Os filmes são uma representação importante da realidade e mostram um recorte sobre determinados temas. E por isso trazem reflexões sociais e políticas. Assim como em outras áreas, no jornalismo existem obras que são essenciais para levantar questões relevantes e falar sobre a profissão.
Para te ajudar, separamos uma lista de filmes que todo estudante de jornalismo precisa assistir. Anota aí e confere se tem algum que você ainda não olhou.
O que você verá neste artigo:
1. Spotlight
O primeiro filme da lista de indicações para quem curte jornalismo é baseado em uma investigação real. Ela descobriu uma série de casos de pedofilia dentro de uma igreja católica de Boston, nos Estados Unidos. A obra foi vencedora do Oscar de 2016 como melhor filme.
Spotlight mostra como três repórteres do jornal Boston Globe descobrem e investigam abusos cometidos por padres. O grupo, responsável por reportagens especiais, descobriu o caso no começo dos anos 2000.
Para seguir com a investigação, precisaram enfrentar pessoas influentes da Igreja, da política e até da própria imprensa. Em 2003, a equipe ganhou o Prêmio Pulitzer – maior distinção dentro do jornalismo.
2. Cidadão Kane
Cidadão Kane é o segundo dos filmes sobre jornalismo da nossa lista. A obra traz uma narrativa contada por meio de pesquisas de um jornalista. O filme foi inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, dono de uma grande rede de jornais nos Estados Unidos.
Apesar disso, o personagem principal se chama Charles Foster Kane. A história mostra a evolução do menino do interior em dono de um grande império do jornalismo e da publicidade. Dentro da trama, Jerry Thompson é o jornalista que investiga a vida de Kane depois da sua morte.
O filme foi lançado em 1941 e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1942. A obra foi considerada inovadora em técnica cinematográfica, estrutura e narrativa
3. Todos os Homens do Presidente
O filme, baseado em fatos reais, conta a história do caso Watergate – o maior escândalo da política interna da história dos Estados Unidos. A reportagem investigativa derrubou o presidente Richard Nixon, em 1974.
A reportagem investigativa dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein foi escrita para o The Washington Post e descobriu um grande caso de espionagem política. O mandante do crime foi o próprio presidente.
A história só foi descoberta depois de uma longa investigação. O terceiro dos filmes sobre jornalismo mostra cenas reais misturadas com a produção do longa.
4. Frost/Nixon
Ainda sobre o caso Watergate, o filme Frost/Nixon se passa três anos após a renúncia do presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Ele foi convidado pelo apresentador britânico David Frost para uma entrevista que seria vendida para telejornais americanos. Nixon recebe 600 mil dólares para participar. A obra é mais uma versão de um dos casos mais emblemáticos da história do país, e apresenta a visão do ex-presidente sobre os acontecimentos
5. The Post: A Guerra Secreta
Indicado ao Oscar de 2018 como melhor filme, The Post, a Guerra Secreta, é baseado em fatos reais. e mostra o dilema do The Washington Post no início da década de 1970. Não à toa, faz parte da seleta lista dos 10 melhores filmes para quem curte jornalismo.
Prestes a entrar na bolsa de valores para buscar financiamento, o jornal recebe dados secretos que mostram que o governo americano mentiu para a população a respeito da Guerra do Vietnã.
A história é contada por meio do dilema de publicar ou não o caso, que teria impacto mundial e poderia afetar a instituição. Os jornalistas Katharine Graham e Ben Bradlee decidem arriscar as carreiras e expor os segredos guardados há mais de trinta anos.
6. Voyeur
Voyeur é um documentário que mostra os bastidores do livro de não-ficção escrito pelo jornalista Gay Talese. O livro é a história de Gerard Foss. O norte-americano comprou um motel no final dos anos 60 para observar os hóspedes e se tornar um voyeur. É Gerard que entra em contato com Talese depois de mais de uma década observando escondido a vida de centenas de pessoas. Foram mais de 30 anos de conversas até que a história fosse contada.
O documentário mostra a relação do escritor com a fonte, e apresenta os meses que antecederam o lançamento do livro. Poucos dias antes da data em que a obra seria lançada, Talese encontrou divergências no relato de Gerard. Além da história, que por si só já é fascinante, a forma como Talese constrói a relação com a fonte.
Os cuidados que toma ao relatar a vida de outra pessoa são uma narrativa à parte. Enquanto mostra a construção do livro, o documentário exibe um pouco da vida do escritor, que é o fio que conduz até a história do Voyeur.
7. Capote
Outro dos filmes relacionados com o jornalismo é, na verdade, baseado no livro A Sangue Frio, que narra, em detalhes, o brutal assassinato da família Clutter.
O crime aconteceu na cidade de Holcomb, no estado do Kansas, Estados Unidos. Logo após o crime, em 1959, o jornalista Truman Capote viaja até o local e começa a entrevistar moradores. Aos poucos, Capote ganha a confiança da população e cria uma relação com os assassinos.
No livro, ele apresenta a personalidade e a vida dos dois criminosos. A história começa a ser contada dias antes das mortes, em 1959, e termina na execução de Perry Smith e Richard Hickock, em 1965. O filme conta como Capote construiu a narrativa e escreveu um dos mais conhecidos livros do jornalismo literário.
8. O Abutre
O filme gira em torno da ética jornalística. Um jovem que vive de pequenos roubos conhece o mundo de cineastas que produzem notícias sensacionalistas e decide entrar na área. Ele e um assistente passam a fazer imagens de acidentes e crimes.
Aos poucos, percebem que conseguiriam ganhar mais dinheiro inventando as notícias. A produção problematiza o papel da mídia e a forma como o público lida com o sofrimento de outras pessoas.
9. O mercado de notícias
O documentário traz entrevistas com grandes nomes do jornalismo brasileiro, narrando casos icônicos, como o da Escola Base. O fio condutor da narrativa é uma peça de teatro homônima, que mostra com ironia a forma como a informação está sendo transformada em mercadoria.
Dirigido por Jorge Furtado, o documentário traz relatos de Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto Janio de Freitas, José Roberto de Toledo. Além deles, Leandro Fortes, Luis Nassif, Maurício Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete.
10. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento
Erin Brockovich não é um filme sobre jornalismo, mas o enredo conta a história real de uma grande investigação. A personagem principal é uma advogada e mãe de três filhos.
Enquanto passa por um dos piores momentos da sua vida, descobre que a água do rio que abastece uma cidade na Califórnia foi contaminada por uma empresa. Os resíduos estão espalhando doenças para os moradores.
Sozinha, ela investiga o caso e descobre um esquema de uso ilegal de produtos químicos, e a tentativa de suborno das vítimas. O processo do caso foi de 333 milhões de dólares.