
Sempre é um momento legal falar sobre o curso de Educação Especial. A Voomp não podia deixar de trazer essa frase para rimar e mostrar o quanto é importante para nosso sistema de educação brasileiro a existência dos profissionais e pessoas ligadas à área.
Definitivamente, cada professor que se destina ao desenvolvimento de pessoas com uma determinada deficiência, transtornos de vários tipos e indivíduos dotados de habilidades acima da média merece nosso respeito.
Contents
- 1 A Educação Especial dentro do Plano Nacional de Educação (PNE)
- 2 O que é o curso de Educação Especial?
- 3 Como é o curso de Educação Especial?
- 4 Grade curricular do curso de Educação Especial
- 4.0.1 Aee I: Educação Infantil e Ensino Fundamental
- 4.0.2 Aee Ii: Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
- 4.0.3 Alfabetização na Perspectiva da Educação Inclusiva
- 4.0.4 Arte e Música na Educação Inclusiva
- 4.0.5 Atividade Complementar
- 4.0.6 Comunicação Suplementar Alternativa
- 4.0.7 Corporeidade, Deficiência e Sexualidade
- 4.0.8 Currículo e Inovações
- 4.0.9 Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação
- 4.0.10 Deficiências Físicas e Múltiplas
- 4.0.11 Deficiências Sensoriais
- 4.0.12 Didática
- 4.0.13 Ed – Ciência, Tecnologia E Sociedade
- 4.0.14 Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso: Licenciaturas
- 4.0.15 Ed – Cultura Digital
- 4.0.16 Ed – Desing Thinking
- 4.0.17 Ed – Empreendedorismo
- 4.0.18 Ed – Projeto de Vida
- 4.0.19 Ed: Mindset Ágil
- 4.0.20 Ed: Práticas de Estudo – Competências Socioemocionais
- 4.0.21 Educação a Distância
- 4.0.22 Educação de Jovens e Adultos
- 4.0.23 Educação e Diversidade
- 4.0.24 Educação Inclusiva
- 4.0.25 Estágio Curricular Obrigatório I
- 4.0.26 Estágio Curricular Obrigatório II
- 4.0.27 Estágio Curricular Obrigatório III
- 4.0.28 Estratégias Pedagógicas: Diagnóstico, Planejamento e Avaliação Escolar
- 4.0.29 Estratégias Pedagógicas: Projetos e Ensino Colaborativo
- 4.0.30 Família e Sociedade
- 4.0.31 Filosofia da Educação
- 4.0.32 Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
- 4.0.33 História da Educação
- 4.0.34 Inovação Educacional
- 4.0.35 Libras – Língua Brasileira de Sinais
- 4.0.36 Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
- 4.0.37 Mundo do Trabalho, Parcerias e Redes de Apoio na Inclusão Escolar
- 4.0.38 Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
- 4.0.39 Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- 4.0.40 Pensamento Científico
- 4.0.41 Práticas Educativas em Espaços Não Escolares
- 4.0.42 Projeto de Ensino
- 4.0.43 Psicologia Da Educação e da Aprendizagem
- 4.0.44 Sociedade Brasileira E Cidadania
- 4.0.45 Sociologia da Educação
- 4.0.46 Tecnologias Assistivas
- 4.0.47 Teorias Pedagógicas Aplicadas em Educação Especial e Inclusiva
- 4.0.48 Transtorno do Espectro Autista
- 4.0.49 Transtornos do Neurodesenvolvimento
- 5 Qual a área de atuação para quem se forma em Educação Especial?
- 5.0.1 Pesquisas sobre inclusão, tanto na esfera pública, privada e organizações sem fins lucrativos;
- 5.0.2 Professores e educadores especiais dentro de instituições de educação (maternal/jardim de infância, séries iniciais, fundamental, médio e superior);
- 5.0.3 Consultorias para empresa e instituições (saúde, social, educação, etc);
- 5.0.4 Acompanhamento individuais (home care, clínicas especializadas, entre outras).
A Educação Especial dentro do Plano Nacional de Educação (PNE)
Antes de mais nada, o PNE abrange todo o território brasileiro, e tem como objetivo estabelecer diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento nacional, estadual e municipal da educação.
Basicamente, ele se resume a 20 metas, e especificamente a meta de nº 4 tem como foco a área da educação especial. Atualmente, no texto Plano Nacional de Educação, temos o seguinte direcionamento:
“Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.”
O que é o curso de Educação Especial?
Em suma, ao trazermos o post que trata sobre o que é o curso de Educação Especial, você já comprovou que ele é de extrema importância para a nossa sociedade, tanto na questão de inclusão, metodologias de ensino, suporte social e educação, quanto para a valorização de todos os indivíduos. Sem distinção.
Porém, visando à implementação correta em acordo com o PNE, e em busca de aprimorar o sistema de educação para pessoas especiais, diversas Instituições de Ensino oferecem o curso de Educação Especial com foco na formação de professores – o que conhecemos como licenciatura.
Como é o curso de Educação Especial?
Basicamente, em universidades como a Anhanguera e a Pitágoras, o curso de Licenciatura em Educação Especial tem duração de 8 semestres (4 anos), podendo ser oferecido na modalidade presencial, semipresencial e até 100% online. Esta última permite grande acesso para pessoas que estão distantes dos centros de ensino, além de fornecer maior autonomia e dinâmica para a formação destes profissionais.
Em síntese, o curso de Educação Especial prepara o licenciado para aplicar pedagogias e metodologias de ensino que garantam a escolarização do público-alvo. Ele é formado por alunos com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades e superdotação.
Logo, nestes 8 semestres, o universitário que ingressa na graduação tem a possibilidade de adquirir e aprimorar habilidades específicas voltadas à instrução desses alunos.
Além disso, os conhecimentos teóricos e o embasamento técnico do curso de Educação Especial agregam ao aluno determinadas habilidades. Elas são usadas para a implementação de práticas e de ações inclusivas no ambiente escolar. Assim, acabam potencializando o desenvolvimento e o aprendizado desses indivíduos.
A abordagem profissional é direcionada a um público-alvo específico. Entretanto, ela também contribui para o aprendizado e a conscientização de toda comunidade escolar. O destaque vai para o tripé formado por pais, profissionais de educação e a comunidade. Afinal, a interação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano.
Grade curricular do curso de Educação Especial
Primeiramente, o curso de Educação Especial foca na formação de professores para sua futura contribuição e trabalho junto a empresas privadas, instituições públicas e outros diversos tipos de organizações.
Logo, ao longo dos quatro anos de graduação, o licenciado terá pela frente uma série de conteúdos teóricos e uma boa quantidade de horas dedicadas às atividades práticas.
Consequentemente, o professor sem prática acaba ficando carente de uma didática de ensino. Este fator é ainda mais fundamental quando o assunto são alunos especiais.
Portanto, se você tem curiosidade sobre o curso, vamos dar uma olhada na grade curricular?
- Adolescência e Juventude No Século XXI
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Aee I: Educação Infantil e Ensino Fundamental
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Aee Ii: Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
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Alfabetização na Perspectiva da Educação Inclusiva
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Arte e Música na Educação Inclusiva
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Atividade Complementar
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Comunicação Suplementar Alternativa
-
Corporeidade, Deficiência e Sexualidade
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Currículo e Inovações
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Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação
-
Deficiências Físicas e Múltiplas
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Deficiências Sensoriais
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Didática
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Ed – Ciência, Tecnologia E Sociedade
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Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso: Licenciaturas
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Ed – Cultura Digital
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Ed – Desing Thinking
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Ed – Empreendedorismo
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Ed – Projeto de Vida
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Ed: Mindset Ágil
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Ed: Práticas de Estudo – Competências Socioemocionais
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Educação a Distância
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Educação de Jovens e Adultos
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Educação e Diversidade
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Educação Inclusiva
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Estágio Curricular Obrigatório I
-
Estágio Curricular Obrigatório II
-
Estágio Curricular Obrigatório III
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Estratégias Pedagógicas: Diagnóstico, Planejamento e Avaliação Escolar
-
Estratégias Pedagógicas: Projetos e Ensino Colaborativo
-
Família e Sociedade
-
Filosofia da Educação
-
Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
-
História da Educação
-
Inovação Educacional
-
Libras – Língua Brasileira de Sinais
-
Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
-
Mundo do Trabalho, Parcerias e Redes de Apoio na Inclusão Escolar
-
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
-
Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-
Pensamento Científico
-
Práticas Educativas em Espaços Não Escolares
-
Projeto de Ensino
-
Psicologia Da Educação e da Aprendizagem
-
Sociedade Brasileira E Cidadania
-
Sociologia da Educação
-
Tecnologias Assistivas
-
Teorias Pedagógicas Aplicadas em Educação Especial e Inclusiva
-
Transtorno do Espectro Autista
-
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Qual a área de atuação para quem se forma em Educação Especial?
O Brasil precisa de profissionais que promovam a inclusão de pessoas, sejam jovens, adultos, pessoas superdotadas ou com algum tipo de deficiência e transtorno.
Anualmente, a necessidade por profissionais de Educação fica está mais evidente, o que ficou ainda mais latente com a inovação e tecnologias de inclusão.
Logo, as áreas de atuação deste licenciado se tornaram ainda maiores. Confira algumas delas de forma geral:
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Pesquisas sobre inclusão, tanto na esfera pública, privada e organizações sem fins lucrativos;
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Professores e educadores especiais dentro de instituições de educação (maternal/jardim de infância, séries iniciais, fundamental, médio e superior);
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-
Acompanhamento individuais (home care, clínicas especializadas, entre outras).
Definitivamente o curso de Educação Especial está em grande evolução. Sobretudo com as novas tecnologias e surgimento de novos conceitos ligados à parte pedagógica.
Se um dia você tiver interesse pela área, procure saber mais detalhes sobre a licenciatura, e como ela pode ser cursada do local em que você vive.
Além disso, dê uma olhada nas diversas publicações da Voomp sobre o tema. Você vai curtir!