Está cursando Ciências Aeronáuticas, mas não sabe como arrumar um estágio? Ainda não começou o curso, mas quer se adiantar para não ter problemas depois?
Este artigo é para você!
A primeira e mais importante informação é: arrumar estágio é uma tarefa complicada! Mas, a boa notícia é que, com essas dicas, você terá mais chances no início da sua carreira. Vamos lá?
O que você verá neste artigo:
Comece cedo a procurar estágio
Acabou de entrar na faculdade? Está nos primeiro semestres?
Então já cadastre seu currículo em todas as plataformas de recrutamento e empresas aéreas. Procure informações de profissionais atuantes e suas empresas.
Começar a procurar o estágio a partir do ingresso na faculdade fará você ter experiência com entrevistas. Além disso, também o ajudará a analisar melhor o mercado de trabalho.
Faça um currículo caprichado!
Se você não encantar os recrutadores, dificilmente arrumará um estágio!
Tenha em mente que os recrutadores não possuem a obrigação de conhecê-lo e, muito menos, tempo hábil para ler currículos confusos.
Desse modo, você precisa fazer um currículo dedicado para aviação. Confira algumas dicas:
- Utilize um e-mail com seu nome de verdade, isto é, sem apelidos ou abreviações;
- O título deve ser o seu nome completo, em seguida sua idade e seu perfil do Linkedin;
- Coloque o número do seu código ANAC e documentos pessoais;
- Se você já tiver as habilitações da ANAC para sua área, referencie também;
- Tenha uma boa foto profissional sua;
- Coloque sua experiência profissional relacionada à vaga;
- Se você ainda não tiver experiência, foque nas suas práticas da faculdade;
- Faça trabalhos voluntários e cite-os;
- Cite apenas as formações aeronáuticas que você possui;
- Não esqueça das especializações ou cursos da ANAC;
- Coloque seus cursos de idiomas;
- Seja objetivo;
- Pesquise a empresa para qual está enviando currículo.
Tenha contatos
Há quem diga que a vida é feita de dinheiro e contatos, e a verdade é que essa frase faz sentido!
Os contatos que você faz na aviação são primordiais para aprimorar seus conhecimentos e ampliar suas oportunidades.
Mas, como consigo contatos?
Eventos e especializações
Procure estar antenado às novidades da aviação. Para isso, existem várias oportunidades em situações como:
- Eventos de aviação;
- Seminários;
- Apresentação de trabalhos acadêmicos;
- Contato com professores da sua e de outras instituições.
Tenha um perfil no Linkedin
O Linkedin é o melhor lugar para fazer contatos profissionais pela internet!
Cadastre suas informações profissionais na rede social de maneira muito caprichada e procure chamar muita atenção para suas habilidades e certificações na aviação.
Busque por grupos de aviação. Nesses, você encontrará profissionais de todos os tipos, por exemplo:
- Engenheiros Aeronáuticos;
- Pilotos e Copilotos;
- Comissários de Bordo;
- Despachantes de Voo;
- Gerentes de Linhas Aéreas;
- Militares de Aeronáutica;
- Operadores de Voo;
- Mecânicos de Aeronaves.
Todos os contatos são bem vindos e uma boa relação com eles, somado a um currículo bem feito, aumentam muito sua chance de ser indicado à uma vaga.
Faça conexões com profissionais de aviação, especialmente os que trabalham em empresas do seu interesse. Porém, tenha bom senso de saber que essas pessoas não o conhecem, portanto, não peça informações de estágio logo de início.
Antes disso, publique seus certificados e sua busca por uma primeira oportunidade. O Linkedin fornece ferramentas muito interessantes para esse fim, como, por exemplo, a tag #opentowork, uma hashtag que destaca sua foto de perfil à procura de oportunidade. Também existe a função “vagas”, ou seja, você também pode buscar por vagas de estágio por lá.
Busque por empresas aéreas
Procure por empresas aéreas e cadastre seu currículo nas plataformas. Desse modo, aumentam as suas chances de contratação.
Abaixo, segue a lista de algumas famosas empresas aéreas:
- Latam Airlines;
- Azul Linhas Aéreas;
- Gol Linhas Aéreas;
- Itapemirim Transportes Aéreos;
- MAP Transportes Aéreos;
- Passaredo Transportes Aéreos;
- TAM aviação executiva;
- Total Linhas Aéreas;
Não existem apenas empresas aéreas nacionais. Há, também, as internacionais que atuam no Brasil. Portanto, a sugestão é entrar no site de todas essas empresas e verificar qual é o método de seleção de cada uma. Além das companhias aéreas, é interessante buscar os sites dos aeroportos, não necessariamente para encontrar vagas de emprego, mas, para buscar contatos de empresas aéreas.
ANAC
Certamente, a forma mais “fácil’ de conseguir um estágio em Ciências Aeronáuticas é através da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A mesma possui um número considerável de estagiários de Ciências Aeronáuticas em seu quadro e é provável que abram-se programas de estágio anualmente. Esteja sempre atento ao site da ANAC, bem como faça pesquisas regulares para conferir os editais e cronogramas.
Embraer
O Brasil tem a terceira maior fabricante de aviões do mundo, a Embraer. Não é tão fácil entrar na Embraer, mas, essa é uma empresa que regularmente abre oportunidades de estágio para várias áreas.
Confira os programas de estágio da Embraer clicando aqui.
Outras empresas prestam serviços para Embraer e também recrutam jovens talentos para estágios, principalmente estágios supervisionados. Uma dica é entrar no site da Embraer e fazer um levantamento de quais empresas prestam serviço e qual é a mais adequada para o setor das Ciências Aeronáuticas que você escolheu.
Busque informações em sua faculdade
A maioria das instituições que oferecem o curso de Ciências Aeronáuticas possuem parcerias com empresas, tanto para oferta de serviços de capacitação quanto para estágios. Normalmente, essas informações podem ser colhidas com o coordenador do curso ou com a diretoria acadêmica.
Sempre tenha bons contatos com seus professores e lembre-se de que eles geralmente são docentes com experiência na aviação e, portanto, podem oferecer dicas valiosas!
Procure em sites e empresas de recrutamento
Existem também as oportunidades provenientes de empresas de Recursos Humanos que publicam os programas de estágio regularmente.
Cadastre seu currículo em cada uma delas e sempre esteja atualizando sobre as oportunidades. Não deixe de enviar seus currículos, mesmo que você não preencha todos os requisitos da vaga. Isso porque muitas vagas de estágio podem ser abertas demandando outras qualificações que você possua.
Existem vários sites de vagas de emprego, muitos desses gratuitos. Por exemplo:
- Vagas.com;
- Indeed;
- Infojobs.
Outra ferramenta legal para quem procura estágio em Ciências Aeronáuticas é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que oferece exclusivamente vagas para discentes de graduação.
Pronto para procurar pelo seu estágio em Ciências Aeronáuticas? Gostou das dicas? Então confira também nosso artigo sobre como se decidir por um curso no exterior depois da graduação.