo, o publicitário precisa passar tudo aquilo que o produto ou a marca oferece. E deve fazer isso de maneira clara e objetiva, usando recursos emocionais ou apresentando argumentos que façam os consumidores efetuarem uma determinada ação.
Manter-se bem informado
Você acreditaria em alguém que afirma a qualidade de um produto se ele mesmo nunca o utilizou? Por isso é essencial que o publicitário tenha informações sobre os produtos da marca que ele trabalha. É através desse conhecimento que o profissional vai saber quais os melhores pontos para trabalhar — os pontos positivos do produto, seu diferencial dos concorrentes — e aqueles que não devem ser destacados, os pontos menos interessantes ou com menor impacto.
Honestidade
Imagine que uma pessoa veja uma campanha para um produto e o compre. Mas, após usar aquele produto, ela se decepciona porque ele não faz o que foi prometido na publicidade. Além de se sentir decepcionada, essa pessoa não vai querer repetir a experiência. E, pior, pode passar a criticar ele para outras pessoas. Por isso, campanhas nunca devem usar informações falsas. Além de perder vendas, isso pode criar uma imagem negativa para a marca.
Ser estratégico
Um publicitário precisa enxergar oportunidades onde outros não veem. Esse pode ser o diferencial entre uma campanha de sucesso e uma que ninguém vai lembrar. Quando somos impactados por uma campanha que nos chama a atenção, ela desperta um interesse que não existia até então. Por isso, o bom publicitário deve desenvolver um bom faro para o que pode ou não viralizar e atrair o público.
Conclusão
Como vimos acima, a criatividade é muito importante para o publicitário, mas, sozinha, ela não é o bastante. Há diversas outras qualidades essenciais para esse profissional. Entre elas estão: estar sempre atualizado, colaboração, organização, persistência, convicção, persuasão, conhecimento dos produtos da marca, honestidade e até a intuição. Elas são qualidades essenciais para um bom publicitário, e vão qualificá-lo e torná-lo uma referência na área, criando campanhas de sucesso.