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Quais são as maiores tendências do marketing?

Conhecer as tendências do marketing ajuda todos os profissionais que atuam nesta área. Bem como, aqueles que buscam divulgar seus trabalhos na rede de uma forma que gere resultados.

Há alguns pontos que estão em destaque neste ano e que devem ser usados. Assim, você consegue atingir um público maior, gerando engajamento com seu conteúdo. Ou ainda, oferece um serviço de qualidade para os seus clientes.

As maiores tendências do marketing 2021

A seguir, conheça as 10 principais tendências do marketing em 2021 e como elas podem ser usadas. Desta forma, basta adaptá-las para a realidade de sua profissão ou atuação para ter o alcance desejado.

Quem deseja atuar na área de marketing deve estar sempre atento às tendências. Afinal, você precisa conhecer e entender o público para ter um serviço de qualidade.

1 – Valorização do ao vivo

Uma das principais tendências do marketing é a valorização do ao vivo. Portanto, aumentaram muito as lives, seja em plataformas próprias ou em redes sociais como o Instagram.

O público gosta quando tem um contato direto e ao vivo com a marca ou criador de conteúdo. Além disso, reforça o aspecto humano e a comunicação pessoal.

Há algumas dicas para ter uma boa live. Assim, são elas:

  • Organize uma pauta com os assuntos que irá abordar;
  • Verifique como está a conexão com a internet;
  • Prepare um ambiente com boa iluminação;
  • Veja o horário em que seu público está online;
  • Avise antecipadamente sobre a atividade, para que todos possam participar.

2 – Tendências do marketing 2021: conteúdo dos usuários

A maneira de produzir conteúdo também passou por mudanças recentemente. Agora, além das marcas criarem seus posts, é interessante evidenciar o que foi feito pelo usuário. Por exemplo, vídeos, fotos deles com seus produtos ou usando seus serviços.

Quando você compartilha um conteúdo feito espontaneamente sobre sua marca, reforça a sensação positiva que o cliente tem de você. Ou seja, mostra que realmente a sua oferta tem valor e que traz as soluções esperadas.

Vise os pequenos criadores

Também é importante dar foco aos pequenos criadores, afinal, eles conversam diretamente com seu público-alvo. Aliás, muitas vezes vale mais a pena do que um post de um grande influenciador, devido ao nicho trabalhado.

3 – Conteúdos interativos

Ainda na questão de conteúdo, outra das tendências do marketing é a interatividade. Ou seja, além de ver um post você também pode fazer uma ação. Então, alguns exemplos são:

  • Enquetes;
  • Votações;
  • Caixa de perguntas;
  • Indicações.

Enfim, é importe que ao criar pense em algo que o usuário também possa agir e não ser apenas reativo. Assim, aumenta o engajamento do público com sua marca ou conteúdo.

4 – Tendências do marketing 2021: Tik Tok e Reels

O TikTok e Reels são plataformas de vídeos curtos, sendo o segundo pertencente ao Instagram. Em geral, o conteúdo audiovisual apresenta:

  • Humor;
  • Danças;
  • Dicas;
  • Moda;
  • Indicações;
  • Atuação.

Esta é uma das tendências do marketing mais versáteis. Afinal, permite que o criador faça um modelo de conteúdo que combine mais com seu estilo. Ou ainda, pode ser voltado para um público específico.

Edição

Um ponto que chama atenção nestes vídeos curtos é a edição. Aliás, mesmo que simples e rápidos, eles possuem efeitos, trilha e boas transições. Então, dominar as ferramentas pode ser um grande diferencial na sua produção.

5 – Assistentes de voz

Os sistemas de assistentes de voz também ganharam destaque em 2021. Especialmente pela facilidade na operação dos aparelhos. Afinal, basta o usuário “conversar” com o celular que pesquisas são feitas, mensagens enviadas ou alarmes programados.

Ao criar conteúdo ou pensar nas estratégias de marketing lembre-se como se dá o consumo do usuário. Assim, pode definir ações que facilitem o uso deles e que gere os resultados esperados.

6 – Tendências do marketing 2021: buscas sem cliques

Em geral, as pessoas que buscam no Google, por exemplo, não estão mais clicando nos links. Ou seja, as respostas que aparecem na tela inicial ou em anúncios é o suficiente para que tenham o que desejam.

Ao pensar nas tendências do marketing você deve se atentar a isso. Afinal, não adianta criar um conteúdo muito completo se o usuário não vai acessar. Portanto, otimize o SEO para ter um bom ranqueamento e faça anúncios.

Além disso, use ferramentas como o Google Meu Negócio. Assim, os dados de sua empresa aparecem aos usuários sem que precisem acessar seu site. Mas, não esqueça que o importante é sempre chamar a atenção para que gere um clique.

7 – Comunicação humana

É impossível falar em tendências do marketing sem citar a comunicação mais humana. Isso quer dizer que os usuários querem manter um relacionamento com a marca, mas sem parecer algo robótico.

Humanizar sua marca e sua comunicação traz mais proximidade com os clientes. Aliás, um bom exemplo dessa estratégia é as redes sociais da Netflix, da qual, os conteúdos falam de forma pessoal e direta com os seguidores.

Mascotes

Para enfatizar ainda mais esse aspecto humano, muitas marcas estão adotando os mascotes ou assistentes virtuais. Ou seja, uma personificação digital que se comunique com os clientes. Isso traz mais empatia no relacionamento.

8 – Tendências do marketing 2021: slow content

Há alguns anos o importante era a quantidade de conteúdo produzido e não a qualidade. Mas, isso mudou e as tendências do marketing focam no slow content, o contrário do que se fazia.

Atualmente, não é preciso milhares de posts por dia. Apenas um bom conteúdo, com informação e qualidade já é o suficiente. Então, foque na qualidade e não na quantidade.

9 – Performance de conteúdo

Devido à produção desenfreada de conteúdo, um fator muito importante foi esquecido: a performance. Ou seja, a análise de eficiência do que foi entregue aos usuários. Contudo, essa preocupação e cuidado voltaram a ser tendência.

Não basta apenas criar um conteúdo e publicá-lo na internet. Você deve acompanhar seus resultados e performance. Assim, começa a entender em que seu público está de fato interessado. Além disso, auxilia na criação dos próximos materiais.

Há muitas métricas que podem ser analisadas, mas, entre elas destacamos:

  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Alcance;
  • Visitas ao site;
  • Tempo de permanência na página.

10 – Tendências do marketing 2021: agile marketing

O mercado muda do dia para a noite. E isso não diferiria com as tendências do marketing. Portanto, as metodologias ágeis estão sendo muito aplicadas, para estar sempre de olho no que é consumido.

Você deve estar pronto para sempre rever estratégias e planos. Afinal, os gostos dos clientes, as tendências e os conteúdos estão em constante inovação. Então, ter esse preparo é mais que essencial para atuar na área.

Fique de olho nas tendências do marketing 2021

Quem atua na área, ou deseja cursar e seguir esta profissão deve estar atento nas tendências do marketing. Aliás, isso é o grande diferencial de um bom profissional no mercado.

Acompanhe o que é tendência e quais os conteúdos que melhor performam. Assim, poderá aplicar as técnicas em seus clientes e obter resultados incríveis com os clientes.

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