Quanto tempo você passa nas redes sociais? Quantas contas comerciais você segue? Mesmo que você não siga muitas, deve ter notado quantas contas comerciais aparecem diariamente, ofertando seus produtos e serviços. Isso acontece justamente porque muitas pessoas passam horas conectadas ali, nas redes sociais. Mas para quem tem interesse em atuar neste mercado é necessário fazer faculdade de Marketing Digital?
Profissionais que entendem de marketing digital têm sido muito procurados. Eles têm estratégias para aumentar os acessos à conta e as vendas. Se você se interessa por essa carreira e quer saber como se formar, continue lendo.
O que você verá neste artigo:
É obrigatório fazer faculdade de Marketing Digital para atuar na área?
Como não existe nenhuma legislação que regulamenta essa profissão, também não existe obrigatoriedade de uma graduação para atuar na área. Este é um trabalho atualmente desempenhado por profissionais de diversas áreas. Geralmente são pessoas que buscam recolocação profissional ou mudanças na carreira.
Por outro lado, a profissão tem crescido muito e, junto a ela, as exigências e as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento. Para que o profissional se destaque no mercado de trabalho, em breve, será necessária uma graduação na área.
Dessa forma, mesmo não sendo necessário, é altamente recomendável que os interessados em marketing digital busquem uma graduação. A seguir, falaremos mais sobre essa profissão e as vantagens de cursar a graduação.
O que é Marketing Digital?
De antemão, o marketing digital consiste em ações e processos realizados por empresas para estabelecer ou melhorar a comunicação com seus clientes, ou com clientes em potencial. Essa comunicação pode ser, inclusive, para promover e vender produtos e serviços ao consumidor, ou para fortalecer determinada marca.
Sempre que você se deparar com alguma publicação de marcas ou empresas, seja de pequeno ou grande porte, provavelmente ali tem o dedo de um profissional de marketing digital. Tais publicações podem ocorrer em redes sociais, blogs, sites, qualquer meio digital.
Se considerarmos a quantidade de pessoas com acesso aos canais digitais diariamente, logo percebemos o quanto esse negócio tem potencial. As empresas já perceberam que sua presença digital, bem como sua imagem, é essencial para manter o crescimento. Por isso mesmo investem na contratação desses profissionais.
Por esse motivo, fazer uma graduação em marketing digital proporciona a vantagem que o profissional precisará para se destacar entre a concorrência. Principalmente porque uma graduação dá muito mais embasamento e ferramentas para o desempenho da função do que cursos livres.
Quais são as vantagens de fazer uma faculdade de Marketing Digital?
A seguir, apresentaremos algumas das vantagens que você pode obter, caso decida cursar uma graduação em marketing digital:
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para profissionais do marketing digital já é muito grande e continua crescendo. Isso se deve ao aumento das pessoas com acesso à internet. Dessa forma, os consumidores pressionam as empresas para disponibilizarem seus produtos e serviços online. Além disso, muitas empresas preocupam-se com sua imagem no mundo digital, investindo em redes sociais para fortalecimento das suas marcas. Todos esses serviços são feitos por profissionais do marketing digital.
No entanto, atualmente, muitas pessoas que oferecem o serviço não possuem as ferramentas e os conhecimentos necessários para fornecer um trabalho de qualidade e bons resultados. Neste sentido, possuir uma certificação por uma instituição conceituada é um grande diferencial.
Novidades em tempo real
Antes de mais nada, o trabalho com marketing digital é muito fluido, o que significa que seus conceitos podem mudar da noite para o dia. Por isso, o profissional deve ser flexível e preparado para abraçar as mudanças e adaptar-se às novas realidades.
Assim, o curso Superior Tecnológico em Marketing Digital prepara o futuro profissional para realizar análises e projeções apuradas sempre que for necessário.
Bons salários
Hoje, a oferta de vagas para profissionais do marketing digital é maior que a procura. Ou seja, para suprir a necessidade, as empresas estão oferecendo ótimos salários. Ao entrar no mercado de trabalho com uma certificação superior, o profissional mostrará que tem formação acima da média dos candidatos.
Em tempo, no Brasil a média salarial de um iniciante em Marketing Digital é R$ 3.013,00. Já um gerente, que exige mais experiência e qualificação, recebe, em média, R$ 11.000,00.
Conhecimento prático e aplicável
Diferente de um curso livre, quando o aluno faz um curso Superior em Marketing Digital, ele adquire habilidades que o preparam mais para o mercado de trabalho. São as chamadas soft skills, como espírito de equipe, aderência a números, proatividade, senso de responsabilidade e outras. Além disso, ele é preparado para o aperfeiçoamento constante através da própria prática do trabalho.
Professores atuantes na área
Sendo uma área em constante mudança, é essencial que os professores sejam profissionais atuantes na área. Assim, para além do conhecimento teórico, os professores possuem experiência prática. E ainda podem fazer indicações para estágios e vagas de emprego, caso o aluno apresente talento e esforço individual.
Networking profissional
Com certeza, a grande vantagem de estudar em um curso superior é a possibilidade conhecer outros profissionais da mesma área, formando o networking profissional. Mesmo que as aulas sejam à distância, existe interação entre os alunos, potencializando a troca de ideias e experiências.
Como funciona a faculdade de Marketing Digital à distância?
Desde já, o curso superior em marketing digital tem duração de dois anos e é totalmente à distância. O diploma emitido é de Tecnologia em Marketing Digital, com mais de 1600 horas de aula e trabalhos.
Sendo um curso 100% online, as aulas são gravadas e transmitidas por meio de um ambiente digital. O aluno pode acessar as aulas a qualquer momento e em qualquer lugar com acesso à internet, inclusive através de um smartphone.
É também este ambiente virtual que o aluno entrega os trabalhos e tem acesso aos tutores para tirar dúvidas. Há ainda a possibilidade de interagir com os outros alunos. Assim, além de criar o seu próprio networking, os estudantes não ficam tão solitários.
A seguir, algumas das matérias estudadas neste curso:
- Comportamento do Consumidor;
- Planejamento Estratégico;
- Gestão de Pessoas;
- Tendências do Marketing Digital;
- Marketing de Produtos e Serviços;
- Comunicação de Marketing em Meios Digitais.
Ainda mais, os trabalhos do Superior Tecnológico em Marketing Digital EAD são individuais. Para fazer as provas, o aluno precisa comparecer a um polo de apoio.
Este curso está disponível em várias instituições de ensino superior de qualidade como a Anhanguera e a Unopar. Caso tenha interesse, consulte o site da universidade para verificar valores e prazos para inscrição.
Continue lendo e descubra agora mesmo O que fazer após se formar em Marketing Digital.