InícioGraduaçãoEducaçãoQual a grade curricular do Curso Educação Especial?

Qual a grade curricular do Curso Educação Especial?

A educação inclusiva tem como intuito a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas no ensino. O modelo para educar é voltado para pessoas com alguma deficiência física ou intelectual. Então, caso tenha vontade de trabalhar na área, o Curso de Educação Especial é a porta de entrada para o mercado de trabalho. 

A graduação é voltada para ensinar o estudante a garantir a escolarização do público-alvo — formado por alunos com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades e super dotação. As técnicas ensinadas durante a formação seguem pedagogias e metodologias de ensino. 

Ainda durante a formação, as aulas ensinam as habilidades necessárias para o profissional lidar com ações inclusivas no ambiente escolar.  Dessa forma, buscarão aumentar o desenvolvimento e o aprendizado dos futuros alunos.

A formação em Educação Especial é encontrada tanto como como graduação quanto como pós-graduação. No caso da graduação, o curso é oferecido como licenciatura, e tem duração de quatro anos. 

Então, se você tem curiosidade para saber mais sobre a área de atuação, siga lendo o artigo. Vamos explicar sobre a importância do profissional especializado em Educação Especial, a graduação e o mercado de trabalho. 

Por isso, para esclarecer todas as dúvidas sobre a área, continue lendo e vem com a gente! 

O que é Educação Especial?

A Educação Especial tem como objetivo garantir o direito de educação a todos. Como dito anteriormente, o segmento é voltado para o ensino de alunos com deficiência a desenvolver o maior potencial de cada um deles. 

As diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC) têm o intuito de universalizar, para a população de quatro a  dezessete anos com deficiência, o acesso à educação básica. Além disso, o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo. 

Então, entre os recursos empregados para alcançar essa meta estão as salas de recursos multifuncionais, classes. O modelo de ensino pode ser empregado por meio de escolas ou serviços especializados, que podem ser públicos ou conveniados. 

Por isso, a Educação Especial busca dar condições de acesso ao ensino para pessoas com deficiência, seja em escolas regulares ou escolas especiais. O atendimento dos alunos pode ser individual ou inclusivo, com outras crianças. 

Como é o Curso de Educação Especial?

Então, a graduação de Educação Especial prepara profissionais docentes para atuação no ensino de pessoas com necessidades especiais de acordo com os princípios da Educação Inclusiva.

Além disso, com a formação, o profissional se torna capacitado para lidar com principais deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas. Ainda tem contato com conteúdos de Braille, Libras e de Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa.

Dessa forma, após se formar, o profissional estará apto a trabalhar visando à implementação de práticas e ações inclusivas na área educativa — potencializando o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.

Então, depois de formados no curso, os profissionais podem atuar em diversos segmentos da educação. Portanto, estão entre eles, por exemplo: escolas, consultoria para escolas, acompanhamento individual de alunos e pesquisa.

Quais as disciplinas do Curso de Educação Especial?

É importante esclarecer sobre o Curso de Educação Especial qual a grade curricular imposta para a formação. Como dito anteriormente, os estudantes aprendem sobre Braille, Libras e de Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa. 

Por isso, a graduação aborda conteúdos como, por exemplo, História da Educação Especial, Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, Desenvolvimento, Cognição e Afetividade e Introdução a Libras e Braille

Dessa forma, usando a faculdade Anhanguera, entre os materiais do curso estão: 

Adolescência E Juventude No Século XXI

Educação Infantil E Ensino Fundamental

Ensino Médio E Educação De Jovens E Adultos

Alfabetização Na Perspectiva Da Educação Inclusiva

Arte E Música Na Educação Inclusiva

Atividade Complementar

Comunicação Suplementar Alternativa

Corporeidade, Deficiência E Sexualidade

Currículo E Inovações

Deficiência Intelectual E Altas Habilidades/Superdotação

Deficiências Físicas E Múltiplas

Deficiências Sensoriais

Didática

Ciência, Tecnologia E Sociedade

Construindo Uma Carreira De Sucesso: Licenciaturas

Cultura Digital

Desing Thinking

Empreendedorismo

Projeto De Vida

Práticas De Estudo – Competências Socioemocionais

Educação A Distância

Educação De Jovens E Adultos

Educação E Diversidade

Educação Inclusiva

Estratégias Pedagógicas: Diagnóstico, Planejamento E Avaliação Escolar

Estratégias Pedagógicas: Projetos E Ensino Colaborativo

Família E Sociedade

Filosofia Da Educação

Funcionamento Da Educação Brasileira E Políticas Públicas

História Da Educação

Inovação Educacional

Libras – Língua Brasileira De Sinais

Matemática Na Perspectiva Da Educação Inclusiva

Mundo Do Trabalho, Parcerias E Redes De Apoio Na Inclusão Escolar

Organização Do Trabalho Pedagógico Na Educação Infantil

Organização Do Trabalho Pedagógico Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Pensamento Científico

Práticas Educativas Em Espaços Não Escolares

Projeto De Ensino

Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem

Sociedade Brasileira E Cidadania

Sociologia Da Educação

Tecnologias Assistivas

Teorias Pedagógicas Aplicadas Em Educação Especial E Inclusiva

Transtorno Do Espectro Autista

Transtornos Do Neurodesenvolvimento

Além disso, muitas universidades contam com estágio obrigatório e Trabalho de Graduação (TCC). 

Qual é o valor da mensalidade da graduação?

O preço da graduação e o quanto o valor vai pesar no orçamento mensal do estudante são pontos muito importantes para começar o curso. Somente a vontade de estudar uma área não é suficiente para se matricular na faculdade. Por isso, vamos falar sobre os valores médios dessa graduação. 

Entretanto, é importante esclarecer que os valores nas mensalidades das faculdades não são iguais. O preço varia de instituição para instituição por muitos fatores, como localização, suporte oferecido e modelo de estudo.  

Dessa forma, a Faculdade Anhanguera oferece o curso de Educação Especial na grade de graduações  da instituição. Os estudantes podem se matricular no curso com a mensalidades a partir de R$159,90.

Além disso,  outra universidade que oferece o curso é a Faculdades Integradas Norte do Paraná (Unopar). Nessa instituição, o estudante encontra a mensalidade da graduação na área também a partir de R159,90. 

Aliás, as duas instituições oferecem a modalidade de ensino à distância (EAD). Ou seja, as disciplinas são ministradas à distância, por meio de ferramentas na internet. Contudo, o principal para escolher uma universidade é a instituição contar com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois, só assim, o seu diploma terá validade após concluir a formação. 

Enfim, agora você conhece os detalhes da profissão e tudo sobre o curso de Educação Especial. Espero que esteja preparado para dar o pontapé inicial no seu futuro e para investir na sua nova graduação. 

Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.